Quantidade: 38 (trinta e oito).
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1974.
Data de abate: 2005.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Shorland/Reino Unido.
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1974.
Data de abate: 2005.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Shorland/Reino Unido.
Guarnição: 3 elementos (chefe de carro, condutor e atirador/apontador).
Motor: 1x Rover de 6 cilindros, a gasolina, com 91 hp de potência às 4.100 rpm.
Dimensões: comprimento 4,60 metros; largura 1,78 metros; altura 2,29 metros; distância ao solo x,xx metros.
Blindagem: chapa blindada especial à prova de bala calibre de 7,62 mm até 47 metros, apontado em ângulo recto; o fundo é constituido por pacas de fibra, resistentes à deflagração de minas antipessoal.
Peso: vazio x.xxx kg; bruto 3.350 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 80/60/48 km/h; obstáculo vertical 0,79 metros; vau máximo x,xx metros;
vala máxima x,xx metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 500 km com capacidade de depósito de 64 litros.
Armamento:
(A) comum a todas as viaturas (em cada uma):
1x metralhadora FN MAG de 7,62 mm com 500 munições (2 cunhetes de 250 munições cada); 2x4 lança-granadas de fumo de 66 mm (tipo 80) com 10 granadas antimotim de fumo e 20 granadas antimotim lacrimógeneas; 1x pistola-metralhadora Sterling de 9 mm com 75 munições (3 carregadores a 25 munições cada) e seis granadas de mão (3x ofensivas e 3 fumo vermelho); 3x pistolas FN Bronwning 9 mm com 30 munições (3 carregadores a 10 munições cada).
(B) da viatura do comandante de Pelotão:
1x espingarda antimotim Shermuly 38 mm; 30x munições com bala de borracha M/MK1; 20x munições de gás M/L3A1.
(C) das restantes viaturas:
1x espingarda caçadeira semi-automática Whinchester 12 mm m/1968; 100x munições com zagalote de borracha de 12 mm; 25x granadas lacrimógeneas de 12 mm
Outros equipamentos: condutor e chefe de viatura - janelas anteriores e postigos lateriais as janelas são protegidas por visores basculantes com aplicação de vidro laminado; apontador - 1x periscópio; 1x farol alinhado com a metralhadora; 1x farolim de sinalização de polícia; 1x altifalante “PYE”; amplificador de 50 watts; 1x sirene de som contínuo; 1x posto de rádio HF Syncal TRA-921 Racal; 1x posto de rádio VHF Storno; 3x capacetes de protecção; 3x máscaras antigás.
DESENVOLVIMENTO
O Shorland é um carro-patrulha blindado que foi projectado especificamente para o Royal Ulster Constabulary por Frederick Butler, com base no Land Rover Série IIA. O protótipo surgiu em novembro de 1961. O terceiro e último protótipo foi concluído em 1964 e o primeiro RUC Shorlands foi entregue em 1966. Eles foram entregues ao Regimento de Defesa de Ulster, em 1970.
DESENVOLVIMENTO
O Shorland é um carro-patrulha blindado que foi projectado especificamente para o Royal Ulster Constabulary por Frederick Butler, com base no Land Rover Série IIA. O protótipo surgiu em novembro de 1961. O terceiro e último protótipo foi concluído em 1964 e o primeiro RUC Shorlands foi entregue em 1966. Eles foram entregues ao Regimento de Defesa de Ulster, em 1970.
PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1968, a GNR devolve ao Exército os carros de combate que possuía, por não lhes reconhecer qualquer utilidade, e informava o Governo da inoperância das auto-metralhadoras Humber e Morris que mantinha, parte das quais sacrificou para manter algumas operacionais, sendo esta uma solução efémera, não excluía a necessidade do reequipamento da Guarda em material blindado.
Ou por intermédio do Governo ou directamente, foi presente à GNR a oferta dos carros patrulha "Shorland", para este efeito foi nomeada uma comissão de dois oficiais que se deslocaram à Irlanda e que apresentaram um relatório que permitia concluir pelas vantagens que aquele material apresentava para o serviço especifico da GNR.
Apesar disso, a GNR não deu andamento ao processo pela proposta de aquisição do material ser elevada e pela a inoportunidade de um novo encargo para o Tesouro sendo que permaneceu bastante tempo em poder do comandante-geral, que a dada altura o entregou a Sua Ex. o Ministro do Interior.
