terça-feira, 14 de agosto de 2018

Auto Blindado Reconhecimento Ferret D 4x4 m/1979 Scout Car Mk.2/4

Quantidade: 32 (trinta e dois).
Utilizador: Exército e Força Aérea.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1979.
Data de abate: 1999 (EP) e 1996 (FAP).
 

DADOS TÉCNICOS
Construtor: Daimler/Reino Unido.
Guarnição: 2 (chefe de carro e condutor).
Motor: 1x Rolls-Royce B60 Mk.6A, a gasolina, com 120 hp de potência às 3.750 rotações.
Dimensões: comprimento 3,83 metros; largura 1,90 metros; altura 1,88 metros; distância ao solo 0,33 metros.
Blindagem: 8 a 16 mm de aço.
Peso: vazio 3.683 kg; bruto 4.394 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 72/55/40 km/h; obstáculo vertical 0,40 metros; vau máximo 0,91 metros; vala máxima 1,22 metros; declive máximo 46%; inclinação lateral máxima 30%.
Autonomia: 360 km com capacidade de depósito de 96 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M1919A4 de 7,62 mm com 2.500 munições; 2x3 lança-granadas fumo nº 80; 1x pistola metralhadora FBP de 9mm m/1947 com 90 munições; 6x granadas de mão defensivas.
Outros equipamentos: 1x E/R IRET PRC-39 6x.

DESENVOLVIMENTO
Na sequência de um pedido britânico, em 1946, de um carro de reconhecimento, o primeiro protótipo do Ferret foi construído pela Daimler, em 1949. A partir dai, o Ferret permaneceu em construção até 1971, altura em que 4.500 viaturas tinham sido construídas e distribuídas por mais de 30 países.
A versão Mk. 1 estava armada, simplesmente, com uma metralhadora montada numa torre aberta, por cima. Na versão Mk. 5, tinha uma torre e capacidade para suportar o míssil anticarro Swigfire.
A viatura tem o condutor na frente e o chefe de carro na torre. A torre tem rotação de 360º, acionada manualmente, a metralhadora tem elevação manual de -15º a + 45º, idêntica à usada no Alvis Saracen 6x6. Um pneu suplente é transportado no lado esquerdo do casco com a saída de emergência no lado oposto.
Frequentemente transportava vigas metálicas, à frente do casco, para facilitar movimentações sobre valas e terrenos arenosos.

PERCURSO EM PORTUGAL 
 
EXÉRCITO PORTUGUÊS
 
Estas viaturas vieram para Portugal ao abrigo do apoio NATO, eram excedentes do Exército Britânico, já obsoletas, a bordo do navio L3004 RFA Sir Bedivere". Estes veículos blindados foram entregues numa cerimônia para o Exército, no Regimento de Cavalaria de Estremoz, em 22 de janeiro de 1980, (9 anos após o fim da sua produção juntamente com os Saladin e equiparam os Esquadrões de Reconhecimento dos Regimentos de Cavalaria n.º 3 e n.º 6 e na Escola Prática de Cavalaria. Foram substituidas pelas viaturas Panhard VBL M11.
 
FORÇA AÉREA PORTUGUESA
 
Prestaram serviço no Corpo da Policia Aérea, sendo distribuídas pelas Bases Aéreas.

MATRICULAS
MX-84-39 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-41 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-49 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-50 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-54 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-55 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-56 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-58 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-60 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-61 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-62 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-63 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-84-38 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-00 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-06 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-07 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-08 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-09 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-13 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
AM-58-36 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
 
ENTREGAS
(em construção)
 
ESQUEMA DE PINTURA
Exercito Português: O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
O esquema utilizado no Regimento de Cavalaria de Estremoz (RC3) que consistia em duas cores: uma verde-escura e outra vermelho cor-de-tijolo. A matrícula, na frente, com letras brancas sobre fundo preto acima do periscópio do condutor e atrás na chapa traseira.
Força Aérea Portuguesa: 

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=ferret#
 
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Auto-Metralhadoras (2ª Parte) - Revista da Cavalaria - Maio - Agosto de 2002.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (4) - Jornal do Exército - Julho 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março/Abril 1989. 
Manual da Ferret Mk.1/Mk.2 de 1957.
 
 
Daimler "Ferret"

Daimler "Ferret"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Auto Maca 2M Nissan D 4x2 Mf/1992 Trade 2.8

Quantidade: xx (xxxxx). Utilizador: Exercito Português. Comissões: n/a . Ent rada ao serviço: 1992. Data de abate: 2022.   DADOS TÉCN...