terça-feira, 15 de novembro de 2022

Auto TP3 Humber FWD 4x4 m/1943

Quantidade: xx (xxxxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1943.
Data de abate: 1960.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Morris/Reino Unido.
Guarnição: 6 (condutor e 5 elemento).
Motor: 1x Humber 1-LWF, gasolina, com 85 hp de potência às 3.400 rotações.
Dimensões: comprimento 4,29 metros; largura 1,88 metros; altura 1,96 metros; distância ao solo 0,24 metros
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 2.413 kg; bruto x.xxx kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) 75/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,60 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 50 %; inclinação lateral máxima 40 %.
Autonomia: 500 km com capacidade de depósito de 73 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: n/a.
Outros equipamentos: n/a.
 
DESENVOLVIMENTO
O Humber Heavy Utility Car era o carro base para ligação e comando do Exército Britânico durante a Segunda Guerra Mundial (o exército era a unica força totalmente motorizada quando a guerra começou em Setembro de 1939). Era também o unico carro utilitário de construção britânica, de tracção às quatro rodas. A produção começou em Maio de 1941 e continuou até 1945. Bastante usada, a viatura manteve-se em serviço até finais dos anos 50 - testemunho da sua qualidade. Na sua carroçaria fixa, em aço, transportava seis homens e uma mesa dobradiça para mapas. No deserto a cabina fixa foi, muitas vezes, substituida por uma cobertura de tela. O conceito do Humber não era espetacular, mas, mais importante, fez o que era esperado nos diferentes teatros. Tinha quatro velocidades e uma de marcha atrás.
 
PERCURSO EM PORTUGAL
Estas viaturas, pelas suas características, tais como capacidade para rádio, mesa para mapas nas costas dos bancos e capacidade de tracção todo-o-terreno, foram atribuidas ao comando de algumas unidades, entre as quais o Regimento de Cavalaria 7 em Lisboa.
 
MATRICULAS
MG-187- o/c 1943 - wfu 1974 - para sucata.
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use

ESQUEMA DE PINTURA
O casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco. A matricula antiga, utilizada nos anos quarenta e que, mais tarde, foi alterada, pintada a branco, no guarda-lamas direito, da frente.

OUTRAS VERSÕES
n/a

MODELISMO
https://www.scalemates.com/topics/topic.php?id=32900

FONTES
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Maio/Junho 1998.
TREWHITT, Philip - Carros de Combate Blindados - Editorial Estampa - 2005.
 

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