sexta-feira, 3 de março de 2023

Auto TG 3 ton. 15 Bravia Leopardo 6x6 m/1971

Quantidade: 10 (dez).
Utilizador: Exército Português; B.V. do Sousel; B.V. de São Brás de Alportel; B.V. de Aguda; B.V. de Alvito.
Comissões: Angola; Guiné.
Entrada ao serviço: 1973.
Data de abate: 1983.


DADOS TÉCNICOS
Construtor: BRAVIA (Portugal).
Tipo: viatura táctica de transporte de pessoal (M30).
Guarnição: 1 + 14 (condutor e catorze elementos).
Motor: 1x Dodge Modelo 318-3, a gasolina, com 212 hp às 4.000 rotações ou 1x Perkins 6-354-2, a gasóleo, com 131 hp de potência às 2.800 rotações.
Dimensões: comprimento 7,06 metros; largura 2,36 metros; altura 2,56 metros; distância ao solo 0,28 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 6.200 kg; bruto 12.300 kg.
Possibilidades: velocidade máxima (gasolina/gasóleo) 120/100 km/h; obstáculo vertical 0,40 metros; vau máximo 1,00 metros; vala máxima 0,xx metros; rampa máxima 70 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: (gasolina/gasóleo) 1.000/1.750 km com capacidade de depósito de 300 litros.
Armamento: metralhadora quadrupla de 12,7 mm; metralhadora de 20 mm; morteiro de qualquer calibre entre 60 a 120 mm; canhão anticarro s/recuo de 57 a 106 mm; bateria de foguetes (opcional).
Capacidade de carga: (estrada/TT) 6.000/3.000 kg.
Capacidade de carga rebocável: (estrada/TT) 3.000/2.500 kg.
Outros equipamentos: 1x guincho frontal (opcional); 1x posto de rádio E/R de qualquer tipo (opcional). 
 
DESENVOLVIMENTO
Construção tipo militar, com braçadeiras com ligação ao quadro, estrutura metálica chapeada a chapa de ferro. Na cabina, o banco de costas corrido, capotas revestidas de lona militar.
Os bancos da caixa de carga tanto podem ser laterais, removiveis apoiados aos taipais da caixa como servindo de banco costas contra costas, situando na parte central do leito da caixa de carga.
No mesmo chassis, podem montar-se diferentes caixas de carga para fins diversos, a saber: viatura basculante (M31); autotanque de combustível (M32); autotanque de água (M33); auto abatecedor de combustível para foguetes (M34); viatura de transporte de misseis (M35); viatura tractor de transporte de material de artilharia (M36); viatura pronto socorro (M37); viatura oficina (M38); viatura contra incêndios (M39).
 
PERCURSO EM PORTUGAL
Em 1971, a BRAVIA cede, sem custos, ao Secretariado Geral da Defesa Nacional um Leopardo para testes operacionais, este roda 10.000 quilometros com uma avaliação genericamente positiva. 
Em 1973, dez são entregues, todos com motor a gasóleo, são enviados três para a Guiné, três para Angola e os quatro restantes entregues a unidades no continente. 
Posteriormente, estas foram distribuídas por algumas corporações de bombeiros, transformadas pela TECOPAL
Existe um exemplar armazenado no Museu Militar de Elvas.
 
MATRICULAS
n/a.

ESQUEMA DE PINTURA
O casco e o rodado pintado em verde azeitona ou verde artilharia.
 
MODELISMO
Modelo não disponível.

FONTES
Blog Rodas de Viriato.
MONTEIRO, Pedro Manuel - Topos e Clássicos - Fevereiro 2009.
MONTEIRO, Pedro Manuel - Motor Clássico.
A Familia de viaturas militares portuguesa - Edição Bravia. 


 

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