domingo, 8 de outubro de 2023

Viatura Táctica 4x4 Unimog 404

Quantidade: xxxxx (xxxxxxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx); Guiné (xxxx-xxxx); Moçambique (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1958.
Data de abate: em serviço.


DADOS TÉCNICOS
Construtor: Mercedes-Benz/Alemanha.
Tripulação: 1 + 1 (Auto Maca); 1 + 12 (Auto TG).
Motor: 1x Mercedes-Benz M181, a gasolina, com 90 hp de potência às 4.650 rotações.
Dimensões: comprimento 5,00 metros; largura 2,14 metros; altura (TG/AM) 2,24/2,74 metros; distância ao solo 0,41 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 3.150 kg; bruto 4.750 kg.
Possibilidades: velocidade máxima 80 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,80 metros; vala máxima 0,50 metros; rampa máxima 80 %; inclinação lateral máxima xx %.
Autonomia: 720 km com capacidade de depósito de 120 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga (estrada/TT): 1.600/1.600 kg. 
Outros equipamentos: n/a.

DESENVOLVIMENTO
A  UNIMOG (Universal Motor Gerat), projecto da Daimler-Benz, tem origem alemã e surge como veiculo agricola depois da Segunda Guerra Mundial, com um protótipo a gasolina em 1946.
As primeiras viaturas Unimog 411, foram apresentadas ao público em 1948, mas a sua produção só teve inicio em 1951, altura em que os aliados autorizam a sua comercialização para o estrangeiro, com a produção a ser efectuada na fábrica da Daimler-Benz, na cidade de Gaggenau.
Apesar de ser uma viatura de transporte de carga, as versões utilizadas pelo Exército Português possuem a possibilidade de acoplar bancos rebatíveis na caixa de carga possibilitando o transporte ocasional de pessoal. As primeiras versões do UNIMOG utilizados pelo Exército Português foram empregues durante a Guerra Colonial onde eram utilizadas quer no transporte de materiais, quer no transporte de tropas.​
Depois de algumas modificações, a viatura U1300L, foi escolhida para responder a um pedido do exército da Alemanha Ocidental de 17.000 camiões militares a serem entregues entre 1978 e 1989. Uma viatura versátil usada como ambulância, transporte de munições e na montagem de pontes. Muitas estão equipadas com guinchos e o chassis tem sido usado como base de uma viatura blindada de transporte de pessoal (UR416). 
 
PERCURSO EM PORTUGAL
(em construção).
  
MATRICULAS
MG-19-68 (TG) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Associação Portuguesa de Veiculos Militares.
MX-78-83 (TG) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MX-41-59 (AM) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-41-68 (AM) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
 
VERSÕES
Auto Maca 2M UNIMOG 24V 4x4 MF/1958/1979 404.114 RFA (Ficha do Exército).
Auto TG 1,5 ton. TP13 UNIMOG S 4x4 MA/1969 404.113 (Ficha do Exército).
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco. Consoante as unidades a que estavam atribuídas, tinham designações pintadas a cor branca nas portas.
No caso das viaturas que se encontravam atribuídas a unidades em Portugal, estas designações eram constituídas pelas letras "Exerc. Port.", seguidas das letras que designavam a região militar a que a unidade pertencia e depois as letras com as iniciais da unidade.
 
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=unimog+404*
 
FONTE
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Fevereiro 1996. (U404 AMB) 
https://patrimonioweb.exercito.pt/ficha.aspx?t=o&id=6970.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Auto Maca 2M Nissan D 4x2 Mf/1992 Trade 2.8

Quantidade: xx (xxxxx). Utilizador: Exercito Português. Comissões: n/a . Ent rada ao serviço: 1992. Data de abate: 2022.   DADOS TÉCN...