terça-feira, 14 de agosto de 2018

Auto Blindado 4,8 ton. 6 cm Eland Mk.4 4x4 m/1972

Quantidade: 46 (quarenta e seis) Mk.4; 4 (quatro) Mk.5.
Utilizador: Exército Português.
Comissões: Angola (1972-1975), Moçambique (1972-1975).
Entrada ao serviço: 1972.
Data de abate: 1980.

DADOS TÉCNICOS
Construtor: Reumech OMC/Republica da África do Sul.
Tripulação: 3 (chefe de carro, condutor e apontador).
Motor: 1x Opel, a gasolina, com 103 cv de potência às x.xxx rotações.
Dimensões: comprimento 4,15 metros; largura 1,97 metros; altura 2,07 metros; distância ao solo 0,33 metros.
Blindagem: 10 a 40 mm de aço. 
Peso: vazio 4.100 kg; combate 4.800 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 92/40/20 km/h; obstáculo vertical: 0,30 metros; vala máxima 1,80 metros; vau máximo 1,10 metros;  declive máximo 60%; inclinação lateral máxima 30%.
Autonomia: 600 km com capacidade de depósito de 156 litros.
Armamento: 1x morteiro de 6 cm com 53 munições; 2x metralhadoras MAC34 de 7,62 mm com xxx munições (primeiros modelos); 1x metralhadora Browning M1919A4 de 7,62 mm com xxx munições (últimos modelos).
Outros Equipamentos: 1x posto de rádio E/R C-42 e intercomunicação.

DESENVOLVIMENTO
O blindado Eland mais não é do que uma Panhard AML, adaptada para o serviço da Republica da África do Sul. A produção da versão Mk. 1 começou em 1962, desde essa altura o blindado tem vindo a ser actualizado. O Mk. 2 a Mk. 4 tinham travões, sistema de combustível e embraiagem melhorados, o Mk. 5 (1972) introduziu um motor a gasóleo sul-africano, com suspensão e pneus mais adaptados ao terreno sul-africano. O modelo mais recente Mk. 7 (1979), apresentava um motor turbo-diesel comercial, reduzindo o problema de compra de sobresselentes, funcionava em modo 4x4 permanente e podia ser armado com uma peça de 90 mm ou morteiro de 60 mm.

PERCURSO EM PORTUGAL
Este material foi cedido pela RAS, em Fevereiro de 1968, através da operação "SCAPULA", sendo que na metrópole, prestaram serviço na Escola Pratica de Cavalaria. 
Durante a Guerra do Ultramar, prestou serviço nos Esquadrões e Pelotões de Reconhecimento AML, especialmente vocacionados para a protecção de colunas logísticas, em Angola (14 viaturas), no Grupo de Cavalaria n.º 1, na Guiné (00 viaturas), nos Esquadrões de Reconhecimento 2454, 2641 e  Pelotões de Reconhecimento AML 1143, 2024, em Moçambique (32 viaturas), no Esquadrão de Cavalaria n.º 1, situado em Macomia.
Estas viaturas foram gradualmente retiradas de serviço nos anos 80, tendo sido utilizadas, em unidades de instrução até ao fim dos anos 90.
 
MATRICULA  
MX-60-12 - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu Militar de Elvas.
MX-61-43 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-61-44 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-62-76 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-62-77 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-62-78 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-62-80 - o/c xxxx - wfu xxxx - para Museu de Cavalaria/Elvas.
MX-62-81 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.
MX-72-74 - o/c xxxx - wfu xxxx - devolvida/sucata.

ENTREGAS  
(em construção).
 
VERSÕES
Auto Blindado 4,8 ton. 6 cm Eland Mk.5 4x4 m/xxxx
 
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.

MODELISMO
https://www.scalemates.com/search-solr.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=Panhard+AML+a*
 
FONTE
COUTINHO, Pereira - Exército Português - Auto-Metralhadoras (2ª Parte) - Revista da Cavalaria - Maio – Agosto de 2012.
 

Eland Mk.4

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