Quantidade: 8 (TP1); 4 (TP2); 4 (TP4).
Utilizador: Exercito Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 2016/2018.
Data de abate: activo.
DADOS TÉCNICOS (MV850)
Construtor: Polaris/Estados Unidos da América.
Tripulação: 1 (condutor).
Motor: 1x 850cc, a gasolina, com 77 hp de potência às x.xxx rotações.
Dimensões:
comprimento 2,42 metros; largura 1,20 metros; altura 1,52 metros; distância ao
solo 0,28 metros
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 445 kg; bruto 830 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/estrada/TT) 80/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx metros; vau máximo 0,xx metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima xx %; inclinação lateral
máxima xx %.
Autonomia: 200
km com capacidade de depósito de 20 litros.
Armamento: depende da missão.
Capacidade de carga: estrada 386 kg; reboque (estrada/TT) 680 kg.
Outros equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
A TP1 SOF (Polaris 1), baseada na Polaris MV850, é uma plataforma altamente móvel e projetável, melhorada para as tarefas militares. Está
desenhada para suportar bastante peso em terreno acidentado e durante
mais distância do que os modelos comerciais. O seu chassi é altamente
robusto permitindo que a viatura sofra bastante, como é típico em
situações táticas complexas. A sua configuração é modular podendo ser
configurável com grande tipologia de material através da colocação de
redes na frente ou na retaguarda da viatura, dependo da missão a
desempenhar.
O armamento é transportado pelo
condutor em suportes, para cumprir as suas missões os militares dependem
da surpresa e da velocidade para a sobrevivência.
A TP2 SOF MRZR 2 (Polaris 2), é uma plataforma altamente móvel e projetável baseada numa viatura Side by Side melhorada para as tarefas militares. O
seu desenho modular permite que seja configurável rapidamente, podendo
ser equipada com pneus extra ou mais combustível para missões mais
longas ou com assentos extra para levar mais militares para missões mais
curtas, e é facilmente colocado em aeronaves rebatendo a sua roll-bar.
Esta viatura foi construída para transportar bastante peso em terreno
acidentado, durante maior distância do que os modelos comerciais e sem a
manutenção normalmente exigida por eles.
Tem um reparo para
metralhadora no lugar do chefe de viatura permitindo que seja feito tiro
em andamento ou numa posição estática.
A TP4 SOF MRZR 4 (Polaris 4), é uma plataforma altamente móvel e projetável baseada numa viatura Side by Side melhorada para as tarefas militares. É
uma versão mais longa da MRZR 2 possuindo as mesmas caraterísticas, os
mesmos pneus e motor, facilitando em muito a cadeia logística em
operações. Pelas suas dimensões tem uma maior capacidade de carga, mas é
sobretudo no número de militares que se distingue, pois, a zona da
carga é semelhante à MRZR 2. As suas capacidades todos os terrenos são
extremamente elevados, tem um baixo peso para uma viatura que transporta
4 militares, tem uma altura ao solo que lhe permite vencer obstáculos
difíceis, possui um macaco manual Hi Lift e um guincho. Está também
preparada para o transporte em aeronaves possuindo vários locais para a
ancoragem e a roll-bar é rapidamente rebatível.
Pode ser equipada com um
reparo para metralhadora em várias posições da viatura permitindo que
seja feito tiro em andamento ou numa posição estática.PERCURSO EM PORTUGAL
Em Fevereiro de 2017, o Exército assinou um contrato com a CORPDEFENSE NGTT, Lda para a compra de 7 (sete) TP1 e 2 (dois) TP2 SOF destinados ao Centro de Tropas de Operações Especiais sendo firmado um segundo contrato, em Outubro de 2018, visando a aquisição de 1 (uma) TP1, 2 (dois) TP2 e 4 (quatro) TP4 SOF, destinados à mesma unidade.
MATRICULAS
o/c - on charge
w/o - write off
wfu - withdrawn from use
ESQUEMA DE PINTURA
O
casco e o rodado pintado a beige, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=MV-850*
FONTES
https://military.polaris.com/en-us/sportsman-mv-850/
https://military.polaris.com/en-us/mrzr-d2-military-tan/specs/
https://exercito.pt
Revista Warriors nº 23 - Abril 2018 - Associação de colecionadores e atiradores do Oeste.
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