Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1981.
Data de abate: activo.
Dados técnicos
Construtor: Chrysler Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 2 (chefe de carro e condutor).
Motor: 1x Continental AVDS-1790-2D V12, a gasóleo, com 750 hp de potência às 2.400 rotações.
Dimensões c/ponte: comprimento 11,28 metros; largura 4,00 metros; altura 3,90 metros.
Dimensões s/ponte: comprimento 8,64 metros; largura 3,60 metros; altura 3,00 metros; distância ao solo 0,36 metros.
Blindagem: 25 a 120 mm de aço.
Peso: vazio 31.000 kg; equipado 46.000 kg; ponte 15.000 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 48/16/8 km/h; obstáculo
vertical 0,91 metros; vala máxima 2,58 metros; vau máximo 1,22 metros; declive máximo 60 %; inclinação
lateral máximo 30 %.
Autonomia: 500 km com capacidade de depósito de 1.419 litros.
Armamento: n/a.
Outros equipamentos: ponte tipo tesoura classe 60 ou 70, de alumínio com sistema de elevação hidráulico ou manual; AN/VVS-2 visão nocturna; protecção nuclear, biológica e quimica.
Histórico:
entrou ao serviço do Exército Americano em 1963. Usado por Israel, Espanha, Estados Unidos da América, Paquistão, Portugal, Singapura.
DESENVOLVIMENTO
Os cascos
do M60A1 e M60A2 foram convertidos em lança-pontes. A conversão envolveu a
remoção da torre e alojar a tripulação dentro do anel da torre sob cúpulas com
escotilhas giratórias. O operador dirigia o veículo e trabalhava nos controles
hidráulicos da ponte, enquanto o comandante servia como guia terrestre. O
equipamento de lançamento e descanso da ponte foi instalado no teto do casco, e
a ponte tipo tesoura foi estivada na parte superior do casco. Um vão de 18 metros
poderia ser cruzado com uma ponte classe 60 ou 70 que apresentasse uma largura
de pista de 3,80 metros. Cilindros hidráulicos levantavam a ponte do chassi,
abaixavam até ao solo. A ponte pode ser colocada em 2-5 minutos e pode ser
recuperada de qualquer extremidade da ponte em 10 minutos. Os limites de
inclinação ao lançar a ponte são de 15% e 8% para os lados.
PERCURSO EM PORTUGAL
Este carro, está equipado com um sistema lança-pontes de dois tramos articulados. Operada por pessoal treinado, demora cinco minutos a ser colocada em operação.
Para o lançamento da ponte, em segurança, necessita de margens consistentes, com um mínimo de apoio, em cada margem de 45 centímetros. Esta ponte é da classe 60, para condições normais, mas pode ir até 75, em condições de risco.
A ponte tem um vão máximo de dezoito metros, para um comprimento máximo de 18,90, podendo ser lançada com uma inclinação máxima lateral de 7º e com um declive máximo de 15º.
Foram recebidas, em Junho de 1981, dois carros, sendo os outros dois recebidos mais tarde.
Foram atribuídos ao Regimento de Cavalaria n.º 4 (Grupo de Carros de Combate da Brigada Mista Independente/Brigada Mecanizada - Companhia de Engenharia Mecanizada).
Foram recebidas, em Junho de 1981, dois carros, sendo os outros dois recebidos mais tarde.
Foram atribuídos ao Regimento de Cavalaria n.º 4 (Grupo de Carros de Combate da Brigada Mista Independente/Brigada Mecanizada - Companhia de Engenharia Mecanizada).
MATRICULAS
MX-01-32 - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-01-33 - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-16-93 - o/c 1981 - wfu xxxx -
o/c - on charge
w/o write off
wfu - withdraw from use
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m60+avlb**
FONTES
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (11) - Jornal do Exército - Fevereiro 1983.
http://afvdb.50megs.com/usa/m60avlb.html
M60 VBLP |
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