EXÉRCITO
- Chapas de formato e cores normais com as sequências MG-XX-XX, ME-XX-XX e MX-XX-XX, reservadas aos veículos do Exército Português - na maioria das viaturas tácticas do Exército são aplicadas ainda matrículas de fundo preto com letras brancas.
- As viaturas do Exército Português, utilizam as seguintes cores (Portaria 23091/1967 de 27/12):
- Preto (RAL 9011)
- Automóveis ligeiros, não operacionais, de transporte de pessoal atribuídas a determinadas entidades para serviço de direcção, inspecção, comando, chefia ou representação.
- Verde azeitona (RAL 6006 - Fosco)
- As restantes.
- Podem, no entanto, se for julgado conveniente, tendo em vista a respectiva utilização, ser pintadas de cor verde regulamentar, algumas das viaturas referidas no paragrafo anterior.
- As viaturas operacionais poderão ainda conservar o tipo de mascaramento que estiver determinado.
- Em lugar bem visível de cada viatura, excepto nas viaturas abrangidas pelo paragrafo 1, deve indicar-se, com letras brancas, a velocidade máxima que a mesma se pode deslocar em trânsito livre nas estradas e nas localidades.
- Colocado nas portas laterais, o símbolo da U/E/O a que pertencem.
ARMADA
- As matriculas militares são constituídas por um grupo de duas letras - AP - seguidas de dois grupos de dois algarismos, separados por traços horizontais de acordo com as características estabelecidas pela legislação em vigor;
- Preto (RAL 9011)
- Automóveis ligeiros de passageiros até cinco lugares.
- Auto Fúnebres.
- Azul (RAL 5011)
- Automóveis ligeiros de passageiros ou mistos com lotação superior ou igual a cinco lugares.
- Automóveis pesados de passageiros.
- Automóveis de mercadorias, ligeiros ou pesados.
- Ambulâncias.
- As viaturas tácticas, especiais e as administrativas de serviços gerais utilizam um dístico circular de cor amarela com letras pretas, na frente e na traseira, com a identificação da U/E/O a que estão atribuídas e nas portas laterais, a inscrição "MARINHA".
FORÇA AÉREA
- As matriculas militares são constituídas por um grupo de duas letras - AM - seguidas de dois grupos de dois algarismos, separados por traços horizontais de acordo com as características estabelecidas pela legislação em vigor;
- As viaturas da Força Aérea Portuguesa, utilizam as seguintes cores (RFA 422-1 (A)):
- Preto (RAL 9011)
- Automóveis ligeiros de passageiros até cinco lugares.
- Auto Fúnebres.
- Azul (RAL 5010)
- Automóveis ligeiros de passageiros ou mistos com lotação superior ou igual a cinco lugares.
- Automóveis pesados de passageiros.
- Automóveis de mercadorias, ligeiros ou pesados.
- Ambulâncias (não tácticas).
- Verde azeitona (RAL 6006 - Fosco)
- Todas as viaturas tácticas, incluindo ambulâncias todo-o-terreno.
- Todas as viaturas especiais, excluindo auto fúnebres, ambulâncias não tácticas e as viaturas de combate a incêndios em aeronaves, que obedecerem a requisitos de legislação internacional.
- As viaturas tácticas, especiais e as administrativas de serviços gerais utilizam um dístico circular de cor amarela com letras pretas, na frente e na traseira, com a identificação da U/E/O a que estão atribuídas.
- As viaturas administrativas de serviços gerais, sempre que aplicável, e sem prejuízo da função para a qual se destinam, são identificadas por dísticos , conforme disposto na legislação em vigor, nomeadamente na Portaria 383/2009 de 12 de Março. Esta identificação não pode ser utilizada em sobreposição à referida no parágrafo anterior.
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
- Chapas de formato e cores normais com as sequências GNR x-00, GNR x-000 e GNR x-0000, reservadas aos veículos da Guarda Nacional Republicana, em que o x representa uma letra identificadora do tipo ou função do veículo:
C: Pesado de Transportes Gerais;
E: Função Especial;
F: Brigada Fiscal (todos os tipos e funções);
G: Ligeiro de Transportes Gerais;
J: Todo-o-Terreno;
L: Ligeiro de Passageiros;
M: Motociclo ou Ciclomotor;
P: Pesado de Passageiros;
T: Brigada de Trânsito (todos os tipos e funções).
Sem comentários:
Enviar um comentário