Quantidade: xx (xxxxx).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx), Guiné (xxxx-xxxx) e Moçambique (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1953.
Data de abate: 1975.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx), Guiné (xxxx-xxxx) e Moçambique (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1953.
Data de abate: 1975.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Chevrolet/Canadá.
Tripulação: 2
(Condutor + um elemento).
Motor: 1x Chevrolet OHV, gasolina, com 85 hp de potência às 3.400 rotações.
Dimensões:
comprimento 5,66 metros; largura 2,13 metros; altura 2,95 metros; distância ao
solo 0,28 metros.
Blindagem: n/a.
Peso:
vazio 2.100 kg; bruto 3.020 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 80/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo x,xx metros; vala
máxima x,xx metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: 270
km com capacidade de depósito de 114 litros.
Armamento: n/a.
Outros equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
O Chevrolet C60L foi um dos camiões mais numerosos construidos pelos canadianos durante a Segunda Guerra Mundial para abastecimento dos britânicos e de outras forças da Commonwealth. A viatura de 3 toneladas era absolutamente fiável, robusto e simples o que permitia uma rápida produção.
Uma enorme quantidade de modelos diferentes foi produzida, incluindo cisternas de combustível, ambulância e pronto socorro. Tal como as diferentes chassis também havia uma grande diferença de modelos de cabina à medida que a produção progredia. Por exemplo, a cabina numero 13 foi completamente redesenhado, o que permitia um maior espaço interior e melhor colocação dos pedais.
Outros projectos substituíram a cabina em aço por uma cobertura em lona. A versatilidade da série era notável e reflectia-se nos exemplares em uso.
PERCURSO EM PORTUGAL
As
viaturas recebidas foram, inicialmente, distribuídas por diversas unidades em Portugal, bem como por unidades nas Províncias Ultramarinas.
No inicio dos conflitos armados no Norte de Angola, em 1961, foram utilizadas algumas destas viaturas. Durante os primeiros anos da Guerra Colonial que decorreu em Angola, Guiné e Moçambique muitas foram utilizadas até à exaustão.
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a verde artilharia ou verde azeitona, fosco. Consoante as unidades a que estavam atribuídas, tinham designações pintadas a cor branca nas portas.
No caso das viaturas que se encontravam nas unidades em Portugal, estas designações eram constituídas pelas letras "Exerc. Port.", seguidas das letras que designavam a região militar a que a unidade pertencia e depois as letras com as iniciais da unidade.
As viaturas que estiveram nas unidades nas Províncias Ultramarinas de África, geralmente, tinham só as letras "Exerc. Port.".
MATRICULAS
MG-85-99 - o/c 1953 - w/o 1975 - para sucata.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Chevrolet+C60L*
FONTE
COSTA, Luís - Secção Modelismo Jornal do Exército - Fevereiro/Outubro 2001.
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