Quantidade: 48 (quarenta e oito)/14 (catorze).
Utilizador: Exército Português e Guarda Nacional Republicana.
Comissões: Índia (xxxx-xxxx); Macau (1951-1975).
Entrada ao serviço: 1943.
Data de abate: 1977.
Utilizador: Exército Português e Guarda Nacional Republicana.
Comissões: Índia (xxxx-xxxx); Macau (1951-1975).
Entrada ao serviço: 1943.
Data de abate: 1977.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Rootes Group/Reino Unido.
Tripulação: 3 (chefe de carro, condutor e apontador).
Motor: 1x Rootes, a gasolina, com 90 hp de potência às 3.200 rpm.
Dimensões: comprimento 4,57 metros; largura 2,18 metros; altura 2,38 metros; distância ao solo x,xx metros.
Blindagem: 15 mm de aço.
Peso: vazio 6.960 kg kg; bruto 7.100 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 72/50/40 km/h; obstáculo vertical
0,53 metros; vala máxima 1,22 metros; vau máximo 0,60 metros; declive
máximo 24%; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 400 km com capacidade de depósito de 136 litros.
Armamento: 1x peça M6 m. 38 L/53 de 3,7 cm com 69 munições; 1x metralhadora BESA
de 7,92 mm com 2.475 munições; 1x lança-granadas fumos de 4 nº 3 Mk. II com 8 munições; 1x pistola metralhadora STEN Mk. II de 9 mm com 160 munições; 1x pistola de sinais e 6 granadas de mão defensivas.
Outros Equipamentos: 1x posto de rádio E/R P19 Mk. II/III; sistema de pontaria de luneta; sistema de elevação das armas manual; compressor para encher os pneus.
DESENVOLVIMENTO
Numericamente, o Humber era a viatura blindada britânica mais importante na Segunda Guerra Mundial, com um total de 5.400 produzidos. Baseado numa viatura de combate ligeira de rodas do período pré-guerra e desenhado pela Guy, foi, de inicio equipado com metralhadoras, tornando-o inferior à oposição. Mais tarde, equipado com armamento superior, foi usado no Norte de África, a partir de 1941 e onde quer que as tropas britânicas entrassem em acção.
As versões incluíram uma viatura de comunicações, conhecida por Rear Link e equipada com peça falsa e uma versão antiaérea com uma metralhadora numa montagem especial. Prestou excelente serviço e foi usado por vários exércitos no Extremo Oriente no inicio dos anos 60. Tal como grande parte das viaturas blindadas produzidas no Reino Unido, era robusta, fiável e operacionalmente perfeita.
DESENVOLVIMENTO
Numericamente, o Humber era a viatura blindada britânica mais importante na Segunda Guerra Mundial, com um total de 5.400 produzidos. Baseado numa viatura de combate ligeira de rodas do período pré-guerra e desenhado pela Guy, foi, de inicio equipado com metralhadoras, tornando-o inferior à oposição. Mais tarde, equipado com armamento superior, foi usado no Norte de África, a partir de 1941 e onde quer que as tropas britânicas entrassem em acção.
As versões incluíram uma viatura de comunicações, conhecida por Rear Link e equipada com peça falsa e uma versão antiaérea com uma metralhadora numa montagem especial. Prestou excelente serviço e foi usado por vários exércitos no Extremo Oriente no inicio dos anos 60. Tal como grande parte das viaturas blindadas produzidas no Reino Unido, era robusta, fiável e operacionalmente perfeita.
ASPECTOS Á OBSERVAÇÃO
- Torre com a parte traseira não apoiada.
- Torre com a parte traseira não apoiada.
- Frente da torre ligeiramente inclinada.
- Canhão não excendendo a frente.
- Roda sobressalente à direita.
- 4 rodas e guarda-lamas.
- 1 caixa em cada guarda-lama posterior.
- 2 tampas na parte superior da torre, rectangulares.
- Blindagem da frente muito inclinada.
- 8 chapas no radiador à retaguarda.
