Quantidade: 19 (dezanove).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1952.
Data de abate: 1978.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1952.
Data de abate: 1978.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Cadillac Motor/Massey Harris Co./Estados Unidos da América.
Construtor: Cadillac Motor/Massey Harris Co./Estados Unidos da América.
Guarnição: 5 (chefe de carro,
condutor, operador de rádio, municiador/artilheiro e atirador de proa).
Motor:
2x Cadillac 44T24 V8, a gasolina, com 110 hp de potência
às 3.400 rotações cada.
Dimensões: comprimento 5,49
metros; largura 2,95
metros; altura 2,46 metros; distância ao solo 0,46
metros.
Blindagem: 13 a 38 mm de aço.
Peso: vazio xx.xxx kg; bruto 18.400 kg.
Possibilidades:
velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 56/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,91 metros; vala máxima 2,44 metros; vau máximo
1,02 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral
máxima 30 %.
Autonomia: 161 km com
capacidade de depósito de 420 litros.
Armamento: 1x peça M6 L/39 de 7,5 cm com 48 munições; 2x metralhadora (coaxial e proa) Browning M1919A4 de 7,62 mm com 4.425 munições; 1x metralhadora (AA) Browning M2HB de 12,7 mm com 420
munições; 180 munições para pistola metralhadora; 90 munições de 7,62 mm para carabina; 8x granadas de mão e 1x lança granadas de fumo M3 de 5 cm com 14 munições.
Outros
equipamentos:
periscópio M10P ou M4A1 c/telescópio M77G ou M38A2 (artilheiro); periscópio M13 ou M13B1 ou M6 ou periscópio M15 ou M15A1 (visão); quadrante de elevação M9; quadrante artilheiro M1; telescópio M83F ou M71K (mira); indicador azimute M19; 1x posto de rádio SCR508/528; 1x telefone exterior RC-298;
extintor portátil.
DESENVOLVIMENTO
Em 1942, ficou patente que a peça de 37 mm era inadequada para as necessidades dos carros de combate médios americanos ou como peça de qualquer carro de combate.
Foram feitas tentativas para instalar peças maiores nos carros de combate M5, que falharam e assim, foi concebido um novo carro de combate pela Cadillac, o M24 entrou ao serviço do Exército dos EUA no final de 1944, tarde demais na guerra para causar qualquer impacto. Foi na Coreia que demonstrou todo o valor em combate, com agilidade para reconhecimento, mas bem armado para combate.
DESENVOLVIMENTO
Em 1942, ficou patente que a peça de 37 mm era inadequada para as necessidades dos carros de combate médios americanos ou como peça de qualquer carro de combate.
Foram feitas tentativas para instalar peças maiores nos carros de combate M5, que falharam e assim, foi concebido um novo carro de combate pela Cadillac, o M24 entrou ao serviço do Exército dos EUA no final de 1944, tarde demais na guerra para causar qualquer impacto. Foi na Coreia que demonstrou todo o valor em combate, com agilidade para reconhecimento, mas bem armado para combate.
Foi concebido para ser parte de uma grande família de carros de combate, todos com o mesmo rodado, incluindo peças auto-propulsionadas e antiaéreas.
PERCURSO EM PORTUGAL
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço, inicialmente, no Regimento de Cavalaria n.º 7, onde foi ministrado o primeiro curso de M47 e M24 para oficiais e sargentos da Cavalaria.
Em 1955, foram atribuidos 9 (nove) à Escola Practica de Cavalaria, destes 7 (sete) foram destinados ao Esquadrão de Reconhecimento Escolar e 2 (dois) ao Pelotão de Reconhecimento do Esquadrão de Comando e Serviços do Grupo de Carros da Divisão, para o Regimento de Cavalaria n.º 8, foram 7 (sete) destinados ao Esquadrão de Reconhecimento da Divisão e 1 (um) no Grupo de Companhias de Trem Auto para instrução de mecânica.
Sobram dois carros que ficaram à carga do Regimento de Cavalaria nº 7, não estando ao serviço da unidade nem se destinam a ser mobilizados pois sofreram avarias graves aquando da ministração do curso de instrução, passaram depois para Braço de Prata e Grupo de Companhias de Trem Auto, onde se encontram de facto para fins de instrução, julgando-se desmontados.
O Museu Militar de Elvas tem à sua carga um exemplar (MME50070).MATRICULAS
MG-01-04 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-02-30 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-05-65 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-05-66 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-05-67 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-05-68 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-09-14 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-45-18 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-54-49 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-64-73 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-64-74 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-64-75 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para Museu Militar de Elvas.
MG-64-76 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-87-40 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-87-71 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-87-72 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-87-73 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
MG-87-74 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1978 - para sucata.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
ENTREGAS
1952 - 05 carros.1953 - 04 carros.
1954 - 10 carros.
ESQUEMA DE PINTURA
A carroçaria pintada
em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M24
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Carros de Combate (2ª Parte) - Revista de Cavalaria - Janeiro – Abril de 2013.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (7) - Jornal do Exército, Outubro 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Outubro/Novembro/Dezembro 1999.
TEODORA,
António Carlos Sequeira da - A Americanização do Exército Português na
década de 50, Tese de Doutoramento - Évora - Janeiro de 2019.
Arquivo da Defesa Nacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário