Quantidade: xx (xxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: xxxx.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: AM General/Estados Unidos da América.
Tripulação: x (xxxxx).
Motor: 1x xxxxxx.
Dimensões: comprimento 7,40 metros; largura 2,40 metros; altura 1,30 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: (tramo intermédio) 5.400 kg; (tramo rampa) 5.300 kg.
Possibilidades: comprimento ponte (s/tramo intermédio) 9,10 metros; (c/tramo intermédio) 10,30 metros; altura 3,40 metros.
Autonomia: xxxxxxxx.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: xxxxxxx.
Outros equipamentos: xxxxxx.
DESENVOLVIMENTO
A Ponte Flutuante Ribbon
é um sistema de meios que permite, a transposição de cursos de água de
viaturas e pessoal. É distinguida pela sua rápida montagem, o que a
torna bastante eficaz nas operações militares, sendo empregue como Ponte
Flutuante ou como Trens de Navegação.
A
Ponte Flutuante Ribbon foi dimensionada para Classe de Carga 60 e com
uma faixa de rodagem de 3,70 metros de largura.
É constituída por: 10 tramos intermédios, 6 tramos rampa, 6 barcos Schottel e 1 viatura 7 ton. MAN 4520 6x6 FSB p/transporte da colecção da montagem.
Do completo faz parte uma viatura de transporte de tramos que pesa 11 toneladas e capacidade de carga de 7 toneladas, enquanto que a viatura de transporte de carga, embora idêntica à anterior, não dispõe de cábrea hidraulica, assim como o barco de montagem de pontes que pesa 4,6 toneladas e é propulsionado por um motor de 250 hp, a gasóleo, impulsionando duas hélices, desenvolvendo uma velocidade de 12 nós. A sua guarnição é de dois elementos, para o seu transporte existe um atrelado com um peso de 3,6 toneladas e capacidade de carga de 5 toneladas.
Para a sua montagem dispõe-se de uma colecção constituida por diversos acessórios que permite realizar a ligação dos tramos.
O
sistema Ribbon empregue como Ponte Flutuante, permite a travessia com
recurso a ancoragens em ambas as margens e com o apoio dos barcos de
manobra, evitando que a corrente do curso de água desloque a ponte.
Na
versão de trem de navegação, o sistema Ribbon permite realizar a
travessia de vãos de grandes distâncias para os quais como ponte não tem
capacidade.
PERCURSO EM PORTUGAL
Inicialmente atribuida ao Pelotão de Pontes da Companhia de Engenharia da 1ª Brigada Mista Independente, actualmente equipa a Companhia de Pontes do Regimento de Engenharia nº 1 no Pelotão de Apoios Flutuantes, em Tancos.
MATRICULAS (MAN 4520)
MX-02-40
MX-02-47
MX-02-46
MX-02-50
MX-02-54
MX-02-55
MX-02-56
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco.
Consoante as unidades a que estão atribuídas, têm as designações
pintadas a cor branca nas portas.
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FONTES
Jornal do Exército, Fevereiro de 1983, pagina 21 .
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