Quantidade: 38 (trinta e oito).
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1974.
Data de abate: 2005.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Shorland/Reino Unido.
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1974.
Data de abate: 2005.

Construtor: Shorland/Reino Unido.
Guarnição: 3 elementos (chefe de carro, condutor e atirador/apontador).
Motor: 1x Rover de 6 cilindros, a gasolina, com 91 hp de potência às 4.100 rpm.
Dimensões: comprimento 4,60 metros; largura 1,78 metros; altura 2,29 metros; distância ao solo x,xx metros.
Blindagem: chapa blindada especial à prova de bala calibre de 7,62 mm até 47 metros, apontado em ângulo recto; o fundo é constituido por pacas de fibra, resistentes à deflagração de minas antipessoal.
Peso: vazio x.xxx kg; bruto 3.350 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 80/60/48 km/h; obstáculo vertical 0,79 metros; vau máximo x,xx metros;
vala máxima x,xx metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 500 km com capacidade de depósito de 64 litros.
Armamento:
(A) comum a todas as viaturas (em cada uma):
1x metralhadora FN MAG de 7,62 mm com 500 munições (2 cunhetes de 250 munições cada); 2x4 lança-granadas de fumo de 66 mm (tipo 80) com 10 granadas antimotim de fumo e 20 granadas antimotim lacrimógeneas; 1x pistola-metralhadora Sterling de 9 mm com 75 munições (3 carregadores a 25 munições cada) e seis granadas de mão (3x ofensivas e 3 fumo vermelho); 3x pistolas FN Bronwning 9 mm com 30 munições (3 carregadores a 10 munições cada).
(B) da viatura do comandante de Pelotão:
1x espingarda antimotim Shermuly 38 mm; 30x munições com bala de borracha M/MK1; 20x munições de gás M/L3A1.
(C) das restantes viaturas:
1x espingarda caçadeira semi-automática Whinchester 12 mm m/1968; 100x munições com zagalote de borracha de 12 mm; 25x granadas lacrimógeneas de 12 mm
Outros equipamentos: condutor e chefe de viatura - janelas anteriores e postigos lateriais as janelas são protegidas por visores basculantes com aplicação de vidro laminado; apontador - 1x periscópio; 1x farol alinhado com a metralhadora; 1x farolim de sinalização de polícia; 1x altifalante “PYE”; amplificador de 50 watts; 1x sirene de som contínuo; 1x posto de rádio HF Syncal TRA-921 Racal; 1x posto de rádio VHF Storno; 3x capacetes de protecção; 3x máscaras antigás.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
O Shorland foi um carro patrulha blindado projetado especificamente para a Royal Ulster Constabulary por Frederick Butler. A primeira reunião de projeto ocorreu em novembro de 1961. O terceiro e último protótipo foi concluído em 1964 e o primeiro RUC Shorlands foi entregue em 1966.
Os veículos foram construídos pela Short Brothers e Harland of Belfast usando o chassi do Land Rover Série IIA.
Shorts e Harland continuaram a desenvolver o Shorland original de um carro de patrulha blindado com uma tripulação de três para um veículo blindado de pessoal, capaz de transportar dois na frente e seis na traseira; um pequeno número deles foi usado nas ruas da Irlanda do Norte até 1998.
Em 1996, os Short Brothers venderam o projeto Shorland completo para a British Aerospace Australia.
Eles também foram usados pela Polícia da RAF na Alemanha na década de 1990 para tarefas de escolta de Armas Especiais (Nucleares).
Os veículos foram construídos pela Short Brothers e Harland of Belfast usando o chassi do Land Rover Série IIA.
Shorts e Harland continuaram a desenvolver o Shorland original de um carro de patrulha blindado com uma tripulação de três para um veículo blindado de pessoal, capaz de transportar dois na frente e seis na traseira; um pequeno número deles foi usado nas ruas da Irlanda do Norte até 1998.
Em 1996, os Short Brothers venderam o projeto Shorland completo para a British Aerospace Australia.
Eles também foram usados pela Polícia da RAF na Alemanha na década de 1990 para tarefas de escolta de Armas Especiais (Nucleares).
PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1968, a GNR devolve ao Exército os carros de combate que possuía, por não lhes reconhecer qualquer utilidade, e informava o Governo da inoperância das auto-metralhadoras Humber e Morris que mantinha, parte das quais sacrificou para manter algumas operacionais, sendo esta uma solução efémera, não excluía a necessidade do reequipamento da Guarda em material blindado.
Ou por intermédio do Governo ou directamente, foi presente à GNR a oferta dos carros patrulha "Shorland", para este efeito foi nomeada uma comissão de dois oficiais que se deslocaram à Irlanda e que apresentaram um relatório que permitia concluir pelas vantagens que aquele material apresentava para o serviço especifico da GNR.
