quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Auto Blindado Transporte Pessoal 4,5 ton. GM C15TA 4x4 m/1947

Quantidade: 29 (vinte e nove).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Guiné (xxxx-xxxx); Moçambique (xxxx-xxxx); Índia (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1947.
Data de abate: 1967.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: General Motors Company/Canadá.
Tripulação: 2+6 (chefe de carro, condutor e seis elementos).
Motor: 1x GM Modelo 270, a gasolina, com 104 hp de potência às 3.000 rotações. 
Dimensões: comprimento 4,75 metros; largura 2,34 metros; altura 2,27 metros; distância ao solo 0,23 metros.
Blindagem: 6 a 14 mm de aço.
Peso: vazio 4.551 kg; bruto 5.346 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 72/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,30 metros; vau máximo 0,61 metros; vala máxima x,xx metros; declive máximo 53 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 714 km com capacidade de depósito de 189 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M1919A4 de 7,62 mm com xxx munições e/ou 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com xxx munições.
Outros Equipamentos:

DESENVOLVIMENTO
O GM C15TA foi um caminhão blindado militar canadiano utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. As primeiras cópias deste veículo apareceram em 1943, e a produção em série continuou em 1943-1944. Cerca de 3.900 carros desse tipo foram construídos em seu percurso.
O GM C15TA foi desenvolvido para as necessidades do exército canadiano, na filial da empresa GM (General Motors of Canada Ltd.). O veículo foi construído com base no caminhão Chevrolet C15 padrão, mas com blindagem adicional para proteção contra fogo de armas de pequeno calibre, bem como estrutura geral aprimorada do veículo. O GM C15TA era mais frequentemente usado como veículo blindado de transporte de pessoal (pode levar até 7 elementos), mas também como ambulância ou transportador de munição. Era possível montar uma metralhadora ou um morteiro. O GM C15TA foi usado pelas tropas canadianas e britânicas, bem como pelas Forças Armadas Polacas lutando na Frente Ocidental. Depois de 1945, foi usado por muitos outros países, incluindo Bélgica, Holanda, Portugal e Itália.
 
ASPECTOS À OBSERVAÇÃO
- 4 rodas mais uma sobressalente no lado esquerdo.
- Radiador inclinado com 4 chapas.
- Conductor à direita.
- 2 lugares à frente, 2 para cada lado e ao centro e 2 para a retaguarda.
- Blindagem mais alta nas laterais dos lugares do conductor e chefe de viatura. 
 
PERCURSO EM PORTUGAL
Foram destinadas aos Esquadrões de Atiradores Granadeiros do Regimento de Cavalaria n.º 7, sendo esse o motivo de ser chamados "Granadeiros", provenientes de excedentes da Segunda Guerra Mundial.
No final dos anos cinquenta, foram enviados para a Guiné (5 viaturas), Moçambique (15 viaturas) e Índia (16 viaturas), onde actuaram nos Pelotões de Reconhecimento.
 
MATRICULAS
MG-55-01 - c/n - prev. s/n Z6193022 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193136 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193527 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-55-04 - c/n - prev. s/n Z6193941 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193946 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193951 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193952 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-55-08 - c/n - prev. s/n Z6193956 - o/c 1947 - wfu 1967 - para Museu da EPC.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6193958 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.  
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263136 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263182 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263185 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-55-13 - c/n - prev. s/n Z6263218 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263230 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263291 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263323 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263327 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263328 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263332 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263353 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263367 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263385 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263388 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263397 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263466 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263507 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263508 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263532 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
MG-XX-XX - c/n - prev. s/n Z6263535 - o/c 1947 - wfu 1967 - para sucata.
 
ENTREGAS
1948 - 29 viaturas.
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=C15TA.
 
FONTES
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (9) - Jornal do Exército - Dezembro 1992.
Auto de recepção de 29 auto transportes blindados G.M. 4x4 TT M/47, elaborado pelo Depósito Geral de Material de Guerra. (Arquivo Histórico Militar).
 
C15TA

C15TA

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