Utilizador: Exército Português.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx); Guiné (xxxx-xxxx); Macau (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1942.
Data de abate: 1960.
Comissões: Angola (xxxx-xxxx); Guiné (xxxx-xxxx); Macau (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1942.
Data de abate: 1960.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Vickers Armstrong Ltd/Reino
Unido.
Tripulação: 2 + 2
(chefe de carro; condutor e dois elementos).
Motor: 1x
Ford SE-51E V8, a gasolina, com 85 hp de potência às 3.500 rotações.
Dimensões:
comprimento 3,65 metros; largura 1,92 metros; altura 1,57 metros; distância ao
solo 0,18 metros.
Blindagem:
7
a 10 mm de aço.
Peso:
vazio 3.190 kg; equipado 3.750 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 60/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,70 metros; vau máximo 0,70
metros; vala máxima 1,60 metros; rampa máxima 60 %; inclinação lateral máxima 30
%.
Autonomia: 250
km com capacidade de depósito de 90 litros.
Armamento: 1x
metralhadora BREN de 7,7 mm com x.xxx munições.
Outros Equipamentos: n/a.
Histórico:
entrou ao serviço do Exército Britânico em 1940. Usado por Portugal.
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
O Universal Carrier, também conhecido como o Bren Gun Carrier pois tinha a metralhadora BREN, como arma principal, foi um veículo blindado de transporte pessoal utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, construído por Vickers-Armstrongs e outras companhias. O veículo foi amplamente utilizado pelas forças armadas dos Aliados, eram usados para
transportar pessoal e equipamento, principalmente armas de apoio, ou
como plataformas para metralhadoras. A produção do Universal Carrier alcançou as 113.000 unidades, construídas até 1960, no Reino Unido e no exterior, é o veículo
de combate blindado mais produzido da História.
A produção do "Universal Carrier" começou em 1934 e terminou em 1960. Antes da uniformalização do projeto ser introduzido, os veículos eram produzidos pela Aveling and Porter, a Bedford Vehicles, a filial britânica da Ford Motor Company, a Morris Motors Limited, a Sentinel Waggon Works. e a empresa Thornycroft company. Com a introdução do projeto Universal, a produção no Reino Unido foi realizada por Aveling-Barford , Ford, Sentinel, Thornycroft e Wolseley Motors. Em 1945, a produção chegou às 57.000 unidades de todos os modelos.
O "Universal Carrier", teve diferentes versões, sendo produzido em diversos países aliados. A Ford Motor Company do Canadá fabricou
cerca de 29.000 veículos, conhecidos como o Universal Carrier Ford
C01UC. Cerca de 5.000 foram produzidos na Austrália, onde os cascos foram feitos em Victoria e Adelaide, no sul da Austrália. A Nova Zelândia produziu cerca de 1.300 unidades.
Os Estados Unidos também fabricaram "Universal Carrier", para uso dos aliados, com motores GAE, GAEA e Ford flathead V8, tendo produzido cerca de 20.000 unidades.
ASPECTOS À OBSERVAÇÃO
- Trem de locomoção de lagarta. - Roda motriz à retaguarda.
- Roda guia à frente.
- 3 grandes roletes de rolamento.
- 1 rolete guia.
- Blindagem mais baixa aos lados da camara de condução.
- A parte superior toda aberta.
- Divisória entre a camara do condutor (2 lugares; condutor à direita) e o resto da viatura.
- Lagartas cobertas pelo corpo da viatura e guarda-lamas.
PERCURSO EM PORTUGAL
Foi adquirida cerca de uma centena de veículos à Grã-Bretanha, em 1942, tendo sido atribuidos a diversos Regimentos de Infantaria, como ao Regimento de Infantaria
nº 14, e de Cavalaria, como o Batalhão
de Engenhos da Amadora e Regimento de Cavalaria n.º 7, bem como às respectivas Escolas Práticas, como a Escola Prática de Cavalaria.
Nos Regimentos de Cavalaria, com excepção do Regimento de Cavalaria n.º 4, equiparam os pelotões de morteiros e nos de Infantaria, foram distribuídos pelos pelotões de armas anticarro, onde rebocavam peças de artilharia anticarro de 5,7 cm m/1943.
Posteriormente, um pequeno lote de veículos, foi destacado para Macau, onde equiparam o Esquadrão de Cavalaria 4, assim como para Angola e Guiné, nos anos cinquenta, utilizados por unidades de infantaria.
Posteriormente, um pequeno lote de veículos, foi destacado para Macau, onde equiparam o Esquadrão de Cavalaria 4, assim como para Angola e Guiné, nos anos cinquenta, utilizados por unidades de infantaria.
Actualmente, existem alguns exemplares conservados em unidades militares, tais como a Escola Practica de Infantaria e Escola Practica de Cavalaria, sendo estes transferidos para o Museu Militar de Elvas.
MATRICULAS
MG-3704 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3705 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3706 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3707 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3708 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3709 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3712 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3713 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3714 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3715 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3719 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3721 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3722 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3747 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3749 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3751 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3755 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3759 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3760 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3772 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3773 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3777 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3779 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3786 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3787 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3797 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3800 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3803 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3813 - o/c 1942 - wfu 1960 - para Museu Militar de Elvas (restaurado APVM).
MG-3827 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3829 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3873 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
MG-3874 - o/c 1942 - wfu 1960 - para sucata.
ENTREGAS
(em construção)
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. A matrícula, com fundo preto e letras brancas, estava localizada a meio da chapa frontal e na traseira estava a meio do veículo.
O casco, pintado em em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. A matrícula, com fundo preto e letras brancas, estava localizada a meio da chapa frontal e na traseira estava a meio do veículo.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Universal+Carrier
FONTE
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Julho/Agosto/Setembro 1988.
Bren Universal Carrier |
Bren Universal Carrier |
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