Quantidade: 24 (vinte e quatro).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1981.
Data de abate: activo.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1981.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: FMC Corporation/Estados Unidos da América.
Guarnição: 1 + 3 (condutor e três elementos).
Motor: 1x Detroit 6V-53 V6, a gasóleo, com 212 hp de potência às 2.800 rotações.
Dimensões: comprimento 5,89 metros; largura 2,69 metros; altura 2,68 metros; distância ao solo 0,48 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 7.439 kg; bruto 12.880 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 64/40/25 km/h; obstáculo vertical 0,61 metros; vau máximo 1,00 metro; vala máxima 1,68 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 483 km com capacidade de depósito de 397 litros.
Armamento: n/a.
Outros Equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O M548 foi desenvolvido em resultado de um pedido do Corpo de Transmissões do Exercito dos EUA para uma viatura de lagartas para transporte de equipamento especializado. Usando muitos componentes automóveis da viatura blindada de transporte pessoal M113, foi projectada para transportar carga todo-o-terreno, puxar reboques ou artilharia. O M548 era totalmente anfíbia, propulsionada na água pelas lagartas e estava equipado com visão nocturna de infravermelhos. O M548 foi usado em muitas viaturas especializadas incluindo o lança-foguetes Vought Lance, viatura radar, colocação de minas, peça auto-propulsionada antiaérea de 35 mm, rebenta minas e pronto-socorro. Mais de uma dúzia de países usam versões baseadas na base de rodagem do M548.
DESENVOLVIMENTO
O M548 foi desenvolvido em resultado de um pedido do Corpo de Transmissões do Exercito dos EUA para uma viatura de lagartas para transporte de equipamento especializado. Usando muitos componentes automóveis da viatura blindada de transporte pessoal M113, foi projectada para transportar carga todo-o-terreno, puxar reboques ou artilharia. O M548 era totalmente anfíbia, propulsionada na água pelas lagartas e estava equipado com visão nocturna de infravermelhos. O M548 foi usado em muitas viaturas especializadas incluindo o lança-foguetes Vought Lance, viatura radar, colocação de minas, peça auto-propulsionada antiaérea de 35 mm, rebenta minas e pronto-socorro. Mais de uma dúzia de países usam versões baseadas na base de rodagem do M548.
PERCURSO EM PORTUGAL
Estão ao serviço na Brigada Mecanizada (Regimento de Cavalaria n. º 4), estando previamente atribuídas à 4ª Bateria do Grupo de Artilharia de Campanha da 1º Brigada Mista Independente.
Pelo despacho 1484/2020 de 16 de janeiro foi abatido para alienação por via de desmilitarização, desmantelamento e recolha com destino a sucata um carro.
MATRICULAS
MX-03-77 - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-07-58 - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-21-79 - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-65-93 - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu xxxx -
MX-65-95 - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu xxxx -
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
ENTREGAS
1981 - 06 viaturas
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. Os símbolos do Grupo de Artilharia de Campanha, pintados a branco ou preto nas portas laterais.
MODELISMO
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m548
FONTES
Ficha de Material n.º 54/VIAT do Exercito Português.
COSTA, Luís, Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março/Abril/Maio 1997.
M548 |
M548 |
Sem comentários:
Enviar um comentário