terça-feira, 14 de agosto de 2018

Viatura Blindada de Transporte de Pessoal 10 ton. Condor D 4x4 m/1981

Quantidade: 12 (doze).
Utilizador: Força Aérea Portuguesa.
Comissões: Bósnia-Herzegovina (xxxx-xxxx); Kosovo (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1981.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Rheinmetall Landsysteme GmbH/Alemanha. 
Guarnição: 2+10 (chefe de carro, condutor e dez elementos). 
Motor: 1x Daimler-Benz OM906LA, a gasóleo, com 279 hp de potência às 2.300 rotações.
Dimensões: comprimento 6,13 metros; largura 2,47 metros; altura 2,18 metros; distância ao solo 0,48 metros.
Blindagem: de 6 a 18 mm de aço.
Peso: vazio 9.200 kg; bruto 12.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 100/60/40 km/h; obstáculo vertical 0,55 metros; vala máxima x,xx metros; vau máximo anfíbio; declive máximo 60 %; inclinação lateral máximo 30 %.
Autonomia: 900 km com capacidade de depósito de 280 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.000 munições; 1x metralhadora MG3 de 7,62 mm com 500 munições; 2x6 lançadores de granadas de fumo.
Outros Equipamentos: diversos modelos de rádios, dependendo das missões.

DESENVOLVIMENTO

A viatura Condor foi desenvolvida por iniciativa privada, com o protótipo pronto em 1978, sendo utilizadas peças automóveis comerciais para baixar o custo de manutenção e longevidade da viatura.
A maior encomenda foi feita pela Malásia, em 1981 e consistiu em 459 viaturas incluindo ambulância, viatura blindada transporte pessoal com duas metralhadoras de 7,62 mm, recuperação, posto de comando e viatura blindada transporte pessoal com torre unipessoal FVT900 armada com uma peça de 20 mm, metralhadora coaxial de 7,62 mm e lança granadas de fumo.
O condutor fica na frente à esquerda, com o motor à direita e compartimento da tripulação na parte traseira da viatura. 
É anfíbio, propulsionado por hélice instalada por baixo do casco. Equipamento opcional inclui aquecimento e guincho com 50 metros de cabo e pode ser montado na frente ou traseira da viatura.
 
ASPECTOS À OBSERVAÇÃO
- casco tipo caixa com condutor à frente do lado esquerdo com janelas na frente e lados.
- a frente inclinada para baixo e para cima até ao tejadilho horizontal.
- as quatro esquinas do casco angulosas.
- duas rodas largas de cada lado do casco com portas laterais e outra porta na traseira.
- os lados do cascos têm angulos positivos e negativos com guarda lamas de metal. 

PERCURSO EM PORTUGAL
Prestam serviço no Corpo da Policia Aérea, que as distribuiu pelas Bases Aéreas.
 
MATRICULAS
AM-58-40 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-41 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-42 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-43 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-44 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-45 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-46 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-47 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-48 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-49 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-50 - o/c 1981 - wfu xxxx -
AM-58-51 - o/c 1981 - wfu xxxx -
 
ENTREGAS
1981 - 04 viaturas.
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. 
Na frente, a matricula está pintada, a meio da chapa, com letras brancas em fundo preto, disposta da seguinte forma: AM-58-51. Do lado esquerdo desta, encontra-se um distingo redondo, amarelo, com as letras pretas, assinalando a base aérea a que pertence p ex. BA5.
Na traseira, matricula está pintada, a meio da chapa , com letras brancas em fundo preto, disposta da seguinte forma: AM, por cima, centrado com 58-51, que fica por baixo.
Alguns veículos  apresentam o escudo de armas da Força Aérea Portuguesa, nas portas laterais, em ambos os lados.

MODELISMO
Este modelo não está, actualmente, disponível no mercado.
 
FONTES
FOSS, Christopher - Jane's Tanks and Combat Vehicles Recognition Guide - Harper Collins - 2002.
 
Thyssen Condor
Thyssen Condor

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