Apesar disso, a GNR não deu andamento ao processo pela proposta de aquisição do material ser elevada e pela a inoportunidade de um novo encargo para o Tesouro sendo que permaneceu bastante tempo em poder do comandante-geral, que a dada altura o entregou a Sua Ex. o Ministro do Interior.
Em Agosto de 1973, por ordem de Sua Ex. o Presidente do Conselho de Ministros, foi mandado abrir crédito para a compra imediata do material, no entanto das quarenta e duas viaturas constantes do contrato, só trinta e oito viriam ser recebidas porquanto das alterações verificadas nos câmbios acabaram por reduzir o montante das libras a que correspondiam os escudos cativos para a aquisição.
No dia 13 de Março de 1974, chegava a primeira viatura blindada "Shorland, Mark III" encomendada pelo Ministério do Interior, ciente dos obsoletos meios da GNR, incapazes de reação contra qualquer movimentação militar contra o Regime. Durante o mês de Abri (dia 9) foram entregues mais duas, contudo nenhuma estava completamente operacional no dia 25 de Abril de 1974.
As viaturas blindadas "Shorland" vieram substituir as auto-metralhadoras "Berliet 6x6 WWB4", que datavam dos finais dos anos 30 e as auto-metralhadoras "Humber Mk.IV", que datavam do início dos anos 50.
Logo a seguir ao 25 de Abril, tomaram parte no 28 de Setembro e no 11 de Março de 1975. Após esta última intentona foram mandadas recolher ao Exército, sendo restituídas à GNR aquando do 25 de Novembro de 1975, onde intervieram, participaram em diversas acções da GNR, em todo o território nacional, com destaque a acções de protecção aos partidos políticos de então e no envolvimento na vulgarmente designada "Reforma Agrária", obtendo pela sua acção ou somente pela presença, importante papel na manutenção/restabelecimento da ordem pública.
Prestaram serviço no 2º Esquadrão do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, sendo estes, divididos em 4 secções de 5 carros cada (Porto, Coimbra, Évora e
Algarve) e um pelotão de 15 carros em Lisboa no 2º Esquadrão da
Cavalaria, tendo estado activos após o 25 Abril. As últimas acções de
relevo, foram o "buzinão" da Ponte 25 de Abril, em 1991, e a preparação
dos condutores para o Iraque.
MATRICULAS - Nº CHASSIS
GNR B-03 - c/n 94400273B - para 2º E - o/c 1974 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-10 - c/n 94400290B - para 2º E - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.GNR B-11 - c/n 94400256B - para - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-17 - c/n 94400289B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-20 - c/n 94400267B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-21 - c/n 94400257B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-23 - c/n xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-26 - c/n 94400264B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-27 - c/n 94401072B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-29 - c/n 94401071B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-30 - c/n 94401070B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-34 - c/n 94401073B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-35 - c/n 94401075B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-36 - c/n xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-37 - c/n 94401079B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-38 - c/n 94401074B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-39 - c/n 94401076B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-40 - c/n xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-41 - c/n 94401077B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-42 - c/n 94401084B - o/c 1975 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-43 - c/n 94401032B - o/c 1975 - wfu 2005 - para Museu da GNR (Largo do Carmo).
GNR B-44 - c/n 94401030B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-45 - c/n 94401034B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-46 - c/n 94401038B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-47 - c/n 94401088B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-48 - c/n 94401091B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-49 - c/n 94400254B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-50 - c/n 94400283B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-51 - c/n 94400252B - o/c 1975 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-52 - c/n 94400255B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-53 - c/n 94401043B - o/c 1975 - wfu 2005 - para Calçada da Ajuda (exposto).
GNR B-54 - c/n 94400250B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-55 - c/n 94401141B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-56 - c/n 94401089B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-57 - c/n 94401090B - o/c 1975 - wfu 1993 - para sucata.
GNR B-58 - c/n 94401081B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-59 - c/n 94401083B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
ENTREGAS
1974 - 17 viaturas.
1975 - 21 viaturas.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em cinzento-escuro, fosco. A matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do pára-choques; na traseira estava do lado esquerdo; em relação a símbolos ostentava o símbolo da G.N.R., nas laterais da viatura.
O casco, pintado em cinzento-escuro, fosco. A matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do pára-choques; na traseira estava do lado esquerdo; em relação a símbolos ostentava o símbolo da G.N.R., nas laterais da viatura.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Shorland
FONTES
MAIA, MajCav Salgueiro, "Anotações para a história dos blindados em Portugal - (5), Jornal do Exército, Agosto 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Janeiro/Fevereiro 1989.
Revista da G.N.R. - 1992.
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