quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Auto Blindado Lagartas TP12 M113A1/A2 m/1976 a 1990

Quantidade: 260 (duzentos e sessenta).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Kosovo (1999-2001).
Entrada ao serviço: 1976.
Data de abate: activo.
 

DADOS TÉCNICOS
Construtor: United Defense Corporation/Estados Unidos da América.
Guarnição: 1+12 (condutor, apontador e onze elementos).
Motor: 1x Detroit 5063-5299 V6, a gasóleo, com 212 hp de potência às 2.800 rotações.
Dimensões: comprimento 4,86 metros; largura 2,69 metros; altura 2,50 metros; distância ao solo 0,48 metros.
Blindagem: até 44 mm de alumínio.
Peso: vazio 9.702 kg; bruto 11.156 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 64/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,70 metros; vala máxima 1,67 metros; vau máximo anfíbio;  declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 20 %.
Autonomia: 475 km com capacidade de depósito de 360 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 2.000 munições.
Outros Equipamentos: 1x periscópio M19 (condução nocturna infravermelhos); 7x periscópio M17 (condução); 1x posto rádio E/R AN/VRC-12, AN/VRC-46, AN/VRC-47, AN/VRC-62 (conforme missão).

DESENVOLVIMENTO
O M113 resultou de um pedido americano, em meados dos anos 50, de uma viatura de infantaria ligeira, anfíbia e aerotransportável. A produção começou no principio da década de 60, tendo sido construídos, desde então, 70.000 viaturas, exportadas para quase 50 países. A viatura tem sido constantemente actualizada para às exigências dos nossos dias. Por exemplo, as versões iniciais não conferiam qualquer protecção ao atirador, o que foi tido como prioritário na sequência das experiências de combate, no Vietname, Médio Oriente, Norte de África e Extremo Oriente. As diferentes versões incluem transporte de morteiros, posto de comando, artilharia antiaérea e lança-chamas. O M113 vai manter-se no activo no século XXI e provavelmente tornar-se-á a viatura blindada mais construída e utilizada.

PERCURSO EM PORTUGAL
Foram atribuídas à Brigada Mecanizada Independente/Brigada Mecanizada aquartelada em Santa Margarida distribuídas ao Esquadrão de Reconhecimento, Grupo de Carros de Combate, ao 1º e 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado e à Companhia de Engenharia, assim como à Escola Prática de Infantaria e Cavalaria.
No Kosovo foram destacadas 10 viaturas, sendo utilizadas pelo Agrupamento DELTA da Brigada Mecanizada Independente integrada na Brigada Multinacional do Oeste.
Pelo despacho 1484/2020 de 16 de janeiro foram abatidos para alienação por via de desmilitarização, desmantelamento e recolha com destino a sucata nove carros. 
No 3º trimestre de 2022, Portugal cedeu, como ajuda militar, catorze carros da versão A1 à Ucrânia.
No 1º trimestre de 2023, Portugal cedeu, como ajuda militar, catorze carros da versão A1 à Ucrânia.
No 2º trimestre de 2023, Portugal vai ceder, como ajuda militar, três carros da versão Auto-Maca à Ucrânia.
 
MATRICULAS
MX-02-38 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-06-55 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-16-26 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-27-40 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-36-11 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-41-42 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-41-44 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-43-01 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-43-02 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx.
MX-43-05 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-43-07 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-51-07 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-51-96 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-60-59 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-60-67 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-60-87 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-60-95 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-61-03 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-61-30 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-61-63 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-67-49 (CSR) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-72-71 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-06 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-17 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-18 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-19 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-20 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
MX-75-21 (APC) - c/n - prev. s/n - o/c 1976 - wfu xxxx -
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
 
VERSÕES
- Auto Maca Blindado M113A1 m/1976: estas viaturas estão atribuídas ao Esquadrão de Reconhecimento e ao Esquadrão de Comando e Serviços do Grupo de Carros de Combate e ao 1º e 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado e tem capacidade para transportar quatro macas no interior, duas de cada lado da viatura.
Exteriormente, não existem quaisquer diferenças, quando comparadas com a versão de transporte de pessoal, sendo apenas reconhecidas pela pintura, pois têm retângulos brancos com cruzes vermelhas pintadas à frente, em ambos os laterais, na traseira, na porta pequena e na parte superior da viatura.
Nesta versão, não é utilizada a metralhadora habitualmente montada na cúpula do chefe da viatura.
- Auto Blindado Lagarta M113A1 CSR 10,6 cm m/1976: estas viaturas tinham uma peça sem recuo M40A1 de 106 mm, montado na parte superior da viatura, do lado direito. O carregamento e o disparo eram efectuados do compartimento traseiro da viatura, onde eram transportadas as munições para a peça. Era, na realidade um M113A1 ao qual foi adaptado uma peça sem recuo 106 mm M40A1 m/1956.
- Auto Blindado Lagarta TP12 M113A2 m/1982 Lança Misseis TOW: estas viaturas tinham um lançador de misseis TOW, montado na parte superior da viatura, do lado direito. O carregamento e o disparo eram efectuados do compartimento traseiro da viatura, onde eram transportadas as munições para o lançador. Era, na realidade um M113A1 ao qual foi adaptado um lançador de míssil TOW.
 
ENTREGAS
Julho de 1976 - 20 carros versão A1 (E.U.A.);
Dezembro de 1977 - 80 carros versão A1 (E.U.A.);
Junho de 1987 - 06 carros versão A1 (E.U.A.);
Abril de 1993 - 104 carros versão A1 (Holanda);
1993 - 50 carros versão G (Alemanha);
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco, mas muitos deles variam de tonalidade devido a diversos factores. Entre estes salientamos o facto de que muitas destas viaturas foram colocadas em serviço com a pintura original do país que as forneceu. Outras foram pintadas, posteriormente, em pequenos lotes, e com diferentes tons de verde e no seu conjunto todas estão sujeitas aos efeitos da meteorologia, tais como exposição ao sol e à chuva que provocam um forte desgaste na pintura. 
As matrículas e os números de identificação das viaturas estão pintadas consoante as unidades a que estejam atribuídas e têm variado ao longo do tempo desde a formação da 1ª Brigada Mista Independente. Actualmente, existem viaturas com números e matriculas a branco sobre a pintura verde, viaturas com números pretos e matriculas brancas e ambas pintados de preto. Assim, é conveniente a consulta de fotografias para a escolha da viatura a reproduzir.
Consoante as unidades a que estão atribuídas também variam os símbolos táctitos e os símbolos das respectivas unidades.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m113

FONTES
MAIA, Salgueiro, Anotações para a história dos blindados em Portugal - (10), Jornal do Exército, Janeiro 1983.
Ficha de Material nº 12220.2350.05 do Exército Português.
COSTA, Luís, Jornal do Exercito (Secção Modelismo) - Março/Abril de 1995 (AMB).
COSTA, Luís, Jornal do Exercito (Secção Modelismo) - Dezembro de 1995 (CSR).
COSTA, Luís, Jornal do Exercito (Secção Modelismo) - Outubro/Novembro/Dezembro de 1994 e Janeiro 1995 (APC).



M113A1
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