Quantidade: 18 (dezoito).
Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1978.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: FMC Corporation/Estados Unidos da América.
Tripulação: 6 (chefe de carro, condutor e quatro artilheiros).
Motor: 1x Detroit Modelo 6V-53 V6, a gasóleo, com 212 hp de potência às 2.800 rotações.
Dimensões: comprimento 4,93 metros; largura 2,69 metros; altura 2,64 metros; distância ao solo 0,48 metros.
Blindagem: 12 a 38 mm de alumínio.
Peso: vazio 11.360 kg; bruto 12.191 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 68/40/20 km/h; obstáculo vertical 0,70 metros; vala máxima 1,68 metros; vau máximo anfíbio; declive
máximo 60%; inclinação lateral máxima 20%.
Autonomia: 475 km com capacidade de depósito de 360 litros.
Armamento: 1x morteiro M30 de 10,7 cm com 88 munições (Alto Explosivo, Iluminação e Fósforo); 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm com 600 munições.
Outros Equipamentos: 1x periscópio M19 para o condutor.
DESENVOLVIMENTO
A viatura blindada M106 tem como base a viatura blindada de tranporte de pessoal M113,
com o morteiro instalado no compartimento dos passageiros e disparando para trás. Uma base de metal está guardada do lado esquerdo da viatura, permitindo o disparo do morteiro fora da viatura. A escotilha rectangular do transporte de pessoal foi substituida por uma circular permitindo mais espaço para o disparo. O disparo não pode ser efectuado nos 360º, existindo limites de 6,5 cm à esquerda e 7 cm à direita do centro. A elevação é realizada utilizado os mecanismos do morteiro e ultrapassa em 5º, para compensar o disparo em rampa. O morteiro M30 de 107 mm tinha a designação original de 4.2" mortar M30, mas foi renomeado quando o Exército dos Estados Unidos adoptou o sistema métrico.
O M106A1 era um M106 com a mesma planta motriz que o M113A1, e foi a base para o porta morteiro de 81 mm M125A1.
A capacidade de armazenamento para munição dimininui para 88 munições: 63 armazenadas do lado direito em estantes horizontais e 25 em estantes verticais do lado esquerdo em frente ao depósito de combustível. Os detonadores estão armazenados num compartimento por cima do depósito de combustível.
O M106A2 incorporou a suspensão melhorada e planta motriz do M113A2.
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestam serviço activo no Regimento de Cavalaria nº 4, nos 1º e 2º Batalhão de
Infantaria Mecanizado e Esquadrão de Reconhecimento da Brigada
Mecanizada.
Pelo
despacho 1484/2020 de 16 de janeiro foram abatidas para alienação por via
de desmilitarização, desmantelamento e recolha com destino a sucata dois carros.
MATRICULAS
MX-08-79 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-08-90 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-08-91 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-18-04 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-18-45 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-43-00 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-75-30 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-75-31 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-75-33 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-75-34 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
MX-92-00 - c/n - prev. s/n - o/c 1978 - wfu xxxx.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia.
ENTREGAS
(em construção).
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=M113+mortar*
FONTES
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (10) - Jornal do Exército - Janeiro 1983.
Ficha nº 49/VIAT do Exército Português.
http://afvdb.50megs.com/usa/107mmspmm106.html.
M106A1
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