segunda-feira, 15 de março de 2021

Auto TG 2,5 ton. GMC CCKW 353 6x6 m/1952

Quantidade: +200 (duzentos).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (1961-1974), Guiné
(xxxx-xxxx) e Moçambique (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1952.
Data de abate: 1982.
 
DADOS TÉCNICOS
Construtor: GMC Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 + 7 (Condutor + sete elementos).
Motor: 1x GMC 270, a gasolina, com 104 hp de potência às 2.750 rotações.
Dimensões: comprimento 6,51 metros; largura 2,24 metros; altura 2,36 metros; distância ao solo 0,46 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 4.000 kg; bruto 7.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 70/60/40 km/h; obstáculo vertical 0,20 metros; vau máximo 0,76 metros; vala máxima 0,00 metros; rampa máxima 60 %; inclinação lateral máxima 40 %.
Autonomia: 480 km com capacidade de depósito de 150 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com x.xxx munições.
Outros equipamentos: 1x guincho; anel de suporte para metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm.

DESENVOLVIMENTO
O GMC CCKW, também conhecido como "Jimmy", foi uma série de grande sucesso de caminhões todo-terreno com 2,5 toneladas de carga, 6x6, construídos em grandes números para um desenho padronizado (de 1941 a 1945) para o Exército dos EUA, que viu serviços pesados, predominantemente como caminhões de carga, tanto na Segunda Guerra Mundial quanto na Guerra da Coréia. 
O CCKW veio em muitas versões, incluindo cabine aberta ou fechada, distância entre eixos longa CCKW-353 e curta CCKW-352, e diversos modelos especializados, mas o volume era padrão. 
Uma minoria foi construída com um guincho frontal, e uma em cada quatro cabines tinha um anel de montagem de metralhadora acima da posição do co-piloto.
Dos quase 2,4 milhões de caminhões que o Exército dos EUA comprou entre 1939 e Dezembro de 1945, em todas as classes de peso de carga útil, cerca de 812.000, ou pouco mais de um terço, eram caminhões de 2,5 toneladas. 
A produção total da GMC do CCKW e suas versões, incluindo o DUKW anfíbio de 2,5 toneladas, 6x6, e o CCW-353 6x4 de 5 toneladas, totalizou cerca de 572.500 unidades, além disso, a GM construiu mais de 150.000 unidades do irmão do CCKW, o 1,5 toneladas, 4x4 Chevrolet G506, na mesma fábrica.
O GMC CCKW começou a ser eliminado, uma vez que os caminhões da série M35 foram implantados pela primeira vez na década de 1950, mas permaneceram em serviço ativo nos EUA até meados da década de 1960. 
Eventualmente, a série M35, originalmente desenvolvida pela REO Motors, sucedeu ao CCKW como o caminhão de carga padrão de 2,5 toneladas e 6x6 do Exército dos EUA.

PERCURSO EM PORTUGAL
Tal como muitos países da NATO, Portugal começou a receber, a partir de 1952, a famosa viatura GMC, a qual já tinha provado as suas qualidades na Segunda Guerra Mundial onde foi empregue em diferentes teatros de operações.
Destas viaturas, foram recebidas mais de duas centenas das quais uma boa parte das mais de duas centenas prestaram serviço nas unidades da Divisão "Nun'Álvares", nomeadamente do Batalhão de Engenharia n.º 3as restantes foram distribuídas pelas diversas unidades do País, nomeadamente ao Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais (CIAAC).
Com o inicio das hostilidades no Ultramar, estas viaturas foram, na sua grande maioria, para lá enviadas acompanhando os primeiros batalhões, permanecendo cerca de cinco ou seis anos e muitas vezes mais tempo.
Muitas outras, que nunca chegaram a sair de Portugal Continental permaneceram em serviço durante bastante tempo, tendo algumas mantido o serviço até finais dos anos setenta, princípios dos anos oitenta.
De entre estas viaturas, vieram algumas equipadas com Contentores de Transmissões HO-17-A, sendo atribuídas ao Batalhão de Transmissões n.º 3, que foi formado em 1956, por evolução da Companhia de Transmissões Divisionária, mobilizada pelo Regimento de Engenharia n.º 2, do Porto. Estes contentores estavam, normalmente, equipados com postos de rádio SCR-399, SCR-499 e SCR-38, estas viaturas foram utilizadas até aos anos sessenta.

MATRICULAS
MG-20-54 - c/n - prev. s/n - o/c 1952 - wfu 1976 para sucata.
MG-91-95 - c/n - prev. s/n - o/c 1955 - wfu 1976 para sucata (transmissões).
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use 

ENTREGAS
(em construção).
 
ESQUEMA DE PINTURA
A maioria das viaturas foram pintadas de verde artilharia ou verde azeitona, fosco, mas existiram algumas excepções sendo algumas pintadas de cinzento claro e até com camuflagem verde com faixas de vermelho cor de tijolo e cinzento. 
As viaturas apresentavam a matricula com letras e números pintados a branco sobre a chapa preta. Nas portas aparecia a inscrição "Exérc. Port.", pintada a branco.
 
VERSÕES

Auto TG 2,5 ton. GMC CCKW 353 D 6x6 m/1952;
Auto TG 2,5 ton. GMC CCKW 353 D 6x6 m/1952 c/contentor transmissões HO-17-A;
Auto TG Basculante 2,5 ton. GMC CCKW 353 D 6x6 m/1952; 
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M7) D 6x6 m/1953 (reparação armas portáteis);
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M9) D 6x6 m/1954 (reparação artilharia);
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M?) D 6x6 m/1952 (reparação instrum. de tiro e apar.);
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M18A2) D 6x6 m/1952 (reparação electrica); 
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M23) D 6x6 m/1954 (reparação instrum. opticos);
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 (M30) D 6x6 m/1952 (reparação rádio);
Auto transmissões 2,5 ton. GMC CCKW 353 D 6x6 m/1955 Furgão S/G;
Auto oficina 2,5 ton. GMC CCKW 353 D 6x6 m/1955 ST6 S/G;

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=gmc+cckw+353*
 
FONTES
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Dezembro 1989 e Janeiro/Fevereiro 1990 (VTG).
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Fevereiro/Março/Abril 1998 (Transmissões).
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Outubro 1998 (Oficina).
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Agosto/Setembro/Outubro 2000 (Transmissões).
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março 2000 (Basculante).
 
GMC CCKW 353 em Beirolas

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