domingo, 8 de outubro de 2023

Viatura Táctica 4x4 Unimog 404

Quantidade: 1.500 (mil e quinhentas).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (1961-1975); Guiné (1963-1974); Moçambique (1964-1974).
Entrada ao serviço: 1958.
Data de abate: 1990.


DADOS TÉCNICOS
Construtor: Mercedes-Benz/Alemanha.
Tripulação: 1 + 1 (Auto Maca); 1 + 12 (Auto TG).
Motor: 1x Mercedes-Benz M181, a gasolina, com 90 hp de potência às 4.650 rotações.
Dimensões: comprimento 5,00 metros; largura 2,14 metros; altura (TG/AM) 2,24/2,74 metros; distância ao solo 0,41 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 3.150 kg; bruto 4.750 kg.
Possibilidades: velocidade máxima 80 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,80 metros; vala máxima 0,50 metros; rampa máxima 80 %; inclinação lateral máxima xx %.
Autonomia: 720 km com capacidade de depósito de 120 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga (estrada/TT): 1.600/1.600 kg. 
Outros equipamentos: n/a.

DESENVOLVIMENTO
A  UNIMOG (Universal Motor Gerat), projecto da Daimler-Benz, tem origem alemã e surge como veiculo agricola depois da Segunda Guerra Mundial, com um protótipo a gasolina em 1946.
As primeiras viaturas Unimog 411, foram apresentadas ao público em 1948, mas a sua produção só teve inicio em 1951, altura em que os aliados autorizam a sua comercialização para o estrangeiro, com a produção a ser efectuada na fábrica da Daimler-Benz, na cidade de Gaggenau.
Apesar de ser uma viatura de transporte de carga, as versões utilizadas pelo Exército Português possuem a possibilidade de acoplar bancos rebatíveis na caixa de carga possibilitando o transporte ocasional de pessoal. As primeiras versões do UNIMOG utilizados pelo Exército Português foram empregues durante a Guerra Colonial onde eram utilizadas quer no transporte de materiais, quer no transporte de tropas.​
Depois de algumas modificações, a viatura U1300L, foi escolhida para responder a um pedido do exército da Alemanha Ocidental de 17.000 camiões militares a serem entregues entre 1978 e 1989. Uma viatura versátil usada como ambulância, transporte de munições e na montagem de pontes. Muitas estão equipadas com guinchos e o chassis tem sido usado como base de uma viatura blindada de transporte de pessoal (UR416). 
 
PERCURSO EM PORTUGAL
O Exército Português adotou o Unimog 404 durante a década de 1960, e ele se manteve em serviço até os anos 1980 e até o início dos anos 90, dependendo da unidade. Durante esse tempo, o veículo foi utilizado em várias funções:
Missões de transporte e logística: O Unimog 404 era ideal para transportar materiais e pessoal em terrenos acidentados, como em operações nas serras e regiões mais remotas de Portugal e nas ex-colônias africanas.
Missões no Ultramar: Durante a Guerra Colonial Portuguesa (1961-1974), o Unimog 404 foi utilizado em várias missões no Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. A sua capacidade de operar em locais de difícil acesso fez dele uma ferramenta indispensável para as tropas portuguesas.
Além do transporte de tropas e material,  foi utilizado também em funções de apoio de combate, servindo como base para o transporte de armamento e munição, e até como veículo de socorro.
Embora tenha sido desativado das unidades operacionais regulares do Exército Português em meados da década de 1990, ele ainda é usado por algumas unidades de manutenção e apoio, como por exemplo para fins de treino ou para missões especiais que exigem um veículo de tração nas quatro rodas.
Além da versão básica, o Exército Português modificou algumas unidades para outras funções, como ambulância, oficina móvel, veículo de comunicação e até como veículo de comando em algumas missões.
Com o tempo, foi substituído por modelos mais modernos e com melhores características, como o Unimog U1300 e outros veículos especializados, que ofereciam maior conforto e tecnologia, além de melhor desempenho. Porém, ainda existem unidades do Unimog 404 em posse de colecionadores ou até em museus de história militar.
  
MATRICULAS
MG-19-68 (TG) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Associação Portuguesa de Veiculos Militares.
MX-17-57 (TG) - o/c xxxx - wfu xxxx - 
MX-28-85 (TG)o/c xxxx - wfu xxxx - 
MX-78-83 (TG) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MX-41-59 (AM) - o/c xxxx - wfu xxxx - para sucata.
MX-41-68 (AM) - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
 
VERSÕES
Auto Maca 2M UNIMOG 24V 4x4 MF/1958/1979 404.114 RFA (Ficha do Exército).
Auto TG 1,5 ton. TP13 UNIMOG S 4x4 MA/1969 404.113 (Ficha do Exército).
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco. Consoante as unidades a que estavam atribuídas, tinham designações pintadas a cor branca nas portas.
No caso das viaturas que se encontravam atribuídas a unidades em Portugal, estas designações eram constituídas pelas letras "Exerc. Port.", seguidas das letras que designavam a região militar a que a unidade pertencia e depois as letras com as iniciais da unidade.
 
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=unimog+404*
 
FONTE
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Fevereiro 1996. (U404 AMB) 
https://patrimonioweb.exercito.pt/ficha.aspx?t=o&id=6970.

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