Quantidade: 578 (quinhentos e setenta e oito).
Utilizador: Exército Português; Guarda Nacional Republicana; Força Aérea Portuguesa.
Comissões: Angola (xxxx-xxx); Bósnia (xxxx-xxxx).
Entrada ao serviço: 1980.
Ano de abate: 2019.
DADOS TÉCNICOS
Construtor: UMM - União Metalo-Mecânica, Lda/Portugal.
Tripulação: 1+6 (condutor mais seis elementos).
Motor: 1x Peugeot XDP 4/90, a gasóleo, com 62 cv de potência às 4.500 rpm.
Dimensões: comprimento 3,85 metros; largura 1,57 metros; altura 2,03 metros; distância ao solo 0,23 metros.
Blindagem: n/a.
Peso: vazio 1.500 kg; bruto 3.300 kg.
Desempenho:
velocidade (máxima/cruzeiro/TT) xx/xx/xx km/h; obstáculo vertical x,xx
metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima x,xx metros; rampa máxima 90 %;
inclinação lateral máxima 22 %.
Autonomia: 700 km com depósito de 70 litros.
Armamento: ver texto.
Capacidade de carga: 1.110 kg em estrada; 750 kg em todo o terreno.
Outros equipamentos: n/a.
DESENVOLVIMENTO
A viatura U.M.M. Cournil/Alter, foi fabricada na década de setenta, em Mem Martins. Na década de oitenta, a UMM apresenta um novo modelo, o "Alter", mais comprido,
e mais alto, ganhando linhas simples e rectilíneas, que o distinguem do
anterior "Cournil", surgindo mais tarde novas versões do "Alter" com
significativas melhorias na suspensão, uma nova caixa de transferência e
de velocidade, direcção assistida, entre outros progressos.
A viatura U.M.M. Cournil/Alter demonstrou ser muito versátil, tendo sido adaptado a várias versões tácticas e de apoio logístico, nomeadamente porta-canhão,
transporte e lançamento de misseis antiaéreos e anticarro, transportes gerais,
ambulância, combate a incêndios e pronto socorro,
por forma a integrarem as inúmeras missões ao serviço do Exército em
Território Nacional e nos diversos países em que Portugal participou nas
operações de apoio à paz.
Podia ser lançado com alguma facilidade de paraquedas pelo C-130.
PERCURSO EM PORTUGAL
EXÉRCITO PORTUGUÊS
Os
militares portugueses foram dos primeiros a receber os jipes UMM
Cournill. Em Novembro de 1977, um Cournill é enviado, por um período de
dois anos, para testes no Campo Militar de Santa Margarida. No ano
seguinte, o Exército português abre um concurso público para a aquisição
de veículos táticos ligeiros e a UMM apresenta a proposta com valor
mais baixo: são-lhe adjudicadas 245 viaturas Cournill, vinte dos quais na
versão com canhão sem recuo de 106 mm.
Os dois primeiros prototipos do Exército são entregues em Fevereiro de 1979 e os testes ajudam a melhorar o modelo militar. Em Agosto de 1980, começam as entregas da primeira encomenda. Seguem-se mais duas adjudicações, em 1980 e 1981, num total de 333 viaturas.
Esta viatura prestou serviço em quase todas as unidades do exército português.
O Museu Militar de Elvas, possui um exemplar UMM Cournill (MME50028), Cournil Pronto-Socorro (MME50033), Cournil Combate a Incêndios (MME50034) no seu acervo.
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
Em Fevereiro de 1978, a
GNR testa um Cournil com resultados satisfatórios e adquire logo um
grande número de viaturas, através de quatro concursos públicos, em 1978 e
1979.
Por volta de 1981, a Guarda Fiscal adquire meia centena, através de dois concursos publicos.
FORÇA AÉREA PORTUGUESA
Os pára-quedistas haviam recebido a partir da sua compra em 1980, mais de 150 UMM “Cournil” que foram distribuídos não só para funções administrativas, mas sobretudo operacionais nas unidades da então existente Brigada de Pára-quedistas Ligeira (BRIPARAS) do Corpo de Tropas Pára-quedistas da Força Aérea.
A viatura era muito básica, e estamos a falar das primeiras que foram desde logo testadas em condições bem duras nos exercícios que a BRIPARAS fazia por todo o país, nomeadamente os da série “Júpiter” e com algumas modificações que foram sugeridas ao fabricante entrou ao serviço activo. Mais tarde os pára-quedistas também receberam os UMM “Alter II”, mas em menor quantidade e os UMM “Cournil” continuaram em uso. Alguns foram equipados com armamento (Browning 12,7mm, LGA Mk. 19, metralhadoras MG 42/54, míssil anticarro MILAN, reboque de transporte de morteiro 81 mm) sendo outros adaptados para auto-macas ou ambulâncias e um ou outro dotado de capota metálica para utilização administrativa.
MATRICULAS
ME-95-32 - o/c 1979 - wfu 2006 - para sucata.
MX-00-59 - o/c 1979 - wfu 2006 - para Museu Militar de Elvas.
MX-01-51 (OPSAS) - o/c 1979 - wfu 2006 - para Museu Militar de Elvas.
MX-20-07 (Auto Maca) - o/c 1979 - wfu 2006 -
MX-20-15 (Auto Maca) - o/c 1979 - wfu 2006 -
MX-21-57 - o/c 1979 - wfu 2006 - para Museu Militar de Elvas.
MX-86-34 - o/c 1979 - wfu 2006 -
MX-87-06 (CSR) - o/c 1979 - wfu 2006 - para Museu Militar Ilha S. Miguel, Açores.
GNR J-241 - o/c 1979 - wfu 2006 - para sucata.
GNR J-288 - o/c 1979 - wfu 2006 - para sucata.
GNR J-909 - o/c 1979 - wfu 2006 - para sucata.
AM-94-95 - o/c 1980 - wfu 2006 - para sucata.
VERSÕES
Auto TG 0,5 ton. TP7 UMM Cornill D 4x4 mA/1979-82-83 (Ficha do Exército);
Auto Maca 2M UMM Cournill D 4x4 m/1983;Auto TG 0,75 ton. UMM Cornill D 4x4 m/1983-88 Porta Canhão 10,6;
Auto Socorro UMM Cournill D 4x4 m/1985;
Auto Porta Misseís MILAN UMM Cournill D 4x4 m/1982-87;
MODELISMO
https://www.facebook.com/165257316835332/posts/3740066976020997/*
FONTE
Ficha do Exército.
Jornal do Exército.
https://www.operacional.pt/%C2%ABumm-recon%C2%BB-o-ultimo-rugido-do-%E2%80%9Ccournil%E2%80%9D-militar/.
MONTEIRO, Pedro Manuel - Berliet, Chaimite e UMM - Contra a Corrente - 2018.
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