sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Viatura Táctica UMM Alter I/Alter II

Quantidade: 245 (Cournill).
Utilizador: Exército Português; Guarda Nacional Republicana; Força Aérea Portuguesa.
Comissões: Angola (xxxx-xxx); Bósnia (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1980 (Alter I); 1989 (Alter II).
Ano de abate: 2019.

DADOS TÉCNICOS
Construtor: UMM - União Metalo-Mecânica, Lda/Portugal.
Tripulação: 1+6 (condutor mais seis elementos).
Motor: 1x Peugeot XD3P, a gasóleo, com 75 cv de potência às 4.500 rpm (Alter I/II).
Dimensõescomprimento 4,13 metros; largura 1,69 metros; altura 1,95 metros; distância ao solo 0,23 metros (Alter I/II).
Blindagem: n/a.
Pesovazio 1.610 kg; bruto 2.720 kg (Alter I/II).
Desempenho: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 90 %; inclinação lateral máxima 22 %.
Autonomia: 600 km com depósito de combustível de 60 litros (Alter I/II).
Armamento: ver texto.
Capacidade de carga: 1.110 kg em estrada; 750 kg em todo o terreno.
Outros equipamentos: n/a.

DESENVOLVIMENTO
A viatura U.M.M. Cournil/Alter, foi fabricada na década de setenta, em Mem Martins. O Exército, foi das primeiras instituições a adjudicar 245 (versão Cournil) destas viaturas, depois de dois anos de testes no Campo Militar de Santa Margarida. 
Na década de oitenta, a UMM apresenta um novo modelo, o "Alter", mais comprido, e mais alto, ganhando linhas simples e rectilíneas, que o distinguem do anterior "Cournil", surgindo mais tarde novas versões do "Alter" com significativas melhorias na suspensão, uma nova caixa de transferência e de velocidade, direcção assistida, entre outros progressos. 
A viatura U.M.M. Cournil/Alter demonstrou ser muito versátil, tendo sido adaptado a várias versões tácticas e de apoio logístico, nomeadamente porta-canhão, transporte e lançamento de misseis antiaéreos e anticarro, transportes gerais, ambulância, combate a incêndios e pronto socorro, por forma a integrarem as inúmeras missões ao serviço do Exército em Território Nacional e nos diversos países em que Portugal participou nas operações de apoio à paz. 
Podia ser lançado com alguma facilidade de paraquedas pelo C-130.

PERCURSO EM PORTUGAL
 
EXÉRCITO PORTUGUÊS
 
Esta viatura prestou serviço em quase todas as unidades do exército português. O Museu Militar de Elvas, possui um exemplar UMM Alter II (MME50027) no seu acervo. 
 
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
 
 
 FORÇA AÉREA PORTUGUESA

Os paraquedistas também receberam os UMM “Alter II”. Alguns foram equipados com armamento (Browning 12,7mm, LGA Mk. 19, metralhadoras MG 42/54, míssil anticarro MILAN, reboque de transporte de morteiro 81 mm) sendo outros adaptados para auto-macas ou ambulâncias e um ou outro dotado de capota metálica para utilização administrativa.

MATRICULAS
MX-35-83 (Alter I) - o/c 1979 - wfu 2006 - para Museu Militar de Elvas.
MX-47-62 (Alter)  - o/c 1980 - wfu 2006 - para sucata.
MX-47-77 (Alter)  - o/c 1980 - wfu 2006 - para sucata.
MX-48-14 (Alter)  - o/c 1980 - wfu 2006 - para sucata.
MX-48-80 (Alter)  - o/c 1980 - wfu 2006 - para sucata.
MX-51-49 (Alter II)  - o/c 1980 - wfu 2006 - para Museu Militar de Elvas.
MX-51-50 (Alter)  - o/c 1980 - wfu 2006 para RL2.
 
VERSÕES
Auto TG 0,5 ton. TP7 UMM Alter I D 4x4 mF/1988;
Auto TG 0,75 ton. TP7 UMM Alter II D 4x4 mA/1989;
Auto Maca 2M UMM Alter D 4x4 mF/1986;

MODELISMO
https://www.facebook.com/165257316835332/posts/3740066976020997/*

FONTE
Fichas do Exército.
Jornal do Exército.
www.operacional.pt

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