Quantidade: 1.670 (GBC 4x4), 972 (GBC 6x6), 907 (GBA 6x6) unidades.
Utilizador: Exercito Português e Armada Portuguesa.
Comissões: Angola (1964-1975), Guiné (1964-1975) e Moçambique (1964-1975).
Entrada ao serviço: 1964-1966.
Data de abate: 1990.
Comissões: Angola (1964-1975), Guiné (1964-1975) e Moçambique (1964-1975).
Entrada ao serviço: 1964-1966.
Data de abate: 1990.
DADOS TÉCNICOS (GBA)
Construtor: Metalúrgica Duarte Ferreira/Portugal.
Tripulação: (GBA) 1 + 16 (condutor e dezasseis elementos).
Motor: 1x Berliet M420/30X, a gasóleo, com 135 cv de potência às 2.600 rotações.
Dimensões: comprimento 6,43 metros; largura 2,23 metros;
altura c/ capota 3,27 metros; distância ao
solo 0,28 metros.
Blindagem: não tem.
Peso: vazio 7.250 kg; bruto 9.750 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 80/50/20 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 1,50 metros; vala
máxima 1,40 metros; rampa máxima 70 %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: 900
km com capacidade de depósito de 200 litros.
Armamento: não tem.
Capacidade de carga (estrada/TT): 4.500 kg/2.500 kg.
Outros equipamentos: 1x guincho com esforço máximo de 5.000 kg.
DADOS TÉCNICOS (GBC)
Construtor: Metalúrgica Duarte Ferreira/Portugal.
Tripulação: 1 + 20
(condutor + vinte elementos).
Motor: 1x Berliet Mk. 520, policarburante, com 125 cv de potência às 2.100 rotações.
Dimensões: comprimento 7,21 metros; largura 2,40 metros; altura c/ capota 3,30 metros; distância ao
solo 0,28 metros.
Blindagem: não tem.
Peso: (4x4) vazio 6.950 kg; bruto 11.000 kg; (6x6) vazio 8.370 kg; bruto 12.370 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 80/50/20 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 1,20 metros; vala
máxima 1,40 metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: 1.000
km com capacidade de depósito de 200 litros.
Armamento: não tem.
Capacidade de carga (estrada/TT): 6.000/4.000 kg.
Outros equipamentos: 1x guincho com esforço máximo de 7.000 kg.
DESENVOLVIMENTO
Baseado no modelo Berliet Gazelle
francês, a Berliet Tramagal foi um dos veículos mais utilizados pelas
forças armadas portuguesas nos anos 60 e 70, em particular na Guerra Colonial.
A Berliet
Gazelle foi a resposta francesa aos camiões GMC, Morris, Austin, e outros, que
datando da Segunda Guerra Mundial ainda equipavam a maioria das forças armadas
europeias nos anos 50/60.
Numa altura em
que muitos destes países estavam envolvidos em conflitos nas suas colónias (a
França na Guerra da Argélia, a Bélgica no Congo, e Portugal em plena Guerra
Colonial), a necessidade de um veículo de transporte pesado, polivalente, e
todo o terreno era grande.
Os técnicos da
Berliet e da MDF criaram modelos robustos e de
fácil manutenção, capaz de operar com fiabilidade nos terrenos e climas mais
extremos, que se moviam tanto a gasóleo como a gasolina e podiam transportar soldados ou grandes cargas com grande versatilidade.
As necessidades
das forças armadas portuguesas, e a tentativa de baixar o custo da Guerra
Colonial, levaram a que em 1964 o camião passasse a ser montado pela
Metalúrgica Duarte Ferreira sob licença da Berliet, no Tramagal, de onde deriva
o seu nome Berliet Tramagal.
O primeiro modelo a sair da linha de montagem do Tramagal foi o GBC 8T, nas versões 4x4 e 6x6 - entraram ao serviço do Exército em 1964 e 1966, respectivamente. Em 1969, chegava às colónias portuguesas o camião GBA 6MT 6x6, mais ligeiro e mais pequeno. No total, o Exército comprou 3.549 veiculos tácticos pesados.
