Quantidade: 8 (oito).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1952.
Data de abate: 1972.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1952.
Data de abate: 1972.
Tripulação: 1+12 (chefe de carro, condutor e doze elementos).
Motor: 1x White 160 AX, a gasolina, com 147 hp de potência às 3.000 rotações.
Dimensões: comprimento 6,36 metros; largura 2,21 metros; altura 2,69 metros; distância ao solo 0,28 metros.
Blindagem: 6 a 13 mm de aço.
Peso: vazio 9.100 kg; bruto 9.620 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 72/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,30 metros; vau máximo 0,81
metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 60 %; inclinação lateral máxima
xx %.
Autonomia: 320 km com capacidade de depósito de 230 litros.
Armamento:
1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 700 munições; 1x metralhadora M1919A4 de 7,62
mm com 7.750 munições; 540 munições para pistola metralhadora: 24x minas anticarro e 22x granadas de mão.
Outros Equipamentos: 1x anel M49 p/metr. de 12,7 mm; 1x guincho.
DESENVOLVIMENTO
A produção americana de viaturas de tracção mista começou a sério em 1941 e, no final da guerra, mais de 40.000 unidades tinham sido produzidas. O M3 foi usado por todas as forças aliadas, principalmente no transporte de pessoal, mas entrando em acção como ambulância, viatura de comunicações e tractor de artilharia. De facto, foi tão prolífico, que se tornou como que uma imagem de marca das forças aliadas, particularmente a seguir aos desembarques do dia D em Junho de 1944. Depois da Segunda Guerra Mundial, foi gradualmente reduzido a um papel de viatura de pronto-socorro. Os fornecidos à União Soviética, antes de 1945, continuaram a entrar em acção nalguns países do Pacto de Varsóvia.
ASPECTOS À OBSERVAÇÃO
- Rodas à frente, lagartas à retaguarda, 1 roda motriz, 1 roda motora, 1 rolete guia e 4 roletes de rolamento agrupados em dois.
- Cúpula circular aberta de metralhadora na frente à direita.
- Na frente, um rolo de metal.
- Parte superior do motor em trapézio.
- Conductor à esquerda, mais nove lugares.
PERCURSO EM PORTUGAL
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço no Regimento de Cavalaria n.º 4, Regimento de Cavalaria n.º 5, Regimento de Cavalaria n.º 8 e Escola Pratica de Cavalaria.
O Museu Militar de Elvas tem à sua carga um exemplar (MME50067).
MATRICULAS
MG-75-92 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-93 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-94 - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MG-75-95 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-96 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-97 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-98 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-75-99 - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
ENTREGAS
1952 - 01 carros.
1952 - 01 carros.
1953 - 08 carros.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M3A1+halftrack
FONTE
MAIA, Salgueiro, Anotações para a história dos blindados em Portugal - (9), Jornal do Exército, Dezembro 1982.
TEODORA, António Carlos Sequeira -
M3A1 m/lagarta |
M3A1 m/lagarta |
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