Utilizador: Exercito Português; Guarda Nacional Republicana.
Comissões: Angola (1967 - 1975).
Entrada ao serviço: 1956.
Data de abate: 1966.
Comissões: Angola (1967 - 1975).
Entrada ao serviço: 1956.
Data de abate: 1966.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: General Motors Corporation/Estados Unidos da América.
Construtor: General Motors Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 4
(Chefe de carro, apontador, metralhador e condutor).
Motor: 2x Cadillac Series 44T24 V8, a gasolina, com 110 hp de
potência às 4.000 rotações cada.
Dimensões:
comprimento 4,84 metros; largura 2,31 metros; altura 2,43 metros; distância ao
solo 0,42 metros.
Blindagem: 8 a
57 mm de aço.
Peso:
vazio 13.970 kg; equipado 15.200 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT)
64/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,46 metros; vau máximo
0,91 metros; vala máxima 1,68 metros; rampa máxima 60 %; inclinação lateral
máxima 30 %.
Autonomia: 160
km com capacidade de depósito de 337 litros.
Armamento: 1x peça semi-automática M6 de 3,7 cm com 147 munições; 3x
metralhadoras Browning M1919A4 de 7,62 mm
(coaxial, proa e antiaérea) com 6.750 munições.
Outros equipamentos:
1x posto de rádio E/R P19; 1x posto de rádio E/R SCR528; extintor.
Histórico:
entrou ao serviço do Exército Americano em 1942. Usado por Portugal.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
Os primeiros carros de combate da série M5 foram produzidos em Abril de 1942, e a versão M5A1, foi preferida a outras variantes. Após o desenvolvimento do M24 Chaffee, os carros de combate M5A1 foram considerados obsoletos e exportados para outros países, incluindo a Portugal, Brasil e China.
PERCURSO EM PORTUGAL
Exercito Português:
Prestaram serviço no Regimento
de Lanceiros n.º 1, Regimento de Lanceiros n.º 2, Regimento de Cavalaria nº 3,
Regimento de Cavalaria nº 6, Escola Práctica de Cavalaria e Academia Militar.
Em 1967, o RC6 tinha dois carros, a Academia Militar tinha três e os outros sessenta e cinco estavam no DGMG (Beirolas), dos quais apenas treze estavam operacionais, ou seja, prontos para serviço imediato. Destes treze, apenas dez tinham lagartas de ferro, ideais para o tipo de terreno que iriam encontrar em África.
Resgatados do DGMG a muito custo onde enferrujavam, três são destacados para Angola, tendo servido no Batalhão
de Cavalaria nº 1927.
O Museu Militar de Elvas tem à sua carga dois exemplares (MME50010 e MME50068), o Regimento de Lanceiro n.º 2 tem um exemplar, em exposição, assim como o Museu dos Combatentes, em Belém.
Guarda Nacional Republicana:
O Exército cedeu vinte carros à Guarda Nacional Republicana, tendo prestado serviço no 2º Esquadrão Motorizado, sendo devolvidos em 1968.
MATRICULAS
ME-00-35 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-54 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-55 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-60 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-64 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-65 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-07-70 ("LICAS") - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para Angola (1967) - para sucata.
ME-08-39 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-77 ("GINA") - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para Angola (1967) - para sucata.
ME-08-79 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-83 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-87 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para Museu Militar de Elvas (Porta d'Armas).
ME-08-88 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-90 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-95 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-08-98 ("MILOCAS") - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para Angola (1967) - para sucata.
ME-09-32 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-09-37 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-09-44 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-09-47 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-11-96 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
ME-12-00 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para sucata.
GNR B-52 - c/n - prev. s/n - o/c 1956 - wfu 1968 - para Museu Françês.
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdraw from use
ENTREGAS
(em construção). ESQUEMA DE PINTURA
Exercito Português: O casco, pintado de verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
Guarda Nacional Republicana:
MODELISMO
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M5+Stuart+M5A1*
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Carros de Combate (3ª Parte) - Revista da Cavalaria - Maio-Agosto 2013.
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (6) - Jornal do Exército - Setembro 1982.
PAULO, João Luiz Mendes - Elefante Dumdum - Edição de Autor - Maio de 2006.
M5A1 no Regimento de Lanceiros nº 2 |
M5A1 no Regimento de Lanceiros nº 2 |
Sem comentários:
Enviar um comentário