sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Auto Blindado Socorro M74 Lagarta m/1954

Quantidade: 13 (treze).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1954.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor:
Bowen-McLaughlin-York, Inc./Estados Unidos da América.
Tripulação: 4 (chefe de carro, condutor e dois elementos).
Motor: 1x Ford GAA V8, a gasolina, com 500 hp de potência às 2.600 rotações (1954); 1x Detroit GM 8V71T V8, a gasóleo, com 405 hp de potência ás 2.300 rotações (1980).
Dimensões: comprimento 7,90 metros; largura 3,05 metros; altura 3,36 metros; distância ao solo 0,40 metros.
Blindagem: 12 a 60 mm de aço.
Peso: vazio 40.360 kg; bruto 42.515 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 41/20/10 km/h; obstáculo vertical 0,61 metros; vau máximo 0,91 metros; vala máxima 2,26 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 160 km com capacidade de depósito de 636 litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.050 munições; 1x metralhadora Browning M1919A4 de 7,62 mm com 2.000 munições; 1x lança-foguetes M2 de 88,4 mm.
Outros Equipamentos: 1x guindaste com capacidade de 11.300 kg com 45 metros de cabo; 1x guincho de reboque com capacidade de 40.800 kg com 60 metros de cabo; 1x guincho auxiliar com capacidade de 4.500 kg com 120 metros de cabo; 1x pá de embate; 1x garrafa de acetileno; 2x garrafas de oxigénio.
 
DESENVOLVIMENTO
The TRV M74 was developed after the outbreak of the Korean War since the World War II-era tank recovery vehicles then in use could not cope with the heavier modern tanks. M74 was converted from stocks of medium tanks M4A3 and M32B3 tank recovery vehicles, to which it bore a strong resemblance. The sixty M32B3-based M74s were designated M74B1. The M74 had a front-mounted A-frame crane which could swing to the rear over the flat-sided turret when not in use, much like the crane on the M32 series. There was a 25,000lb (11,000kg) capacity winch threaded through the boom, a port for the 90,000lb (41,000kg) tow winch on the hull glacis, a 10,000lb (4,500kg) auxiliary winch on the turret front, and also a 2,000lb (900kg) manual utility winch used to manipulate the tow bar stowed at the rear. The boom winch was fitted with 150' (46m) of .875" (2.22cm) cable with a breaking strength of 65,800lb (29,850kg). The tow winch had 200' (61m) of 1.25" (3.18cm) cable with a breaking strength of 132,400lb (60,060kg). The auxiliary winch was provided with 400' (120m) of .5" (1.3cm) cable with a breaking strength of 22,000lb (10,000kg). M74 also had a spade mounted on the front of the tank, used for stabilization and as a dozer blade, which was raised and lowered using the auxiliary winch. Vehicle height to the top of the turret roof was 122.5" (311.2cm). The final drive ratio was modified from the M4A3's 2.84:1 to 3.36:1.
 
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço no Regimento de Cavalaria n.º 4 (Grupo de Carros de Combate e Batalhão de Apoio e Serviços) e Escola Prática de Cavalaria.
 
MATRICULAS
MG-87-50 - o/c 1954 - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MG-87-51 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-52 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-53 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-54 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-55 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-56 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-57 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-58 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
MG-87-59 - o/c 1954 - wfu xxxx - para sucata.
 
ENTREGAS
1954 - 13 carros.
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M74 

FONTES
MAIA, Salgueiro, Anotações para a história dos blindados em Portugal - (8), Jornal do Exército, Novembro 1982.
TEODORA, António Carlos Sequeira -  
http://afvdb.50megs.com/usa/trvm74.html.
Ficha de Material do Exército Português.
 
M74

M74

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