segunda-feira, 25 de junho de 2018

Carro Combate 50 ton. Diesel 10,5 cm M48A5 m/1976

Quantidade: 86 (oitenta e seis).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1976.
Data de abate: 1994.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Anniston Army Depot/Estados Unidos da América.
Guarnição: 4 (chefe de carro, condutor, municiador e apontador).
Motor: 1x Continental AVDS-1790-2D V12, a gasóleo, com 750 hp de potência às 2.400 rotações.
Dimensões: comprimento 7,43 metros; largura 3,63 metros; altura 3,30 metros; distância ao solo 0,42 metros.
Blindagem: 44 a 120 mm de aço.
Peso: vazio 44.500 kg; bruto 49.000 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 48/32/20 km/h; obstáculo vertical 0,91 metros; vau máximo 1,22 metros; vala máxima 2,59 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máximo 40%.
Autonomia: 450 km com capacidade de depósito de 1.457 litros.
Armamento: 1x peça M68 de 10,5 cm com 43 (cúpula M1) ou 54 munições (cúpula rebaix.); 1x metralhadora (coaxial) M219 e 2 x metralhadora M60D de 7,62 mm com 10.000 munições (cúpula rebaix.); 1x metralhadora (coaxial) M219 de 7,62mm com 5.400 munições e 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 600 munições (cúpula M1); 1x pistola metralhadora com 360 munições e 8 granadas de mão.
Outros equipamentos: 1x posto de rádio E/R AN/VRC-12 (comando); 1x posto de rádio E/R AN/VRC-46 ou AN/VRC-64 (outros); 1x computador balístico M13A4; 1x periscópio M32 e M28C; 1x luneta M105D; 1x quadrante de elevação M13B1; 1x indicador de direcção M28A1; 1x intercomunicação e telefone exterior; 1x telémetro M17A1 ou B1C; visão nocturna.
Histórico: entrou ao serviço do Exército Americano em 1953. Usado por Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Grécia, Irão, Israel, Jordania, Marrocos, Noruega, Paquistão, Taiwan, Tailândia, Vietnam do Sul.

DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do M48 "Patton" começou em 1950, com os primeiros protótipos produzidos em 1951 e produção no ano seguinte. Quando a produção cessou em 1959, 11.703 carros tinham sido produzidos, tendo substituído os M47, ao serviço do Exército dos Estados Unidos da América e em meados do anos 70, foram actualizados para a versão A5 com peça de 105 mm e outras melhorias.
O desenho é convencional com condutor à frente no centro, torre no meio com comandante e apontador à direita e municiador à esquerda. 
A peça tem elevação de +19º a -9º e a torre uma rotação de 360º sendo semiautomática e opera por disparo eléctrico tem de comprimento 5347 mm, pesa 1.128 kg tem uma cadência de tiro de 3 a 6 tiros por minuto e dispara granadas explosivas anticarro M456A1, granadas explosivas plástico M393A2 e granadas de fumo L39A2. Uma lâmina Dozer pode ser montada na frente.

PERCURSO EM PORTUGAL
Foram fornecidos pela República Federal da Alemanha, transformados para a versão A5, e pelos Estados Unidos da América, distribuídos pelos seguintes lotes: 1º e 2º lotes de origem Alemã: cinco carros em 1976 (torre M2, 5 roletes de retorno) e dezassete carros em 1977 (cúpulas “URDAN”, um carro com anel de elevação G305, torre M1, 5 roletes de retorno); 3º e 4º  lote de origem Norte-Americana: quarenta e três carros em 1984 (cúpulas “URDAN”, 3 roletes de retorno) e 20 carros em 1990 (cúpulas “URDAN”, 5 roletes de retorno).
Pelo Despacho n.º 6663/2015 de 15 de Junho, foram alienados para a sucata 82 carros de combate M48A5.
Prestaram serviço no Regimento de Cavalaria n.º 3; Regimento de Cavalaria n.º 4 (Esquadrões de Reconhecimento e Grupo de Carros de Combate da Brigada Mista Independente) e Escola Prática de Cavalaria.
O Museu Militar de Elvas tem no seu espólio um exemplar (MME50127) e na porta de armas do Regimento de Lanceiros nº 2, na Amadora, está exposto outro exemplar.

MATRICULAS
MX-31-35 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-05 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-11 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-12 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-13 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-16 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-21 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-22 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-41-32 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - recuperado pela APVM.
MX-67-67 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-67-68 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-67-69 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-67-70 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-67-71 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para sucata.
MX-75-44 - c/n - prev. s/n -  o/c 1976 - wfu 1994 - para Museu Militar de Elvas (restaurado APVM).
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
 
ENTREGAS
(Em construção)
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. Na frente da viatura, abaixo da cúpula do condutor, fica o símbolo do Esquadrão de Reconhecimento. No guarda-lamas frontal do lado esquerdo, fica o símbolo táctico do Esquadrão, pintado a branco. Em ambos os laterais da torre, ficam colocados os números da viatura, também a branco, ainda na frente, por debaixo do símbolo do Esquadrão, e atrás, no guarda-lamas esquerdo, ficam colocadas as matriculas da viaturas, pintadas em branco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M48+Patton+M48a5*.
 
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português Carros de Combate (4ª Parte) - Revista da Cavalaria – Dezembro de 2015.
MAIA, Salgueiro, Anotações para a história dos blindados em Portugal - (7), Jornal do Exército, Outubro 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Fevereiro/Abril/Maio/Agosto 1994.
Despacho n.º 6663/2015 de 15 de Junho.
Ficha de Material do Exército Português.
 
M48A5 "Patton" na Amadora
M48A5 "Patton" na Amadora

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