Quantidade: xx (xxxxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1943.
Data de abate: 1974.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Morris/Reino Unido.
Tripulação: 6 (condutor e 5 elemento).
Motor: 1x Morris, gasolina, com 70 hp de potência às 3.000 rotações.
Dimensões:
comprimento 4,43 metros; largura 2,07 metros; altura 2,37 metros; distância ao
solo 0,22 metros
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 3.000 kg; bruto 4.000 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) 80/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,40 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 50 %; inclinação lateral
máxima 40 %.
Autonomia: 256
km com capacidade de depósito de 136 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: n/a.
Outros equipamentos: 1x guincho com capacidade até 4.000 kg.
DESENVOLVIMENTO
Em 1937, o Departamento de Guerra Britânico reconheceu a necessidade de um novo tractor de artilharia, para substituir os "Vickers Light Dragons" e "Morris CDSW", em serviço. A especificação emitida requeria uma viatura de quatro rodas, com guincho, numa base curta.
A empresa Guy produziu um desenho, num curto período, usando componentes já existentes assim como a Morris, que era um desenho novo, mas convencional, sendo uma evolução do camião Morris CS8 15 cwt.
Incluía um novo motor de quatro cilindros montando num subestrutura e não na base. Como o desenho da Guy, tinha as laterais inclinadas e forma de barata, era todo em metal e desenhado para facilitar a descontaminação em caso de guerra química, assim como uma plataforma na parte de trás do tejadilho, para uma metralhadora. Para além dos seis elementos, era capaz de carregar vinte e quatro caixa de munições explosivas 8,8 cm e oito caixas de munições anticarro, para além da ferramenta e pessoal necessário para manobrar a peça rebocada.
O primeiro Morris C8 Quad foi entregue em Outubro de 1939 e manteve-se em produção até 1945. Durante este período, houve duas grandes mudanças mecânicas e no casco. A combinação motor/chassis foi utilizado noutras viaturas da Morris, tal como o camião 15 cwt C8. uma versão de chassis mais comprido foi produzida (C9B) para transportar o canhão AA Bofors.
PERCURSO EM PORTUGAL
Foram distribuídos por diversas unidades no Continente, atribuídas à Escola Practica de Artilharia e a todos os Regimentos de Artilharia, bem como ao Centro de Instrução Militar de Boane, em Moçambique.
Em Macau e na Índia, existiram unidades equipadas com esta viatura.
MATRICULAS
MG-32-46 - o/c 1943 - wfu 1974 - para sucata.
MG-53-18 - o/c 1943 - wfu 1974 - para sucata.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco.
OUTRAS VERSÕES
Camião 15 cwt C8 GS.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/pt/topics/topic.php?id=3673
FONTES
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Agosto/Setembro/Outubro 1992.
Sem comentários:
Enviar um comentário