terça-feira, 14 de agosto de 2018

Auto Blindado 3 ton. Daimler Mk. IIIA/B 4x4 m/1963

Quantidade: 200 (duzentas).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Angola (1964-1974); Guiné (1964-1974); Moçambique (1964-1974).
Entrada ao serviço: 1963.
Data de abate: 1975.

DADOS TÉCNICOS
Construtor: Daimler/Reino Unido.
Guarnição: 2 (chefe de carro e condutor).
Motor: 1x Daimler O.H.V., a gasolina, com 55 hp de potência às 4.200 rotações.
Dimensões: comprimento 2,23 metros; largura 1,75 metros; altura 1,50 metros (s/torre) 2,00 metros (c/torre); distância ao solo 0,20 metros.
Blindagem: 8 a 16 mm de aço.
Peso: vazio 2.642 kg; bruto 3.200 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 96/72/40 km/h; obstáculo vertical 0,40 metros; vala máxima 1,22 metros; vau máximo 0,61 metros; declive máximo 46º; inclinação lateral máxima 20º.
Autonomia: 322 km com capacidade de depósito de 100 litros.
Armamento: 1x metralhadora Dreyse MG13 de 7,92 mm com 1.200 cartuchos e 12 granadas de mão defensivas.
Outros Equipamentos: sem rádio ou intercomunicação.

DESENVOLVIMENTO
Quando o Exercito Britânico organizava as suas primeiras divisões de blindados nos finais dos anos 30, foi feito um pedido para uma viatura batedora, com objectivos de reconhecimento. O resultado foi o Daimler Scout Car. Entrou em produção no período imediatamente anterior à Segunda Guerra Mundial, ainda se produzia no final da guerra e mostrar-se-ia uma das viaturas de reconhecimento de maior êxito usada por qualquer exercito na guerra. O seu aspecto apagado e excelente mobilidade compensavam a falta de blindagem e armamento, deficiências que não são necessariamente fatais para uma viatura que se desloca com rapidez no campo de batalha e não se envolve em combate directo com blindagem inimiga. O tejadilho articulado foi removido nos modelos posteriores, porque raramente era usado e a protecção conferida era mínima.

PERCURSO EM PORTUGAL
Face às características dos teatros de operações no Ultramar, conclui-se que a utilização dos carros de combate era inviável. Esta viatura britânica, conhecida por "Daimler Dingo", apesar de obsoleta, foi adquirida por ser de pequenas dimensões e o seu emprego adequava-se às operações desenvolvidas no Ultramare garantia alguma protecção contra armas ligeiras devido à sua blindagem lateral, na versão de origem, não sendo fechadas por cima (Daimler Mk. IIIA). Em algumas, foi acoplada uma torre fixa, que permitiu a colocação de uma metralhadora ligeira, passando a haver protecção superior (Daimler Mk. IIIB).
Foi adquirido por Portugal, em 1963, para acção na Guerra Colonial, sem a torre original, tendo depois sido projectada e construída nas Oficinas Gerais de Material do Exército, uma blindagem adicional, em forma de torre, para aumentar a protecção do pessoal. Esta cobertura blindada possuía orifícios para disparos de armas ligeiras, amovíveis e não possuía metralhadoras pesadas.
O armamento utilizado era essencialmente composto pelas metralhadoras Dreyse de 7,92 mm, Madsen, FN e HK G3 de 7,62 mm. Há registos de, a partir de 1971, muitas Dreyse terem sido substituídas, em algumas viaturas, pela metralhadora HK21 de 7,62 mm.
Esta viatura equipou diversos Pelotões de Reconhecimento em Angola (20 viaturas em 2 Pelotões), Moçambique (29 viaturas em 6 Pelotões) e Guiné (108 viaturas em 11 Pelotões), cujos Regimentos de Mobilização foram os Regimentos de Cavalaria nº 6 e 7.
O Museu Militar de Elvas possui um exemplar (MME50053), no seu acervo.

MATRICULAS
ME-00-89 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
MG-04-76 - o/c 1963 - wfu 1975 - para Museu Militar de Elvas.
ME-78-04 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-12 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-23 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-29 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-32 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata. 
ME-79-47 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-53 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-59 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-79 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-91 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-93 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-79-97 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-84 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-89 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-90 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-93 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-94 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
ME-90-99 - o/c 1963 - wfu 1975 - para sucata.
 
ENTREGAS
(em construção)

ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Daimler+Scout+Car
 
FONTES 
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Auto-Metralhadoras (2ª Parte) - Revista da Cavalaria - Agosto de 2012.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (4) - Jornal do Exército - Julho 1982.
Arquivo de Defesa Nacional.

Daimler Mk.IIIB

Daimler Mk.IIIB

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