PERCURSO EM PORTUGAL
PERCURSO EM PORTUGAL
Exército Português:
Fazia parte do pacote de material fornecido pelo Reino Unido, em 1943, aquando da cedência de bases nos Açores aos aliados e até 12 de Junho de 1944 tinham sido recebidas, em Braço de Prata, 44 viaturas.
O Ministério da Guerra encomendou ao War Office, por ordem de Sua Exma. o Sub Secretário de Estado da Defesa, 48 Auto-Metralhadoras "Humber" destinadas à constituição de 3 esquadrões.
Posteriormente teve o Estado Maior do Exército (Secção de Rearmamento) conhecimento a 7 de Fevereiro de 1944, que a encomenda total tinha sido elevada para 53, sendo 5 destinados à Guarda Nacional Republicana (GNR), os quais deveriam ser fornecidos em Abril.
Sendo, assim em Abril de 1944 foram transferidas 5 viaturas para a GNR, sem prejuizo para a eficiência do Exército, no entanto, este não podia supôr que as viaturas encomendadas pela GNR eram fornecidas em condições diferentes (para melhor), no que respeita à qualidade do material, sobressalentes, natureza e numero de munições, sendo devolvidas ao Exército.
Foram atribuídas ao Regimento
de Lanceiros n.º 1, Regimento de Lanceiros n.º 2,
Regimento de Cavalaria n.º 3, Regimento de Cavalaria n.º 4, Regimento de Cavalaria n.º 7, Escola do Exército, Escola
Pratica de Cavalaria.
No mesmo ano, foram recebidas no Depósito de Material de Poona do
Exército Britânico, mais vinte, destinadas ao Esquadrão de
Autometralhadoras do Grupo de Cavalaria de Torsanzori (Alto Margão, em
Goa. Foram destacados para Angola, Guiné e Moçambique.
Em Junho de 1954, foi enviado um Esquadrão para a Goa (Esquadrão de Reconhecimento 1, 2, 3 e 4), substituindo o Grupo de Cavalaria de Torsanzori e Macau [Esquadrão Motorizado de Macau (1951-1953); Esquadrão Cavalaria Motorizado de Macau (1953-1960); Esquadrão Reconhecimento Macau (1960-1967); Esquadrão Cavalaria 4 (1967-1975)].
Em Junho de 1954, foi enviado um Esquadrão para a Goa (Esquadrão de Reconhecimento 1, 2, 3 e 4), substituindo o Grupo de Cavalaria de Torsanzori e Macau [Esquadrão Motorizado de Macau (1951-1953); Esquadrão Cavalaria Motorizado de Macau (1953-1960); Esquadrão Reconhecimento Macau (1960-1967); Esquadrão Cavalaria 4 (1967-1975)].
MATRICULAS
MG-2141 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2145 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2649 - F133440 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2650 - F133453 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2651 - F133472 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2652 - F133500 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2653 - F133501 - o/c 1943 - wfu 1977 - para Museu do Combatente (Lisboa).
MG-2654 - F133571 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2655 - F133678 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2656 - F133789 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2657 - F133802 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2658 - F133618 - o/c 1943 - wfu 1977 - para Museu Militar de Elvas (restauro APVM).
MG-2659 - F133682 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2660 - F133815 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2661 - F133864 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-2662 - F134051 - o/c 1943 - wfu 1977 - para sucata.
MG-4027 - F133378 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4028 - F133371 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4029 - F133377 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4030 - F133335 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4031 - F133372 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4032 - F133251 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4033 - F133373 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4034 - F133370 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4035 - F133368 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4036 - F133365 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4037 - F133347 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4038 - F133233 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4039 - F133341 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4040 - F133383 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4041 - F133346 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4072 - F117342 - o/c 1943 - para GNR - wfu 1977 - para sucata.
MG-4073 - F117791 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4074 ("Altivo") - F117814 - o/c 1943 - para EE - wfu 1977 - para sucata.
MG-4075 - F117831 - o/c 1943 - para GNR - wfu 1977 - para sucata.
MG-4076 - F117842 - o/c 1943 - para EE - wfu 1977 - para sucata.
