Quantidade: xxx (xxxxx).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1981.
Ano de abate: 2001.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Citroen/França.
Tripulação: 3+1 (condutor mais três elementos).
Motor: 1x Citroen 425/679, a gasóleo, com 75 cv de potência às 4.800 rpm.
Dimensões: comprimento 4,92 metros; largura 1,73 metros; altura 1,37 metros; distância ao solo 0,15 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 1.400 kg; bruto 1.885 kg.
Desempenho:
velocidade (máxima/cruzeiro/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx
metros; vau máximo 1,41 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral máxima xx %.
Autonomia: 910 km com depósito de 68 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: 485 kg em estrada.
Outros equipamentos: ventilação; aquecimento.
DESENVOLVIMENTO
O Citroën CX foi um automóvel fabricado pela Citroën entre 1974 e 1991. Substituiu o famoso Citroën DS e foi sucedido pelo Citroën XM.
Eleito o carro do ano em Europa em 1975, o Citroën CX foi o último modelo produzido pela Citroën antes de entrar para o Grupo PSA.
Este automóvel que tinha um interior extremamente ergonômico, é dos primeiros modelos de passageiros da marca a receber um motor a diesel. Em 1985, foi o primeiro carro francês a ser equipado com dispositivo de frenagem ABS.
Em 1975 apareceu a versão CX Break (Station Wagon), e em 1977 e 1978 apareceram as versões CX 2400 GTi (a esportiva, com injeção eletrônica, considerada na época como a mais rápida dos carros franceses) e CX Prestige alongada em 28 cm.
A Citroën totalizou em toda a vida deste modelo topo de gama mais de 1,2 milhões de unidades produzidas.
PERCURSO EM PORTUGAL
(em construção).
MATRICULAS
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