Quantidade: 38 (trinta e oito).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Guiné (1959-1975); Moçambique (1960-1975).
Entrada ao serviço: 1957.
Data de abate: 1975.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Guiné (1959-1975); Moçambique (1960-1975).
Entrada ao serviço: 1957.
Data de abate: 1975.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: General Motors/Canadá.
Tripulação: 3 (Chefe de carro, condutor e apontador).
Motor: 1x GMC, a gasolina, com 90 hp de potência às x.xxx rotações.
Dimensões: comprimento 4,60 metros; largura 2,31 metros; altura 2,40 metros; distância ao solo x,xx metros.
Blindagem: 15 mm de aço.
Peso: vazio x.xxx kg; bruto 6.960 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 72/50/40 km/h; obstáculo
vertical 0,53 metros; vala máxima 1,22 metros; vau máximo 0,60 metros;
declive máximo 60%; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 340 km com capacidade de depósito de 136 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 2.200 munições e 1x metralhadora Browning de 7,92 mm com 2.750 munições; 2x pistola metralhadora FBP de 9 mm com 90 munições; 1x lança granadas de fumos de 5 cm com 18 munições; 1x lança bombas de fumos de 10 cm com 10 munições; 1x pistola de sinais com 12 munições e 6 granadas de mão defensivas.
Outros Equipamentos: 1x posto de rádio E/R P19 Mk. II/III; sistema de pontaria de luneta; sistema de elevação das armas manual; compressor para encher os pneus.
DESENVOLVIMENTO
(em construção)
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço nos Regimento de Infantaria n.º 1, Regimento de Cavalaria n.º 3 e Regimento de Cavalaria n.º 8.
Foram enviadas para a Guiné em 1959 e Moçambique em 1960. No final de 1973, existiam na Metrópole (6 viaturas), na Guiné (8 viaturas) e Moçambique (24 viaturas) sendo utilizados nos "Esquadrões e Pelotões de
Reconhecimento Fox", especialmente vocacionados para a
protecção de colunas logísticas.
Em Moçambique, foram usadas para abertura de linhas férreas, retirando o motor e as rodas, assentando o casco num vagão rodeado de sacos de areia. Foram usados dois cascos, adquiridos pelos Caminhos de Ferro de Moçambique.
MATRICULAS
MG-11-96 - o/c 1957 - wfu 1975 - para sucata.
MG-16-40 - o/c 1957 - wfu 1975 - para sucata.
MG-16-84 - o/c 1957 - wfu 1975 - para sucata.
MG-36-24 - o/c 1957 - wfu 1975 - capturada PAIGC.
MG-50-53 - o/c 1957 - wfu 1975 - para sucata.
MG-56-71 - o/c 1957 - wfu 1975 - para sucata.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
MODELISMO
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Auto-Metralhadoras (1ª Parte) - Revista da Cavalaria - Janeiro de 2012.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - 4 - Jornal do Exército - Julho 1982.
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