sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Carro Combate 27 ton. 5,7 cm Centaur Mk. I m/1946

Quantidade: 48 (quarenta e oito).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1946.
Data de abate: 1957.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Leyland Motors/Reino Unido.
Tripulação: 5 (chefe de carro, condutor, municiador, apontador e metralhador).
Motor: 1x Nuffield Liberty V12 Mk. V, a gasolina, com 395 hp de potência às 1.700 rotações.
Dimensões: comprimento 6,60 metros; largura 2,90 metros; altura 2,36 metros; distância ao solo 0,38 metros.
Blindagem: 15 a 76 mm de aço.
Peso: vazio xx.xxx kg; bruto 27.000 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 45/35/25 km/h; obstáculo vertical 0,95 metros; vau máximo 1,10 metros; vala máxima 2,35 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 200 km com capacidade de depósito de 545 litros.
Armamento: 1x peça QF de 5,7 cm com 74 munições; 2x metralhadora BESA de 7,92 mm (coaxial e proa) com 5.500 munições; 1x lança-granadas de fumos de 5 cm com 30 munições; 1x pistola-metralhadora Sten de 9 mm com 160 munições e 12 granadas de mão defensivas.
Outros equipamentos: sistema de pontaria de luneta; periscópio para chefe de carro, municiador, condutor e metralhador; 1x projector de luz branca; 1x extintor portátil; 1x posto de rádio E/R P19.

DESENVOLVIMENTO
O carro de combate Cromwell (A27), foi uma da série de carros de combate cruzadores colocados em campo pela Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial. Baptizado em homenagem ao líder da Guerra Civil inglesa Oliver Cromwell, o Cromwell foi o primeiro tanque colocado em serviço pelos britânicos para combinar a alta velocidade de um motor poderoso e confiável (o Rolls-Royce Meteor) e uma blindagem razoável. A peça de alta velocidade de duplo propósito pretendido não pôde ser encaixado na torre e a peça de dupla finalidade de média velocidade encaixado provou ser inadequada. Uma versão melhorada com uma peça de alta velocidade tornou-se o carro de combate Comet.
O nome "Cromwell" foi inicialmente aplicado a três veículos durante o desenvolvimento. O desenvolvimento inicial de Cromwell levou à criação do Cavalier (A24). O desenvolvimento posterior de Cromwell levou à criação do carro de combate Centaur (A27L). O carro Centaur estava intimamente relacionado ao Cromwell, ambos os veículos sendo externamente semelhantes. Os carros Cromwell e Centaur diferiam no motor usado; o Centaur tinha o motor Liberty de 410 hp, o Cromwell tinha o Meteor de 600 hp significativamente mais potente.
O Cromwell entrou em acção pela primeira vez na Batalha da Normandia em junho de 1944. Este equipou os regimentos blindados de reconhecimento do Royal Armored Corps, na 7ª Divisão Blindada, 11ª Divisão Blindada e na Divisão Blindada de Guardas. Os Centaur não foram usados ​​em combate, exceto aqueles equipados com um obuseiro de 95 mm, que foram usados ​​para apoiar os Royal Marines durante a invasão anfíbia da Normandia.

PERCURSO EM PORTUGAL 
Em 1943, face aos acordos estabelecidos entre Portugal e o Reino Unido para a cedência da Base das Lajes, foi o Exército Português contemplados com diversos lotes de material, posteriormente, em 1946, foi adquirido mais uns lotes de material de guerra, sendo incluindo estes carros de combate médios sendo fornecidos dois tipos de carros, um com peça de cano curto (43 calibres) e outro de cano longo (50 calibres).
Prestaram serviço no Regimento de Cavalaria n.º 3, Regimento de Cavalaria n.º 4, Regimento de Cavalaria n.º 7 e Escola Prática de Cavalaria.
Actualmente, existem alguns exemplares conservados em unidades militares, como é o caso da Academia Militar da Amadora que possui dois exemplares na parada. A Escola Practica de Cavalaria possui dois exemplares no Museu, o Regimento de Cavalaria n. 4 e o Regimento de Lanceiros n.º 2 possuem um cada.
Em 2013, a Escola Practica de Cavalaria cedeu um exemplar para o Muzeum Broni Pancernej CSWL, na Polónia.
 
MATRICULAS
MG-5523 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5524 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5525 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5529 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5532 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5534 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5535 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5536 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5537 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5538 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5541 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5545 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5550 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5551 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5552 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5553 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5556 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5558 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5565 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5566 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5567 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5568 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5569 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5570 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5573 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5576 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
MG-5578 - c/n - prev. s/n - o/c 1946 - wfu 1957 - para sucata.
 
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use
 
ENTREGAS
(em construção)
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Centaur*
 
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português Carros de Combate (1ª Parte) - Revista da Cavalaria - Setembro - Dezembro 2012.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (3/4) - Jornal do Exército, Junho/Julho 1982.
COSTA, Luís - Jornal do Modelismo (Secção Modelismo) - Maio/Junho1988.

Centaur Mk.I
 
Centaur Mk.I

Sem comentários:

Enviar um comentário

Auto Maca 2M Nissan D 4x2 Mf/1992 Trade 2.8

Quantidade: xx (xxxxx). Utilizador: Exercito Português. Comissões: n/a . Ent rada ao serviço: 1992. Data de abate: 2022.   DADOS TÉCN...