segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Obus Auto Propulsionado Lagarta (Diesel) 155 mm M109A2/A5 m/1981-2002

Quantidade: 6 (versão A2) e 18 (versão A5).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1981 (versão A2) e 2002 (versão A5).
Data de abate: 2002 (versão A2) e activo (versão A5).
 

DADOS TÉCNICOS (A2)
Construtor: Estados Unidos da América.
Tripulação: 6 (chefe de carro, condutor e quatro artilheiros).
Motor: 1x General Motors 8V-71T V8, a gasóleo, com 405 hp de potência às 2.300 rotações.
Dimensões: comprimento 6,19 metros; largura 3,15 metros; altura 2,80 metros; distância ao solo 0,46 metros.
Blindagem: 318 mm de alumínio.
Peso: vazio 21.110 kg; bruto 24.948 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 56/45/25 km/h; obstáculo vertical 0,53 metros; vau máximo 1,14 metros; vala máxima 1,83 metros; declive máximo 60%; inclinação lateral máxima 40%.
Autonomia: 349 km com capacidade de depósito de 511 litros.
Armamento: 1x peça obus M185/39 de 15,5 cm com 28 munições (A2); 1x peça obus M284/39 de 15,5 cm com 39 munições (A5); 1x metralhadora Browning M2HB (AA) de 12,7 mm com 500 munições. 
Outros equipamentos: 1x telescópio panorâmico M117A2 p/tiro indirecto; 1x telescópio M118CA1 p/tiro directo; dispositivo de alinhamento M140; 1x quadrante de controlo de tiro M15; 1x quadrante apontador M1A1; sistema de protecção nuclear, química e biológica.
Histórico: entrou ao serviço do Exército Americano em 1963. Usado por Alemanha, Arabia Saudita, Austria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Etiopia, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Irão, Israel, Itália, Jordania, Kuwait, Libia, Marrocos, Noruega, Paquistão, Portugal, Suiça, Tunisia, Turquia e Vietname do Sul.

DESENVOLVIMENTO
O M109 foi pensado no seguimento de um pedido, em 1952, de um obus auto-propulsionado para substituir o M44. A primeira produção de viaturas ficou pronta em 1962 e resistiu a numerosas adaptações e actualizações, que o tornaram no obus mais utilizado do Mundo.
Entrou em acção na Guerra do Vietname, nas Guerras Israelo-árabes, na Guerra Irão-Iraque, na Guerra do Golfo, tendo sido exportado para mais de trinta países.
Tem capacidade anfíbia e dispara uma variedade de munições, incluindo nucleares, hoje mais de 7.000 exemplares são utilizados em todo o Mundo, passando por inúmeras modificações, incluindo uma nova instalação para a peça, nova torre, controlo de tiro automático, blindagem reforçada e melhorada.
O condutor está sentado na frente, à esquerda, com o compartomento do motor à sua direita, com a torre e obus na traseira. A torre tem rotação a 360º e a peça tem elevação de -3º a + 75º. As munições são do tipo carga separada sendo disparadas as seguintes: granada explosiva M107 TNT (alcance máximo de 18.100 km), granada iluminação M485A3, granada fumo M116A1 HC, carga de tiro M3A1 e M4A2.

PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1980 deu-se início ao processo aquisitivo, em que a natureza mista da 1.ª BMI, numa combinação mecanizada e motorizada, foi decisiva na opção por obuses AP. Deste modo, em 1981 procedeu-se à aquisição aos EUA de seis obuses M109A2 e respetivas viaturas de transporte de munições M548, com a finalidade de se constituir uma quarta BBF, passando também deste modo o GAC a assumir uma estrutura quaternária, no sentido de aumentar a sua capacidade de apoio de fogos às Unidades de manobra da Brigada.
Deu-se então início ao levantamento da 4.ª Bateria, procedendo-se à receção dos seis obuses AP M109A2, seis M548 e de um M577 PCT. Na sequência da receção dos obuses e para teste dos mesmos, a primeira sessão de fogos reais viria a ser realizada a 15 de outubro desse ano. Ainda no decorrer de 1981 viria a ser ministrado, de 26 de outubro a 4 de dezembro, o primeiro Turno de Instrução na 4.ª Bateria, com a finalidade de formar os primeiros Condutores e Serventes de Campanha 15.5 AP.
Em 1987, o GAC participou pela primeira vez com Forças (sem ser somente elementos do Comando e Estado-Maior) num exercício internacional, no DISPLAY DETERMINATION (DD), realizado em Itália de 12 a 30 de setembro, com um efetivo verdadeiramente significativo, sendo que dos cerca de 400 militares projetados pela 1.ª BMI, 59 eram do GAC. Estes faziam parte do Comando, Estado-Maior e da 4.ª Bateria, num total de 15 Oficiais, 13 Sargentos e 31 Praças. A projeção foi efetuada por via férrea, mas no caso do GAC só do seu pessoal, não incluindo os seus obuses (projetados somente VBTP M113 e CC M48).
Em 1989, o GAC voltaria novamente ao norte de Itália para participar em mais uma edição do DD. 
Em 1994, a 1.ª BMI passou a designar-se por Brigada Mecanizada Independente (BMI), na sequência do processo de reorganização e reequipamento que visava a total mecanização de todas as suas Unidades. O GAC 5 também viria a fazer parte desta reorganização do EP, passando a ser constituído por três Baterias, de acordo com a própria constituição ternária da BMI, e a 4.ª Bateria assumiu a designação de 2.ª BBF.
No início de 2000, após vinte anos de utilização, urgia a substituição dos seis obuses M109A2, em função do seu contínuo estado de degradação, impedindo inclusive a sua reparação, pelos custos associados, os quais quase equivaliam à aquisição de novos obuses. Para esse efeito, a 9 de abril de 1998, o Exército fez deslocar aos EUA um Oficial do GAC, no sentido de identificar obuses M109 A2/A3 que melhor se adaptariam a um upgrade para a versão M109A5, no sentido de permitir avaliar da eventual vantagem de substituição dos A2 por esta versão.
Em 2001 viria, então, a ser tomada a decisão de substituição dos A2 pela versão A5, através de créditos de Foreign Military Sales, decorrentes de uma relação bilateral que, neste domínio, se vinha desenvolvendo com os EUA e do acordo de defesa estabelecido com este aliado. Deste modo, foram primeiramente adquiridos 14 obuses, que chegaram a Portugal em dezembro de 2001, sendo 12 entregues ao GAC e dois à Escola Prática de Artilharia (EPA).
Com a chegada destes obuses a 1.ª BBF foi reativada e procedeu-se à substituição dos obuses A2 que equipavam a 2.ª BBF. Todavia, a total mecanização do GAC só viria a ser concluída a 22 de janeiro de 2007, com a receção de mais quatro obuses provenientes dos EUA e com a transferência para o GAC dos dois que se encontravam na EPA.
 
MATRICULAS
MX-01-74 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - armazenado Santa Margarida.
MX-01-75 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - exposto Santa Margarida.
MX-01-76 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - armazenado Santa Margarida.
MX-01-77 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - armazenado Santa Margarida.
MX-01-78 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - armazenado Santa Margarida.
MX-01-79 (A2) - c/n - prev. s/n - o/c 1981 - wfu 2002 - armazenado Santa Margarida.
MX-20-60 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx -
MX-20-64 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx - 
MX-20-73 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx - 
MX-20-75 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx - 
MX-21-08 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx - 
MX-21-26 (A5) - c/n - prev. s/n - o/c 2002 - wfu xxxx -  
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use 
 
ENTREGAS
1981 - 06 carros (A2).
2002 - 14 carros (A5).
2007 - 04 carros (A5).
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. Ficando a matrícula, à frente, a meio da chapa frontal, em letras e números pretos sobre a pintura e atrás fica no guarda-lamas esquerdo; em cada lateral, pintado a preto está o símbolo do GAC, que consiste em dois canhões cruzados com as letras GAC em cima e 1ª BMI em baixo.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M109
 
FONTES
MAIA, Salgueiro, Anotações para a história dos blindados em Portugal - (10) - Jornal do Exército - Janeiro 1983.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Setembro/Outubro 1996.
Revista de Artilharia n.º 1139 - Julho a Setembro de 2020.
FOSS, Christopher F - Jane´s Tanks and Combat Vehicles Recognition Guide - Harper Collins - 2002.
Ficha de Material do Exército Português nº 12220.2350.10 - Viaturas e 48220.1025.02 - Armamento (M109A2).


M109A5

M109A5

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