Quantidade: 61 (sessenta e uma).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 2024.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: RMMV/Alemanha.
Tripulação: xxxxxx.
Motor: 1x xxxxxxxxx, gasóleo, com 440 hp de potência às x.xxxx rotações.
Dimensões:
comprimento x,xx metros; largura x,xx metros; altura x,xx metros; distância ao
solo x,xx metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio x.xxx kg; bruto x.xxx kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo x.xx metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: xxx
km com capacidade de depósito de xxx litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: x.xxx kg.
Outros equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O MAN TGS 26.440 6x6 é um modelo de caminhão pesado da MAN Truck & Bus, uma das principais fabricantes de veículos comerciais e pesados no mundo. A série TGS
da MAN é amplamente utilizada para aplicações pesadas, incluindo
transporte, construção, logística e operações militares, devido à sua
robustez, desempenho e capacidade de adaptação a diferentes tipos de
terreno e condições.
PERCURSO EM PORTUGAL
Pelo
despacho 10950/2020, foi lançado o concurso através da NSPA, para a
compra de um numero indeterminado de viaturas tácticas médias para o
exército português, conforme proposta nº B0054/2020 do Comando de
Logistica do Exército, bem como a respectiva despesa até ao montante
máximo de 19.631.000,00 € (dezanove milhões seiscentos e trinta e um mil
euros).
Após
o necessário periodo de lançamento de procedimento para o mercado,
analise das propostas recebidas e pré selecção dos concorrentes face ao
cumprimento dos requisitos técnicos foi seleccionada a empresa espanhola
Technology and Security Developments (TSD) e foi assinado um contrato
entre a NSPA e a TSD para este procedimento.
Entre
2024 e 2026, serão entregues as viaturas (4x4 e 6x6), com diferentes
aplicações no chassis (transporte de carga, transporte de pessoal, grua e
camiões-cisterna).
A Brigada Mecanizada (BrigMec), força pesada e decisiva do
Exército Português, continua a receber Viaturas Táticas Médias do tipo
MAN, viaturas modernas, robustas, com maior capacidade de emprego,
correspondendo a requisitos operacionais cada vez mais exigentes,
contribuindo para o fortalecimento das suas capacidades de apoio
logístico e operacionais, numa organização de alto desempenho.
Estas VTM MAN 6X6, vão equipar o Batalhão de Apoio de Serviços da Brigada Mecanizada, Batalhão que garante o apoio logístico a todas as Unidades da BrigMec, e se constitui também como Unidade Mobilizadora do Combat Susteinment Support Battalion do European Union Battlegroup 25-2/26-1, aumentando a sua capacidade de carga e transporte, e naturalmente contribuirá para um apoio logístico eficaz para vencer e para uma força de defesa altamente capaz e pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
Estas VTM MAN 6X6, vão equipar o Batalhão de Apoio de Serviços da Brigada Mecanizada, Batalhão que garante o apoio logístico a todas as Unidades da BrigMec, e se constitui também como Unidade Mobilizadora do Combat Susteinment Support Battalion do European Union Battlegroup 25-2/26-1, aumentando a sua capacidade de carga e transporte, e naturalmente contribuirá para um apoio logístico eficaz para vencer e para uma força de defesa altamente capaz e pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro.
O Comando da Logística entregou cinco viaturas MAN 6x6, na versão transportes gerais, ao Regimento de Transportes, consolidando a modernização dos meios que sustentam o cumprimento das missões.
Estas viaturas somam-se às quatro VTM MAN 6x6 versão Grua já em operação, fortalecendo um parque automóvel mais eficiente e alinhado com as exigências atuais.
Este reforço eleva a prontidão e a capacidade de projeção da Companhia de Transportes, assegurando maior eficácia na resposta a diferentes missões no âmbito do Encargo Operacional.
MATRICULAS
MX-90-69 - oc 2024 - wfu.
MX-90-70 - oc 2024 - wfu.
MX-90-71 - oc 2024 - wfu.
MX-90-72 - oc 2024 - wfu.
MX-90-73 - oc 2024 - wfu.
MX-91-74 - oc 2024 - wfu.
MX-91-75 - oc 2024 - wfu.
MX-91-76 - oc 2024 - wfu.
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco
(FS24079) ou (RAL840R 6014). A viatura deverá ter escrito na tampa do
depósito de combustível, a preto, a palavra "Diesel" ou um "D", ainda
uma indicação, a preto, com letras de 15 mm junto ao depósito com a
seguinte indicação: "ATENÇÃO - DIESEL - NÃO ENCHER ESTE DEPÓSITO COMPLETAMENTE".
Indicação
da pressão dos pneus, escrita a preto, nos guarda lamas (na vertical ao
eixo da roda), com letras de 1 a 2 cm, com indicação da pressão minima e
máxima (2.0/2.2 bar).VERSÕES
41x VTM Auto Transporte Geral modelo 1 (cabina não blindada) 6x6.
13x VTM Auto Transporte Geral modelo 2 (cabina blindada) 6x6.
16x VTM Auto Transporte Geral c/Guindastre modelo 2 (cabina não blindada) 6x6.
4x VTM Auto Transporte Geral c/Grua modelo 2 (cabina não blindada) 6x6.
4x VTM Auto Cisterna Água 6.000 L modelo 2 (cabina não blindada) 6x6.
MODELISMO
Não há modelo disponivel no mercado.
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FONTE
Relatório de Execução da LPM 2020 - Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Relatório de Execução da LPM 2021 - Direcção Geral de Recursos da Defesa Nacional.
Jornal do Exercito nº 728 - Abril 2023.
Facebook do Exército Português - https://www.facebook.com/ExercitoPortuguesPRT.
NATO Statement of Work (SOW) Issue Revision 1.3.
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