quarta-feira, 31 de março de 2021

LARC 5

Quantidade: 15 (quinze).
Utilizador: Armada Portuguesa.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1983.
Ano de abate: activo.
 
 
 
 
DADOS TÉCNICOS
Construtor: US Springfield Armory/Estados Unidos da América.
Tripulação: 4 (condutor proeiro + 2 elementos).
Motor: 1x Cummins V-903 V8, a gasóleo, com 305 cv de potência às x.xxx rotações.
Dimensões: comprimento 10,67 metros; largura 3,15 metros; altura 3,03 metros; distância ao solo x,xx metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 12.500 kg; bruto 14.038 kg.
Desempenho: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 48/16/5 km/h; obstáculo vertical 0,50 metros; vau máximo anfíbio; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 60 %; inclinação lateral máxima 25 %.
Autonomia (terra/mar): 400/60 km com depósito de combustível de 547 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: 20 militares totalmente equipados ou até 4,5 toneladas.
Outros equipamentos: n/a.
Histórico: entrou ao serviço do Exército Americano em 1963. Usado por Argentina, Austrália, Alemanha, Estados Unidos da América, Islândia, Filipinas, Portugal e Singapura.

DESENVOLVIMENTO
O LARC 5 (Lighter Amphibious Resupply Cargo 5 ton.), é um veículo de carga anfíbio com casco de alumínio capaz de transportar 5 toneladas. Foi desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 1950 e é usado numa variedade de funções auxiliares até hoje.
Além dos Estados Unidos, estas viaturas foram usadas ​​por forças militares da Austrália, Argentina, Portugal, Filipinas, Singapura e Islândia. Foram produzidos cerca de 968. Cerca de 500 foram destruídos, a maioria por afundamento durante a retirada americana do Vietname. Ao serviço das Forças Armadas dos Estados Unidos restaram duzentas viaturas. Depois de serem retirados de serviço, Cem destes foram vendidos a privados sendo usados para viagem de turismo.

PERCURSO EM PORTUGAL
Em Fevereiro de 1983, o Corpo de Fuzileiros recebeu quinze viaturas anfíbias LARC-5 oriundas da Marinha Federal Alemã, como contrapartida da cedência da Base Aérea de Beja e autorização para a construção do Ponto de Apoio Naval de Tróia (PANTROIA) à Alemanha Ocidental.
Cinco viaturas foram colocadas no activo e as restantes 10 posicionadas nas Instalações Navais de Tróia, sendo submetidas a rotinas de manutenção periódicas por uma equipa de manutenção que se deslocava para o efeito.
Constituíram o Grupo de Lanchas Anfíbias, sendo atribuídas à UAMA - Unidade de Apoio de Meios Aquáticos, actualmente UMD - Unidade de Meios de Desembarque, sediada na Escola de Fuzileiros.
Participaram em diversos exercícios exclusivos do Corpo de Fuzileiros: FTX, TRÓIA, TREINO A, TREINO B, COSTA ABERTA, sectoriais da Armada: PHIBEX, SWORDFISH e INSTREX e apoio à Direcção Geral de Administração Marítima e o Serviço Nacional de Protecção Civil.
Em Outubro de 2002, uma secção do Grupo de Lanchas Anfíbias participou nos testes à capacidade anfíbia das viaturas em concurso para renovação da frota de blindados de rodas APC/IFV.
Em 2009, participaram no exercício sectorial da Marinha “CONTEX/PHIBEX”, interagindo com o LPD “Foudre” da Marinha de Guerra Francesa e acompanhou os testes à capacidade anfíbia do blindado PANDUR II.
 
MATRICULAS
408 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
414 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
428 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
435 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu 2005 para Museu do Combatente (exposto);
446 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
457 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
458 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
483 - c/n -prev. s/n - o/c 1983 - wfu;
 
ESQUEMA DE PINTURA 
O casco em alumínio natural, sendo o convés pintado a verde. As marcações são todas pintadas de preto, que inclui: número nas laterais e do lado esquerdo na popa; símbolo do Corpo dos Fuzileiros, de ambos os lados, na frente do casco e atrás na popa, do lado direito.

MODELISMO 
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=larc+5*

FONTE
Blog Barco à vista - https://barcoavista.blogspot.com/2010/12/grupo-de-lanchas-anfibias-larc-5.html.
 
 

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