MG-4077 - F117876 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4078 - F117878 - o/c 1943 - para GNR - wfu 1977 - para sucata.
MG-4079 - F117896 - o/c 1943 - para EE - wfu 1977 - para sucata.
MG-4080 - F117903 - o/c 1943 - para EE - wfu 1977 - para sucata.
MG-4081 - F117927 - o/c 1943 - para GNR - wfu 1977 - para sucata.
MG-4082 - F117930 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4083 - F117939 - o/c 1943 - para GNR - wfu 1977 - para sucata.
MG-4084 - F117947 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
MG-4085 - F133592 - o/c 1943 - para EE - wfu 1977 - para sucata.
MG-4086 - F117883 - o/c 1943 - para EPC - wfu 1977 - para sucata.
EPC - Escola Practica de Cavalaria
EE - Escola do Exército
Guarda Nacional Republicana:
Prestaram serviço no 2º e 4º Esquadrão do Regimento de Cavalaria de Lisboa.
MATRICULAS
ME-405/GNR B-5 - F117867 - o/c 1945 - wfu 1975 (DGMG) - para sucata.
406/GNR B-6 ("Ave") - F117981 - o/c 1944 - wfu 1975 (DGMG) - para sucata.
414/GNR B-? ("Traquina) - o/c 1945 - wfu 1975 (DGMG) - para sucata.
GNR B-8 - o/c 1945 - wfu xxxx - para sucata.
GNR B-13 ("Ulano") - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
GNR B-16 - o/c 1945 - wfu xxxx - para sucata.
GNR B-18 - o/c 1945 - wfu xxxx - para sucata.
GNR B-20 - o/c 1963 - wfu 1972 (DGMG) - para sucata.
GNR B-21 - o/c 1963 - wfu xxxx - para sucata.
ENTREGAS
1943 - 16 viaturas (1º lote).
1944 - 14 viaturas (2º lote).
ESQUEMA DE PINTURA
Exército Português: O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. Inicialmente, a matrícula foi pintada na chapa frontal sem fundo preto e a letras brancas, alguns anos mais tarde foi retirada dessa posição para o guarda–lamas frontal direito. Na retaguarda, a matricula foi pintada no centro da grelha, com a indicação de velocidade máxima por baixo.
Exército Português: O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. Inicialmente, a matrícula foi pintada na chapa frontal sem fundo preto e a letras brancas, alguns anos mais tarde foi retirada dessa posição para o guarda–lamas frontal direito. Na retaguarda, a matricula foi pintada no centro da grelha, com a indicação de velocidade máxima por baixo.
Guarda Nacional Republicana: O casco, pintado em cinzento escuro, fosco. Na torre, pintado de ambos os lados a branco, composto por duas espadas cruzadas, pelas siglas GNR, por cima das espadas, por baixo desta ficava uma bandeirola com as cores da bandeira nacional, RC (Regimento de Cavalaria) e 2E (2º Esquadrão), do lado das espadas.
O símbolo do 2º Esquadrão ficava na frente, o fundo é branco bordeado a duas faixas azuis. Os escudos eram azuis com círculos brancos.
Era costume darem nomes aos veículos, sendo colocado na frente por debaixo do símbolo, acima descrito. A matricula era pintada no guarda-lamas direito, a branco.
MODELISMO
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=humber+mk.+IV
FONTES
Arquivo Militar do Exercito.
Biblioteca da G.N.R.
COUTINHO, Pereira - "Exército Português - Auto-Metralhadoras (1ª Parte) - Revista da Cavalaria - Janeiro de 2012.
MAIA, Salgueiro, "Anotações para a história dos blindados em Portugal - (4) - Jornal do Exército - Julho 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Outubro/Novembro/Dezembro 1988 e Maio 1989.
Auto de recepção de 16 auto metralhadoras "Humber" (1º lote) e 14 auto metralhadoras "Humber" (2º lote). (Arquivo Histórico Militar)
Humber Mk.IV |
Humber Mk.IV |
Sem comentários:
Enviar um comentário