Quantidade: 50 (cinquenta).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Angola (1961-1975).
Entrada ao serviço: 1959.
Data de abate: 1979.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Angola (1961-1975).
Entrada ao serviço: 1959.
Data de abate: 1979.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Anciens Etablissement Panhard-Levassor, S.A./França.
Construtor: Anciens Etablissement Panhard-Levassor, S.A./França.
Tripulação: 4 (chefe de carro/municiador, dois condutores e apontador).
Motores: 1x Panhard de 12 cilindros, a gasolina, com 200 hp de potência às 3.600 rotações.
Dimensões: comprimento 6,15 metros; largura 2,42 metros; altura 2,24 metros; distância ao solo 0,34 metros.
Blindagem: 10 a 40 mm de aço.
Peso: vazio 12.500 kg; bruto 15.200 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 105/50/40 km/h; obstáculo vertical 0,40
metros; vau máximo 1,10 metros; vala máxima 1,90 metros; declive máximo
60 %; inclinação lateral máxima 40 %.
Autonomia: 630 km com capacidade de depósito de 380 litros.
Armamento: 1x peça
SA49 de 7,5 cm com 56 munições; 1x metralhadora
(coaxial) MAC34 de 7,62 mm; 2x metralhadoras MAC34 de 7,62 mm de cano curto, no casco, com 3.600 munições; 2x2 lançadores de
granadas de fumo com xx munições; 1x pistola metralhadora FBP de 9 mm m/1947 com 90 munições; 6x granadas de mão defensivas.
Outros Equipamentos: 1x posto de rádio E/R ERM 212; sistema
de pontaria de luneta; sistema de elevação das armas hidráulico ou manual; possibilidade de elevar as rodas centrais.
DESENVOLVIMENTO
Desenvolvido para ser um veículo de reconhecimento de rodas 8x8 baseado no Panhard AM40 P/ Model 201, um carro blindado leve projectado antes da Segunda Guerra Mundial, mas permaneceu apenas no nível de protótipo.
Depois da guerra, o novo concurso para um carro blindado do pós-guerra viu a proposta da Panhard como vencedora contra outras duas empresas francesas. Enquanto os dois conceitos básicos desenvolvidos com o M.201 foram mantidos (8 rodas e torre oscilante), o novo carro blindado era um novo projecto, muito mais pesado (13 t vs 8), com uma tripulação maior (4 vs 2) e uma peça de 75 mm vs 25 mm. Outras inovações incluíram novos pneus anti-bala, blindagem muito inclinada e metralhadoras duplas no nariz e na popa do casco. A produção só começou após vários anos de testes, como o Modele 51, em 1950 (produção limitada), seguido pela produção total em 1954 com mais de 1.200 veículos sendo fabricados até 1960.
Apesar de ser levemente blindado, o EBR estava armado com uma peça CN90 F2 de 90 mm ou SA49 de 75 mm conhecido como FL-10, numa nova torre oscilante e apoiada por até quatro metralhadoras de 7,5 mm.
Estando o motor montado sob o piso do compartimento de combate, exigia que a torre fosse removida para realizar grandes reparos no motor.
PERCURSO EM PORTUGAL
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço nos Regimento
de Cavalaria n.º 3, Regimento de Cavalaria n.º 6, Regimento de Cavalaria n.º 7, Escola Prática de
Cavalaria e Depósito Geral de Material de Guerra.
Foram enviadas para Angola (21 viaturas), servindo no Grupo de Dragões de Silva Porto. As primeiras viaturas chegaram em 1960, sendo a sua utilização pouco satisfatória. O seu tamanho tornava-as difícil de utilizar, bem como o tamanho da peça principal que não permitia rodar a torre em áreas densamente arborizadas.
A solução encontrada foi desmontar a peça e colocar um projector no seu lugar, sendo que esta adaptação trouxe um problema de perda de equilíbrio da torre oscilante, uma vez que faltava peso ao conjunto torre-peça.
Era uma viatura complexa exigindo guarnições de muita qualidade para uma manutenção muito cuidada, além disso o facto dos seus depósitos de gasolina serem de borracha e necessitarem de estar sempre cheios para evitar a sua degradação, trouxe problemas de armazenamento das viaturas.
O Museu Militar de Elvas possui um exemplar (MME50072), no seu acervo.
MATRICULAS
ME-16-83 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-16-98 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-07 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-12 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-14 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-16 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-17 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-18 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-20 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-23 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-17-24 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-19-16 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ME-19-18 - o/c 1959 - wfu 1979 - para sucata.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Panhard+EBR*
FONTES
Arquivo Militar do Exército.
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Auto-Metralhadoras (1ª Parte) - Revista da Cavalaria - Janeiro de 2012.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (12) - Jornal do Exército - Março 1983.
Panhard EBR 8x8 |
Panhard EBR 8x8 |
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