Quantidade: 3 (três).
Utilizador: Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Publica.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1938.
Data de abate: 1948.
Utilizador: Guarda Nacional Republicana e Policia de Segurança Publica.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1938.
Data de abate: 1948.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: Alvis-Straussler Ltd/Reino Unido.
Tripulação: 4 (chefe de carro, dois condutores e apontador).
Motor: 1x Alvis, a gasolina, com 122 hp de potência às 3.600 rotações .
Dimensões: comprimento 4,66 metros; largura 2,10 metros; altura 2,42 metros; distância ao solo 0,29 metros.
Blindagem: 4 a 13 mm de aço.
Peso: vazio 5.250 kg; bruto 6.120 kg.
Possibilidades: velocidade
(máxima/cruzeiro/TT) 96/53/20 km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 1,20 metros;
vala máxima 3,60x0,90 ou 0,90x0,45 metros; declive máximo 60 %; inclinação lateral máxima 30
%.
Autonomia: 643 km com capacidade de depósito de 260 litros.
Armamento: 1x metralhadora Colt-Browning M30 de 12,7 mm com 500 munições (torre); 1x metralhadora Vickers M26 de 7,92 mm com 2.000 munições (casco); 6x bombas de fumo e 20 granadas de mão.
Outros Equipamentos: sem informação.
DESENVOLVIMENTO
o engenheiro Nicholas Straussler era de origem húngara e tentou criar várias viaturas blindadas com base em chassis Mannfred-Weiss cuja fábrica situava-se em Csepel na Hungria, a quem recorria para o fornecimento de chassis e por vezes até para a montagem de veículos, mas as suas primeiras experiências com autometralhadoras, a AC1 e a AC2, não interessaram os militares, apesar da AC2 ter mostrado bom desempenho em testes feitos em Inglaterra. Em 1936 a firma de Straussler fundiu-se com a Alvis britânica, resultando na Alvis-Straussler. Straussler foi contactado pelas autoridades coloniais holandesas para criar uma autometralhadora, o que levou a Alvis-Straussler a desenhar o AC3.
A concepção e construção do carro blindado Alvis-Straussler, abrangeu muitas particularidades patenteadas, as quais permitiam o seu emprego eficiente, nas várias situações de combate, isto é, como apoio aos carros de assalto ligeiros de classe média; como unidade de reabastecimento; para cobertura de acções; para escaramuças; para reconhecimento a grandes distância; perseguição a forças inimigas; para retardar o avanço inimigo e para "raids".
Devido à sua construção especial e notaveis possibilidades poderá ter um maior numero de empregos e muito mais utilidade no campo, do que o carro ligeiro de assalto.
PERCURSO EM PORTUGAL
A sociedade
Foram atribuídas à Guarda Nacional Republicana, tendo servido no Batalhão nº 4 (Porto) e posteriormente à Policia de Segurança Publica (?).
MATRICULAS
PSP-1 - o/c 1938 - wfu 1948 - para sucata.
PSP-2 - o/c 1938 - wfu 1948 - para sucata.
PSP-3 - o/c 1938 - wfu 1948 - para sucata.
ESQUEMA DE PINTURA
O casco em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco. (?)
MODELISMO
https://www.scalemates.com/kits/modelismonp-nr-alvis-strausler-ac3d--1372268
FONTES
COUTINHO, Pereira - Exército Português: Autometralhadoras - Revista da Cavalaria - Janeiro 2012.GONÇALVES, Manuel - A mecanização dos exércitos no período entre Guerras (1919-1939): a evolução dos veículos blindados com rodas - Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - 2019.
Arquivo Histórico Militar.
AC3D |
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