Em 1976, 134 camiões foram vendidos ao Ministério de Defesa de Angola e outros 120, ao mesmo cliente, três anos mais tarde.
PERCURSO EM PORTUGAL
EXÉRCITO PORTUGUÊS
A partir de 1964, foram distribuidos pelas três frentes de combate da Guerra Colonial e posteriormente, a todas as unidades do continente e ilhas e 1ª Brigada Mista
Independente.
O Museu Militar de Elvas possui um exemplar desta viatura 4x4 (MX-46-35) e dois 6x6 (MX-20-94) e (MX-54-72), no seu inventário.
ARMADA PORTUGUESA
Em 1973 foram adquiridas, algumas viaturas da versão GBC, sendo duas enviadas para o Comando Naval de Angola, sendo destacadas para Vila Nova da Armada, que findo o conflito regressam a Portugal.
Em 1974, foram adquiridas doze viaturas da versão GBA e destacadas à carga do Batalhão de Fuzileiros n.º 3, mais concretamente ao Grupo de Transportes Tácticos Terrestres.
Em 1977, foram modificadas para instalar em reparos metralhadoras ligeiras MG-42/MG-3 de 7,62 mm, assim como para rebocar morteiros de 81 mm.
Todas as viaturas, GBA e GBC, foram abatidas entre os anos de 1996 e 1999.
No Núcleo Museológico de Viaturas Antigas da Marinha, foi restaurada a viatura GBA 6MT (AP-19-32).
SERVIÇO NACIONAL DE BOMBEIROS
Maceira, Olhão, Évora, Leiria, Portimão, Alvaiázere, Cacilhas, Alcochete, Alter-do-Chão, Vialonga, a Berliet-Tramagal foi sendo reciclada um pouco por todo o país. Utilizam tanto o camião concebido para usos civil quer os modelos GBC e GBA, criados desde 1964 com vista a uma utilização em grande escala, como viatura tacticas todo o terreno, na Guerra Colonial.
MATRICULAS
ME-18-44 (6x6) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
ME-99-53 (6x6) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MG-12-62 (6x6) - o/c xxxx - wfu xxxx - Museu Militar de Elvas.
MX-20-94 (6x6) - o/c xxxx - wfu xxxx - Museu Militar de Elvas.
MX-39-52 (GBC) - o/c xxxx - wfu xxxx - Museu Militar de Elvas.
MX-46-35 (4x4) - o/c xxxx - wfu xxxx - Museu Militar de Elvas.
MX-54-72 (GBA 6x6) - o/c xxxx - wfu xxxx - Museu Militar de Elvas.
AP-19-32 GBA - o/c 1974 - wfu 1996 - para Museu Viaturas Antigas da Marinha.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from service
ESQUEMA DE PINTURA
O casco e rodado, pintado a verde artilharia ou verde azeitona.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=berliet+gbc+8*
VERSÕES
Auto TG 4 ton. 21 Berliet Tramagal 24V 4x4 m/1964 GBC 8 KT Cargo.
Auto TG 4 ton. 21 Berliet-Tramagal 24V 6x6 m/1966 GBC 8 KT Cargo.
Auto TG 2,5 ton. 17 Berliet-Tramagal 24V 6x6 m/1968 GBA 6 MT Cargo.
FONTES
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março/Abril/Junho/Julho 1990. (6x6 m/1966).
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Agosto/Setembro/Outubro 1990. (6x6 m/1968).
Fichas de Material do Exército Português.
Os dados sobre as Berliet da Marinha estão mal interpretados...
ResponderEliminarhttps://barcoavista.blogspot.com/2020/06/as-berliet-tramagal-dos-fuzileiros.html
Por favor, pode apontar a mal interpretação dos dados sobre a Armada Portuguesa, para puder corrigir o artigo. Já agora agradeço o comentário.
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