Em Agosto de 1973, por ordem de Sua Ex. o Presidente do Conselho de Ministros, foi mandado abrir crédito para a compra imediata do material, no entanto das quarenta e duas viaturas constantes do contrato, só trinta e oito viriam ser recebidas porquanto das alterações verificadas nos câmbios acabaram por reduzir o montante das libras a que correspondiam os escudos cativos para a aquisição.
No dia 13 de Março de 1974, chegava a primeira viatura blindada "Shorland, Mark III" encomendada pelo Ministério do Interior, ciente dos obsoletos meios da GNR, incapazes de reação contra qualquer movimentação militar contra o Regime. Durante o mês de Abri (dia 9) foram entregues mais duas, contudo nenhuma estava completamente operacional no dia 25 de Abril de 1974.
As viaturas blindadas "Shorland" vieram substituir as auto-metralhadoras "Berliet 6x6 WWB4", que datavam dos finais dos anos 30 e as auto-metralhadoras "Humber Mk.IV", que datavam do início dos anos 50.
Logo a seguir ao 25 de Abril, tomaram parte no 28 de Setembro e no 11 de Março de 1975. Após esta última intentona foram mandadas recolher ao Exército, sendo restituídas à GNR aquando do 25 de Novembro de 1975, onde intervieram, participaram em diversas acções da GNR, em todo o território nacional, com destaque a acções de protecção aos partidos políticos de então e no envolvimento na vulgarmente designada "Reforma Agrária", obtendo pela sua acção ou somente pela presença, importante papel na manutenção/restabelecimento da ordem pública.
Prestaram serviço no 2º Esquadrão do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, sendo estes, divididos em 4 secções de 5 carros cada (Porto, Coimbra, Évora e
Algarve) e um pelotão de 15 carros em Lisboa no 2º Esquadrão da
Cavalaria, tendo estado activos após o 25 Abril. As últimas acções de
relevo, foram o "buzinão" da Ponte 25 de Abril, em 1991, e a preparação
dos condutores para o Iraque.
MATRICULAS - Nº CHASSIS
GNR B-03 - 94400273B - para 2º E - o/c 1974 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-10 - 94400290B - para 2º E - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.GNR B-11 - 94400256B - para - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-17 - 94400289B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-20 - 94400267B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-21 - 94400257B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-23 - xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-26 - 94400264B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-27 - 94401072B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-29 - 94401071B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-30 - 94401070B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-34 - 94401073B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-35 - 94401075B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-36 - xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-37 - 94401079B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-38 - 94401074B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-39 - 94401076B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-40 - xxxxxxxxxx - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-41 - 94401077B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-42 - 94401084B - o/c 1975 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-43 - 94401032B - o/c 1975 - wfu 2005 - para Museu da GNR (Largo do Carmo).
GNR B-44 - 94401030B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-45 - 94401034B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-46 - 94401038B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-47 - 94401088B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-48 - 94401091B - o/c 1975 - wfu 1999 - para sucata.
GNR B-49 - 94400254B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-50 - 94400283B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-51 - 94400252B - o/c 1975 - wfu 2000 - para sucata.
GNR B-52 - 94400255B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-53 - 94401043B - o/c 1975 - wfu 2005 - para Calçada da Ajuda (exposto).
GNR B-54 - 94400250B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-55 - 94401141B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-56 - 94401089B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-57 - 94401090B - o/c 1975 - wfu 1993 - para sucata.
GNR B-58 - 94401081B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
GNR B-59 - 94401083B - o/c 1975 - wfu 2005 - para sucata.
ENTREGAS
1974 - 17 viaturas.
1975 - 21 viaturas.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em cinzento-escuro, fosco. A matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do pára-choques; na traseira estava do lado esquerdo; em relação a símbolos ostentava o símbolo da G.N.R., nas laterais da viatura.
O casco, pintado em cinzento-escuro, fosco. A matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do pára-choques; na traseira estava do lado esquerdo; em relação a símbolos ostentava o símbolo da G.N.R., nas laterais da viatura.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Shorland
FONTES
MAIA, MajCav Salgueiro, "Anotações para a história dos blindados em Portugal - (5), Jornal do Exército, Agosto 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Janeiro/Fevereiro 1989.
Revista da G.N.R. - 1992.
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