Utilizador: Exército Português.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1931.
Data de abate: 1941.
Comissões: n/a.
Entrada ao serviço: 1931.
Data de abate: 1941.
DADOS TÉCNICOS
País de origem: Reino Unido (Carden-Loyd).
Tripulação: 2 (chefe de carro e condutor).
Motor: 1x Ford modelo T, a gasolina, com 22,5 hp de potência às x.xxx rotações.
Dimensões: comprimento 2,47 metros; largura 1,68 metros; altura 1,22 metros; distância ao solo 0,41 metros.
Blindagem: 6 a 9 mm de aço.
Peso: vazio 1.400 kg; bruto 2.000 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 45/35/25 km/h; obstáculo vertical 0,30 metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima 1,22 metros; rampa máxima 40 %; inclinação lateral máxima 20 %.
País de origem: Reino Unido (Carden-Loyd).
Tripulação: 2 (chefe de carro e condutor).
Motor: 1x Ford modelo T, a gasolina, com 22,5 hp de potência às x.xxx rotações.
Dimensões: comprimento 2,47 metros; largura 1,68 metros; altura 1,22 metros; distância ao solo 0,41 metros.
Blindagem: 6 a 9 mm de aço.
Peso: vazio 1.400 kg; bruto 2.000 kg.
Possibilidades: velocidade (máxima/cruzeiro/TT) 45/35/25 km/h; obstáculo vertical 0,30 metros; vau máximo 0,50 metros; vala máxima 1,22 metros; rampa máxima 40 %; inclinação lateral máxima 20 %.
Autonomia: 160 km com capacidade de depósito de 32 litros.
Armamento: 1x metralhadora Vickers de 0.303" (7,7 mm) com 1.000 munições.
Outros Equipamentos: n/a.
Armamento: 1x metralhadora Vickers de 0.303" (7,7 mm) com 1.000 munições.
Outros Equipamentos: n/a.
Histórico: entrou ao serviço no Exército Britânico em 1927. Usado por Portugal.
DESENVOLVIMENTO
Estes carros da Carden Loyd representaram uma série de projectos britânicos anteriores à Segunda Guerra Mundial, dos quais o mais bem sucedido foi o Mk. VI, a única versão construída em números significativos. Tornou-se um projecto clássico de carro de combate em todo o mundo, foi fabricado sob licença por vários países.
Estas viaturas entraram, pela primeira vez, em combate, na Guerra do Grande Chaco, que opôs a Bolívia ao Paraguai entre 1932 e 1935, foram igualmente utilizadas pelos italianos na Abissínia e na Guerra Civil de Espanha.
Foram dotadas com metralhadoras ou morteiros, utilizados com carros de observação ou transporte, e serviram como transporte de canhões anticarro.
PERCURSO EM PORTUGAL
Prestaram serviço na Escola Práctica de Infantaria.
MATRICULAS
(em construção).
ENTREGAS
(em construção).
ESQUEMA DE PINTURA
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
O casco, pintado em verde-azeitona ou verde-artilharia, fosco.
MODELISMO
https://www.scalemates.com/search.php?fkSECTION%5B%5D=All&q=carden-loyd+cv29
FONTES
MAIA, Salgueiro - Anotações para a história dos blindados em Portugal - (2) - Jornal do Exército - Maio de 1982.Carden Loyd |
Carden Loyd |
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