Quantidade: 29 (vinte e nove).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1995.
Data de abate: activo.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1995.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: FMC Corporation/Estados Unidos da América.
Construtor: FMC Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 3 (chefe de carro, condutor e operador de torre).
Motor: 1x Detroit GM 8V71T V8, a gasóleo, com 425 hp de potência ás 2.300 rotações.
Dimensões: comprimento 6,43 metros; largura 3,50 metros; altura 3,43 metros; distância ao solo 0,43 metros.
Blindagem: 13 mm de aço.
Peso: vazio 24.483 kg; bruto 24.940 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/estrada/TT) 55/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,61
metros; vau máximo 1,20 metros; vala máxima 2,00 metros; declive máximo
60%; inclinação lateral máxima 30%.
Autonomia: 523 km com capacidade de depósito de xx litros.
Armamento: 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 1.000 munições.
Outros Equipamentos: 1x lança com capacidade de 6.804 kg com 67 metros de cabo; 1x guincho com capacidade de 27.216 kg com 70 metros de cabo.
DESENVOLVIMENTO
O veículo de recuperação leve M578 era um veículo de recuperação blindado da época da Guerra Fria americana. O M578 utiliza a mesma base de rodagem que a peça auto propulsionada M107 e o obus auto propulsionado M110. O M578 forneceu suporte de manutenção às unidades de infantaria e artilharia mecanizadas. Sua missão principal é recuperar veículos blindados leves danificados do campo de batalha, usando sua lança de guindaste.
DESENVOLVIMENTO
O veículo de recuperação leve M578 era um veículo de recuperação blindado da época da Guerra Fria americana. O M578 utiliza a mesma base de rodagem que a peça auto propulsionada M107 e o obus auto propulsionado M110. O M578 forneceu suporte de manutenção às unidades de infantaria e artilharia mecanizadas. Sua missão principal é recuperar veículos blindados leves danificados do campo de batalha, usando sua lança de guindaste.
PERCURSO EM PORTUGAL
Presta serviço nas Secções
de Manutenção das Companhias e Pelotão de Manutenção dos Batalhões de
infantaria Mecanizados; Pelotão de Manutenção do Grupo de Artilharia de
Campanha, do Grupo de Carros de Combate, da Companhia de Manutenção da
BAS e das Secções de Manutenção do Esquadrão de Reconhecimento, da
Bateria Anti-Aérea e da Companhia de Engenharia da Brigada Mecanizada
Independente.
Pelo
despacho 1484/2020 de 16 de janeiro foram abatidos para alienação por via
de desmilitarização, desmantelamento e recolha com destino a sucata sete carros.
MATRICULAS
MX-66-80 - o/c 1995 - wfu xxxx -
MX-66-83 - o/c 1995 - wfu xxxx -
MX-66-85 - o/c 1995 - wfu xxxx -
MX-66-86 - o/c 1995 - wfu xxxx -
MX-66-90 - o/c 1995 - wfu xxxx -
MX-66-98 - o/c 1995 - wfu xxxx -
o/c - on charge
w/o - write off
wfu withdraw from use
ENTREGAS
1999 - 06 carros.2000 - 12 carros.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em cinzento, fosco.
O casco, pintado em cinzento, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=m578
FONTES
RODRIGUES, Carlos - O M578 Recovery Vehicle - Revista Atoleiros - Outubro 2002 - pag. 15 e 16.M578 |
M578 |
Sem comentários:
Enviar um comentário