Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1957.
Data de abate: 1966.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Montreal Locomotive Works/Canadá.
Tripulação: 5 (chefe de carro, apontador, municiador, condutor e metralhador).
Motor: 1x Continental R-974-C4, a gasolina, com 460 hp de potência às 2.400 rotações.
Dimensões: comprimento 5,84 metros; largura 2,62 metros; altura 2,54 metros; distância ao solo 0,43 metros.
Blindagem: 13 a 76 mm de aço.
Peso: vazio 28.400 kg; bruto 32.000 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 39/32/20 km/h; obstáculo vertical 0,61
metros; vau máximo 1,00 metros; vala máxima 2,30 metros; declive máximo
60%; inclinação lateral máxima 30 %.
Autonomia: 190 km com capacidade de depósito de 662 litros.
Armamento:
1x peça M3 de 7,5 cm com 90 munições; 2x metralhadoras Browning de 7,62 mm
(coaxial, proa) com 4.750 munições cada; 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm
(exterior) com 500 cartuchos; 1x lança bombas de fumo com 12 munições e 12 granadas de mão.
Outros Equipamentos: sistema de pontaria de luneta; sistema de elevação de armas manual; extintor fixo e portátil; 1x posto de rádio E/R P19 Mk.III e WS-88 para ligação com a infantaria.
DESENVOLVIMENTO
O M4 "Sherman", foi o carro de combate médio mais utilizado pelos Estados Unidos e pelos aliados, na Segunda Guerra Mundial. O "Sherman" provou ser confiável, relativamente barato de produzir e disponível em grandes números. Milhares foram distribuídos pelo programa "Lend-Lease" à Comunidade Britânica e União Soviética. Foi baptizado, em homenagem, ao general da Guerra Civil Americana William Tecumseh Sherman.
O M4 "Sherman", foi o carro de combate médio mais utilizado pelos Estados Unidos e pelos aliados, na Segunda Guerra Mundial. O "Sherman" provou ser confiável, relativamente barato de produzir e disponível em grandes números. Milhares foram distribuídos pelo programa "Lend-Lease" à Comunidade Britânica e União Soviética. Foi baptizado, em homenagem, ao general da Guerra Civil Americana William Tecumseh Sherman.
PERCURSO EM PORTUGAL
Estes carros foram adquiridos, ao abrigo do Acordo de Auxilio Mutuo entre Portugal e Canadá, tendo estado parados e preservados durante 10 anos, no Canadá.
Foram entregues sem rádios, sem sobressalentes e sem documentação técnica. A Arma de Transmissões resolveu transferir rádios E/R P19 Mk.I e Mk.II dos Valentine, Centaur e Humber Mk. IV para os Grizzly, sendo que alguns ficaram sem equipamento rádio.
Não foram recebidas munições, utilizaram-se as existentes para o carro de combate M24.
Prestaram serviço no Regimento de Cavalaria n.º 7 (dois esquadrões) e
na Escola Prática de Cavalaria (um pelotão com 5 carros).
MATRICULAS
ME-12-05 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957 - wfu 1966 - para sucata.
ME-12-08 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
ME-12-10 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957 - wfu 1966 - para sucata.
ME-12-12 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957 - wfu 1966 - para sucata.
MG-12-15 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
ME-12-31 VBTP - c/n - prev. s/n - o/c 1957 - wfu 1966 - para sucata.
MG-24-34 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
MG-41-04 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
MG-45-10 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
MG-52-42 CC - c/n - prev. s/n - o/c 1957- wfu 1966 - para sucata.
CC - carro de combate
VBTP - viatura blindada de transporte de pessoal
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M4+Sherman+M4A1*
VERSÕES
- Foram recebidos, em 1957, 55 (cinquenta e cinco) carros de combate "Grizzly" sem torre,
equipados com bancos no interior para transporte de pessoal (11 elementos incluindo condutor), aos quais
foi dado a designação de "Viatura Blindada de Transporte de Pessoal 32 ton. M4A1 "Grizzly" m/1957". Estes tipo de viaturas
blindadas foram recebidas do Canadá já com esta configuração e foram
utilizadas na instrução de condução de carros de combate.
- Foram recebidos alguns carros de combate 32 ton. 7,6 cm M4A1E8 "Sherman" HVSS m/1954.
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português Carros de Combate (3ª Parte) - Revista da Cavalaria - Maio - Agosto 2013.
TEODORA, António Carlos Sequeira - A Americanização do Exército Português na decada de 50 - Tese - Évora - Janeiro 2019.
Arquivo da Defesa Nacional.
M4A1 "Grizzly" |
M4A1 "Grizzly" VBTP M4A1 Grizzly |
Sem comentários:
Enviar um comentário