domingo, 11 de dezembro de 2022

Land Rover (Série I/II/III)

Quantidade: xx (xxxxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx); Guiné (xxxx-xxxx); Moçambique (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1977.
Data de abate: 1997.

DADOS TÉCNICOS (88 SÉRIE III)
Construtor: Land Rover/Reino Unido.
Tripulação: 2 + 4 (condutor e 5 elementos).
Motor: 1x Rover, gasóleo, com 67 hp de potência às 4.000 rotações.
Dimensões: comprimento 3,62 metros; largura 1,68 metros; altura 1,97 metros; distância ao solo 0,17 metros
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 1.405 kg; bruto 2.160 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima 0,50 metros; rampa máxima 70 %; inclinação lateral máxima xx %.
Autonomia: 450 km com capacidade de depósito de 45 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: estrada/TT 755/650 kg; reboque (estrada/TT) xxx/xxx kg.
Outros equipamentos: 1x guincho com esforço máximo de 1.352 kg.
 
DESENVOLVIMENTO
Desde que a produção se iniciou, em 1948, o Land Rover tornou-se uma das viaturas ligeiras mais famosas em serviço. Mais de um milhão tinham sido produzidos até 1976. Projectado pela Rover para agradar aos mercados internos e de exportação, a viatura teve de inicio, os agricultores e industriais como clientes-alvo. Constantes melhorias no projecto mostraram o potencial da viatura e, em 1956, o Exército Britânico seleccionou-a para ser a viatura militar de base na sua classe. Infinitamente adaptável, de ambulância a tractor de artilharia e viatura de reconhecimento, o Land Rover entrou em acção por todo o mundo com este e inumeros outros exércitos. A transmissão é manual, com quatro velocidades para a frente e uma para trás.
 
PERCURSO EM PORTUGAL
Estas viaturas, pelas suas características, tais como capacidade para rádio, mesa para mapas nas costas dos bancos e capacidade de tracção todo-o-terreno, foram atribuidas ao comando de algumas unidades, nomeadamente ao Regimento de Comandos, Escola Practica de Infantaria.
 
MATRICULAS
ME-53-72 (I) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-67-76 (III) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MX-77-25 (II) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use

ESQUEMA DE PINTURA
O casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco.

OUTRAS VERSÕES
Auto TG 0,25 ton. Land Rover Serie I 4x4 m/1949.
Auto TG 0,75 ton. Land Rover Serie I 4x4 m/1954.
Auto TP7 Land Rover Serie II 4x4 m/1959.
Auto TG 0,25 ton. Land Rover Serie II 4x4 m/1959.
Auto TG 0,75 ton. Land Rover Serie II 4x4 m/1959.
Auto TG 0,25 ton. 6 Land Rover D 4x4 mA/1977 (88 SÉRIE III).
Auto TG 0,75 ton. Land Rover Serie III 4x4 m/1977.
 
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION[]=All&q=land+rover*&fkTYPEGROUP[]=%22Land%20Rover%20Series%22
 
FONTES
FREITAS/VENTURA/MELO - Jornal do Exército - Secção Modelismo - 1982.
FREITAS/BELO - Jornal do Exército - Secção Modelismo - 1984.
Ficha de Material do Exército Português - 88 Série III.
 
Serie II

 
Serie III

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