Quantidade: 15 (quinze).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Afeganistão (2018-2020).
Entrada ao serviço: 2018.
Data de abate: 2020.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Afeganistão (2018-2020).
Entrada ao serviço: 2018.
Data de abate: 2020.
DADOS TÉCNICOS (M1224)
Construtor: Navistar Defence/Estados Unidos da América.
Construtor: Navistar Defence/Estados Unidos da América.
Tripulação: 5 (chefe de carro, condutor, apontador e dois atiradores).
Motor: 1x MaxxForce D8.7I6 turbo, a gasóleo, com 330 hp de potência às 2.100 rotações.
Dimensões: comprimento 6,45 metros; largura 2,59 metros; altura 3,04 metros; distância ao solo 0,27 metros.
Blindagem: confidencial.
Peso: vazio x.xxx kg; bruto 17.170 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 111/60/40 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,91 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 60%; inclinação lateral máxima 30%.
Autonomia: 800 km com capacidade de depósito de 216 litros.
Armamento:
1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.000 munições ou 1x metralhadora M240 de 7,62
mm com 2.000 munições ou 1x lança-granadas Mk.19 de 4 cm com x.xxx munições.
Outros Equipamentos: n/a.
---------- x x x x x x x x x x ----------
Quantidade: 7 (sete).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Afeganistão (2018-2020).
Entrada ao serviço: 2018.
Data de abate: 2020.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Afeganistão (2018-2020).
Entrada ao serviço: 2018.
Data de abate: 2020.
DADOS TÉCNICOS (M1240)
Construtor: Oshkosh Corporation/Estados Unidos da América.
Construtor: Oshkosh Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 4 (chefe de carro, condutor e dois atiradores).
Motor: 1x Caterpiller C7 de 6 cilindros, a gasóleo, com 370 hp de potência às 2.100 rotações.
Dimensões: comprimento 6,27 metros; largura 2,49 metros; altura 2,70 metros; distância ao solo 0,40 metros.
Blindagem: compósito Plasan.
Peso: vazio 12.500 kg; bruto 14.700 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 105/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo x,xx metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 60%; inclinação lateral máxima 30%.
Autonomia: 510 km com capacidade de depósito de xxx litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.000 munições ou 1x metralhadora M240 de 7,62 mm com 2.000 munições ou 1x lança-granadas Mk.19 de 4 cm com x.xxx munições.
Outros Equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
O M1224
MRAP foi desenvolvido para as necessidades das forças armadas dos EUA,
principalmente suas unidades envolvidas em operações no Afeganistão e no
Iraque.
Desde o início, assumiu-se que o M1224 seria um veículo MRAP,
ou seja, teria um fundo do casco em forma de V especialmente para
aumentar significativamente a capacidade de sobrevivência do carro após
atingir uma mina ou IED.
Essas premissas foram atendidas
em grande parte, e agora a viatura é capaz de resistir a uma
colisão com um dispositivo explosivo equivalente a 14 kg. TNT Vale a
pena notar que muitas versões especializadas deste veículo foram
criadas, incluindo, por exemplo: Badger ILAV (uma versão produzida pela
FPII e BAE Systems para o exército iraquiano), Cougar JERRV ou Cougar
ISS (um veículo com maior mobilidade e uma suspensão completamente
redesenhada). O principal fabricante do Cougar MRAP é a Force Protection
Industries.
O
M-ATV foi desenvolvido pela Oshkosh Corporation para as Forças Armadas
dos EUA em 2008, que procuravam um novo veículo leve todo-o-terreno para
suas unidades de infantaria que operam no Afeganistão. O M-ATV
substituiu os veículos M1113 HMMWV na linha. O novo carro foi
desenvolvido tendo em mente a maior mobilidade possível e proporcionando
à tripulação um alto nível de segurança contra os chamados fugasami.
Por fim, o M-ATV foi desenvolvido em um chassi de caminhão MTVR
modificado e é capaz de suportar uma explosão de mina ou o chamado
argamassa com capacidade de 10 kg. TNT. Seu projeto foi baseado na
experiência adquirida com a operação de veículos como o Cougar. O
veículo também é caracterizado por um bom desempenho, especialmente a
velocidade máxima, e uma ampla faixa de operação. Várias variantes deste
veículo foram criadas no decorrer da produção, por exemplo o M-ATV
Command (carro de comando com extensos equipamentos eletrônicos e de
comunicação), M-ATV Utility (veículo de transporte) ou M-ATV Special
Process (um veículo adaptado para as necessidades das forças especiais).
M-ATVs foram ou são usados pelas forças armadas de vários países,
incluindo Croácia, Portugal, Polônia e Arábia Saudita.
PERCURSO EM PORTUGAL
Através do Despacho nº 1635/2018 de 16/02, acionando o Acordo de Aquisição e Apoio Mútuo foi solicitado o empréstimo de viaturas do tipo MRAP e M-ATV, para as Forças Destacadas no Afeganistão.
Foi necessário realizar formações especificas, nomeadamente, para condutores das viaturas na Alemanha, devido a este tipo de viaturas não se encontrar disponível em território nacional.
No inicio da missão, o pelotão de QRF (Quick Response Force) só possuía cinco das nove viaturas que lhes foram atribuídas. As restantes chegaram nas datas de:
- 25 de Fevereiro de 2019 - 2 (duas) viaturas tácticas MRAP MaxxPro;
- 05 de Março de 2019 - 2 (duas) viaturas tácticas MRAP MaxxPro.
Ao Pelotão Mobile, pertencia duas viaturas tácticas blindadas (MRAP MaxxPro) para a secção BFI (Bulk Fuel Intake) e três viaturas tácticas blindadas (M-TAV) para a Sec. Support sendo que possuía uma maior diversidade de tarefas a executar, nomeadamente de segurança, sendo a trasfega de combustivel, uma das mais criticas de todo o espectro de tarefas executadas pela Companhia QRF.
O Pelotão FLS era composto por quatro viaturas tácticas blindadas (M-TAV) era o pelotão com maior efectivo da QRF que operava incessantemente, este tinha a missão de guarnecer três portões, duas torres de controlo e um centro de recepção de passageiros. Das tarefas que realizavam diariamente destaca-se o controlo dos acessos; segurança aos VIP/VVIP; patrulhas dissuasoras e controlo de movimentos; operações de busca e montagem de perímetros de segurança.
Devido à retirada das Forças Multinacionais do Afeganistão, em 2021, estas viaturas foram devolvidas.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco pintado em creme, fosco com a bandeira portuguesa pintada nas duas portas.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=maxxpro*
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m-atv*
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=maxxpro*
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m-atv*
FONTE
SÉRGIO, Ricardo, Infraestruturas para o aprontamento de forças nacionais destacadas, Academia Militar, Maio de 2020.
International MaxxPro MRAP |
Oshkosh M-ATV MRAP |
Sem comentários:
Enviar um comentário