Quantidade: xx (xxxxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1993.
Data de abate: Activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Land Rover/Reino Unido.
Tripulação: 6 (condutor e 5 elementos).
Motor: 1x xxxxxx, gasolina, com xx hp de potência às x.xxx rotações.
Dimensões:
comprimento 3,88 metros; largura 1,79 metros; altura 1,97 metros; distância ao
solo 0,19 metros
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 1.695 kg; bruto 2.400 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral
máxima 32 %.
Autonomia: xxx
km com capacidade de depósito de xx litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.000 cartuchos.
Capacidade de carga: estrada 705 kg; reboque (estrada/TT) 750/500 kg.
Outros equipamentos: 1x guincho com esforço máximo de 2.720 kg.
DESENVOLVIMENTO
Desde que a produção se iniciou, em 1948, o Land Rover tornou-se uma das viaturas ligeiras mais famosas em serviço. Mais de um milhão tinham sido produzidos até 1976. Projectado pela Rover para agradar aos mercados internos e de exportação, a viatura teve de inicio, os agricultores e industriais como clientes-alvo. Constantes melhorias no projecto mostraram o potencial da viatura e, em 1956, o Exército Britânico seleccionou-a para ser a viatura militar de base na sua classe. Infinitamente adaptável, de ambulância a tractor de artilharia e viatura de reconhecimento, o Land Rover entrou em acção por todo o mundo com este e inumeros outros exércitos. A transmissão é manual, com quatro velocidades para a frente e uma para trás.
PERCURSO EM PORTUGAL
Estas
viaturas, pelas suas características, tais como capacidade para rádio,
mesa para mapas nas costas dos bancos e capacidade de tracção
todo-o-terreno, foram atribuidas ao comando de algumas unidades, nomeadamente ao Regimento de Comandos.
MATRICULAS
MX-22-74 (90) - o/c 1993 - wfu xxxx.
MX-22-83 (90) - o/c 1993 - wfu xxxx.
MX-42-25 (90) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-42-66
MX-50-35 (110SW) - o/c 2007 - wfu xxxx.
MX-52-32 (110SW) - o/c 2007 - wfu xxxx.
MX-54-06 (110TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-55-67 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-55-74 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx - RCmds.
MX-55-75 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-55-76 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-55-77 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
MX-55-87 (130TD) - o/c xxxx - wfu xxxx.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco.
OUTRAS VERSÕES
Auto TG 0,5 ton. TP5 Land Rover Defender 90TDI D 4x4 mF/1993.
Auto TP5 Land Rover Defender 110 TD4 SW.
Auto Maca 2M Land Rover Defender 130 D 4x4 mF/2009.
Auto TG 1,5 ton. TP5 Land-Rover Defender 130 TD4/SOF 4x4 MF/2011.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION[]=All&q=land+rover*&fkGROUPS[]=%22Vehicles%22&fkTYPEGROUP[]=%22Land%20Rover%20Defender%22
FONTES
Ficha de Material do Exército Português.
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