Quantidade: 2 (dois).
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1977.
Data de abate: 1977.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Bravia - Sociedade Luso Brasileira de Viaturas e Equipamentos, S.A.R.L./Portugal.
Utilizador: Guarda Nacional Republicana.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1977.
Data de abate: 1977.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Bravia - Sociedade Luso Brasileira de Viaturas e Equipamentos, S.A.R.L./Portugal.
Tripulação: 3 + 5 (chefe de carro, condutor, apontador e cinco elementos).
Motor: 1x Perkins, a gasóleo, com 81 cv de potência às 2.800 rotações.
Dimensões: comprimento
4,98 metros; largura 1,93 metros; altura 2,42 metros; distância ao solo 0,21 metros.
Blindagem: chapa à prova de bala até cartuchos de 7,62 mm.
Peso: vazio 4.330 kg; bruto 4.855 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 80/60/48 km/h; obstáculo vertical 0,79 metros;
vau máximo 0,60 metros; vala máxima x,xx metros; declive máximo 70 %; inclinação lateral máxima
35 %.
Autonomia: 400 km com capacidade de depósito de 160 litros.
Armamento: 2x metralhadoras FN MAG de 7,62 mm com 1.000 munições; 1x metralhadora Browning M2HB de 12,7 mm e 1x metralhadora FN MAGde 7,62 mm; 1x lança-granadas de fumo de 6 cm.
Outros equipamentos: 1x farol alinhado com a metralhadora; 1x farolim de sinalização de
polícia; 1 x altifalante “PYE”; 1x amplificador de 50 watts; 1x sirene de
som contínuo.
DESENVOLVIMENTO
Nos anos de 1970, a BRAVIA-VM iniciou estudos para um projeto que desse resposta à necessidade da GNR para um novo blindado para missões de ordem pública. O projeto da BRAVIA, designado Comando Mk.III, parecia adequar-se às necessidades da força e, por isso, a firma mesmo não dispondo de um protótipo, inicia contactos para a sua venda.
DESENVOLVIMENTO
Nos anos de 1970, a BRAVIA-VM iniciou estudos para um projeto que desse resposta à necessidade da GNR para um novo blindado para missões de ordem pública. O projeto da BRAVIA, designado Comando Mk.III, parecia adequar-se às necessidades da força e, por isso, a firma mesmo não dispondo de um protótipo, inicia contactos para a sua venda.
A Comando Mk.III de 4,3 toneladas, foi desenhada pelos técnicos de Samora Correia usando alguns componentes mecânicos do camião de 1 tonelada BRAVIA Gazela 4x4.
A sua configuração é similar à de uma viatura tática: o motor na frente da viatura, o condutor sentado à esquerda e o comandante à direita; as tropas sentam-se em bancos rebatíveis nos três cantos do interior da viatura podendo sair pelas duas portas laterais da mesma; o atirador está instalado na plataforma da torre, situada sensivelmente no meio da viatura. A blindagem oferece proteção contra armas de calibre 7,62 mm e contra estilhaços. A torre operada manualmente, estava montada no centro e armada com duas metralhadoras de 7,62 mm ou 12,7 mm, com elevação de -15º e +60º e com rotação de 360º. Podia ser equipada com dispositivo lança granadas de fumos de 60 mm.
A sua configuração é similar à de uma viatura tática: o motor na frente da viatura, o condutor sentado à esquerda e o comandante à direita; as tropas sentam-se em bancos rebatíveis nos três cantos do interior da viatura podendo sair pelas duas portas laterais da mesma; o atirador está instalado na plataforma da torre, situada sensivelmente no meio da viatura. A blindagem oferece proteção contra armas de calibre 7,62 mm e contra estilhaços. A torre operada manualmente, estava montada no centro e armada com duas metralhadoras de 7,62 mm ou 12,7 mm, com elevação de -15º e +60º e com rotação de 360º. Podia ser equipada com dispositivo lança granadas de fumos de 60 mm.
No seu catalogo, o fabricante oferecia diferentes configurações entre motor a gasolina ou gasóleo, tracção 4x4 ou 4x2, instalação ou não de torre para armamento.
PERCURSO EM PORTUGAL
Foram produzidas duas viaturas, uma delas foi testada pela Guarda Nacional Republicana, que não a adoptou para o serviço activo.
Foi avaliada pelo 2º Esquadrão do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, tendo realizado cerca de 6 mil quilómetros sendo que as suas características estruturais e funcionais tinham se mostrado adequados às funções a que se destinariam.
Foi avaliada pelo 2º Esquadrão do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, tendo realizado cerca de 6 mil quilómetros sendo que as suas características estruturais e funcionais tinham se mostrado adequados às funções a que se destinariam.
A Associação Portuguesa de Automóveis Antigos possui um exemplar que recuperou, restaurou e colocou em exposição no Motor Clássico 2023.
MATRICULAS
GNR B-1 - o/c 1977 - wfu 1977 - restaurado pela APVM.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em cinzento, a matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do para-choques; na traseira estava do lado esquerdo.
O casco, pintado em cinzento, a matrícula com fundo preto e letras brancas, na frente, estava localizada a meio do para-choques; na traseira estava do lado esquerdo.
MODELISMO
Não existe modelo disponível no mercado.
FONTES
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março/Abril/Maio 1993.
COSTA, Luís - Jornal do Exército (Secção Modelismo) - Março/Abril/Maio 1993.
BRAVIA Comando Mk.III |
BRAVIA Comando Mk.III |
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