Quantidade: xx (xxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx), Bósnia (xxxx-xxxx), Kosovo (xxxx-xxxx) e Timor (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1978.
Data de abate: activo.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx), Bósnia (xxxx-xxxx), Kosovo (xxxx-xxxx) e Timor (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1978.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: AM General/Estados Unidos da América.
Tripulação: 2
(condutor+assistente).
Motor: 1x Cummins NHC-250, gasóleo, com 240 hp de potência às 2.100 rotações.
Dimensões:
comprimento 6,50 metros; largura 2,50 metros; altura 2,70 metros; distância ao
solo 0,27 metros.
Blindagem: n/a.
Peso:
vazio 9.202 kg; bruto 14.327 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 84/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,90 metros; vala
máxima x,xx metros; rampa máxima 40 %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: 750
km com capacidade de depósito de 416 litros.
Armamento: n/a.
Capacidade de carga: máxima estrada/TT 11.350/8.000 kg; reboque estrada/TT 13.600/6.000 kg.
Outros equipamentos: 1x guincho com capacidade para 9.000 kg.
DESENVOLVIMENTO
A partir de 1950, as autoridades militares dos Estados Unidos da América iniciaram a substituição de uma vasta gama de viaturas tácticas que foram utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial. Assim uma nova gama foi testada e a sua produção entregue a diversos construtores americanos.
DESENVOLVIMENTO
A partir de 1950, as autoridades militares dos Estados Unidos da América iniciaram a substituição de uma vasta gama de viaturas tácticas que foram utilizadas durante a Segunda Guerra Mundial. Assim uma nova gama foi testada e a sua produção entregue a diversos construtores americanos.
Estas viaturas de tracção 6x6 e 8x8, foram produzidas pela Diamond T International Haverster, Kaiser Jeep, Mack e AM General. Nas novas viaturas foram montadas diversas caixas de transportes gerais e carroçarias especificas, nomeadamente Basculante, Depósito de Água, Depósito de Combustíveis, Compressores de Ar, Guinchos de Reboque, Transporte de Pontes e Oficinas.
Uma dessas versões é o Camião Tractor M818 que possui um engate na parte de trás do chassis que permite rebocar atrelados. Foram construídos com e sem guincho frontal, com capacidade de tracção de cargas até os 9.000 kg.
PERCURSO EM PORTUGAL
O Exército português recebeu as suas primeiras viaturas, em 1978, provenientes dos Estados Unidos da América, no final da década de 1980 receberam-se mais algumas viaturas que foram atribuídas à Escola Prática de Serviço de Transportes, Escola Prática de Serviço de Material, Batalhão da Serviço de Transportes e ao Batalhão de Apoio e Serviços da Brigada Mecanizada Independente.
Este ultimo Batalhão possui a maior parte delas. Nas missões de Paz em que o Exército Português tem participado (Angola, Bósnia, Kosovo e Timor), diversas viaturas têm sido destacadas para esses locais.
MATRICULAS
MX-01-11 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-66 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-67 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-68 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-69 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-70 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-79 - o/c 1978 - wfu.
MX-40-85 - o/c 1978 - wfu.
MX-41-01 - o/c 1978 - wfu.
MX-83-89 - o/c 1978 - wfu.
ENTREGAS
(em construção).
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco.
Com símbolo da unidade pintado, a branco, nas portas dianteiras e
dístico branco com o numero 70 pintado de preto, do lado do pendura, na
traseira.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M818
FONTE
COSTA, Luís - Jornal do Exército, Secção Modelismo - Agosto/Setembro 2001.
Ficha de Material do Exército Português nº 19/VIAT.
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